Top 3 comidas típicas que você tem que experimentar no Porto

1
4168

Viajar para o Porto é uma ótima oportunidade para experimentar vários pratos típicos da região Norte de Portugal. Os portuenses são orgulhosos da sua gastronomia e como bons anfitriões vão fazer de tudo para que você tenha uma experiência agradável em todos os sentidos.

Gisele e Priscila No porto

As opções de comidas típicas no Porto são muitas e uma viagem é pouco tempo para experimentar tudo. Por isso fiz aqui uma lista dos meu pratos favoritos para te ajudar nessa difícil tarefa de escolher apenas alguns pratos típicos para experimentar no Porto.

A lista é curta mas eficiente! Se você experimentar todos esses com certeza vai sair com as melhores impressões da gastronomia portuguesa! Confia na mineira aqui, que morou 4 anos no Porto. 😀

Sangria no Porto ed

1- Francesinha

Sem dúvida esse é o prato típico mais famoso do Porto. É um sanduíche? Sim! É super calórico? É!  Devo experimentar mesmo assim? Com certeza! A francesinha é o clássico da gastronomia portuense e é provavelmente o sanduíche mais incrível que você vai experimentar na vida.

Francesinha Porto Portugal - 1

O prato é servido com um molho, que vem para mesa super quente derretendo uma camada gigante de queijo no topo das enormes camadas de salsicha, presunto e bife. Hummm! Essa da foto é a francesinha do Café Santiago no Porto, minha preferida na cidade. E claro, sempre acompanhada com um fino (chopp) geladíssimo!

Francesinha Café Santiago

O grande segredo da francesinha está no molho, que é feito com cerveja e vinho do porto, e muitos restaurantes fazem questão de guardar a receita à 7 chaves.

Fato é que a francesinha é um prato típico para se  comer rezando… Já falei que viajante não faz dieta durante as viagens! 😀 Essas miniaturas fofas de francesinha foram servidas no jantar de despedida do IIEEBB oferecido pelo  Hotel NH Collection Porto Batalha aos blogueiros de viagem que participaram do evento.

Francesinha

2- Frutos do Mar

Pela proximidade com o Oceano Atlântico, o Porto oferece uma grande variedade de pratos frutos do mar. Mesmo quevocê nunca tenha experimentado essas iguarias nessa cidade você deve provar. Eu por exemplo, antes de mudar para Portugal só conhecia camarão (rs). Mas depois que comi essas delícias, vicei e até hoje amo!

Na foto temos uma sapateira recheada, que é um jeito bem portuense de servir carangueijo, Tem também ameijoas à bolhão pato, um dos meus favoritos. No Brasil as ameijoas são conhecidas como vongole. Essa receita típica é de vongoles com molho de azeite, coentro, alho e vinho branco. Ma-ra!!! Esse prato da foto é do restaurante Os Lusíadas.

Restaurante Os Lusíadas - Foto por: Agenda Berlim
Restaurante Os Lusíadas – Foto por: Agenda Berlim

Outro bichinho do mar que eu me apaixonei foram os mexilhões. Muita gente julga pela cara mas se perderem esse “preconceito” e experimentar a chance de apreciar o sabor é alta! 😉

Mexilhoes - Restaurante Fish Fixe Porto

3- Bacalhau

Existe uma variedade enorme de receitas de bacalhau por isso aproveite sua viagem para descobrir o seu favorito. Bacalhau à Gomes Sá, à Brás, punhetas de bacalhau, Opa! Não pense besteira! Trata-se de uma salada (rs). Bacalhau a Zé do Pipo, Bacalhau à Largareiro…

São tantas opções que eu nem me lembro de todos os nomes e provavelmente mesmo tendo morado no Porto por 4 anos não devo ter provado todos.

Na foto as deliciosas pataniscas de bacalhau servidas com um inesquecível arroz de tomate no Restaurante Tascö do Porto.

Arroz de Tomate do Restaurante Tasco

O bacalhau com crosta de broa servido com grelos e batatas a murro foi um dos mais suculentos pratos de bacalhau que eu já provei na vida. Esse prato de dar água na boca só de lembrar é servido no restaurante Barão de Fladgate, que fica localizado na Cave Taylor’s em Gaia, do outro lado da Ponte D. Luis.

Nós visitamos o restaurante Barão de Fladgate durante o II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros no Porto promovido pela Associação de Turismo do Porto e pela Rita Branco do Blog O Porto Encanta.

Bacalhau Porto Portugal

Agora me conta, qual o seu prato típico favorito ?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

1 COMMENT

Deixe seu comentário