8 coisas que aprendi no IIEEBB

3
335
Nós na selfie da Susana :P

Sabe aquela vontade de sair correndo e abraçar todo mundo, e mais… aquela vontade de mudar o mundo? Às vezes basta uma música, um filme, uma imagem, uma conversa para despertar essa vontade. O II Encontro Europeu de Blogs Brasileiros, ou IIEEBB, despertou tudo isso e muito mais!

Abraçooo na nossa mini viajante <3
Abraçooo na nossa mini viajante <3 Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Durante um final de semana, 12 e 13 de Novembro de 2015, estávamos todos juntos no Porto, conversando, interagindo, aprendendo e fazendo aquilo que a gente mais gosta: viajar. Até para mim, que já morei na cidade, estar no Porto dessa vez foi muito mais especial. Fui de mala vazia e voltei com ela, a mente e o coração lotados de coisas que aprendi.

O IIEEBB tinha uma participação limitada, somente 43 bloggers puderam participar do evento. Mas além dessa seleção VIP, o time de palestrantes também foi escolhido a dedo. No total foram 6 blogueiros que vieram compartilhar suas experiências e nos motivar a trabalhar ainda mais nos nossos blogs de viagens.

8 coisas que aprendi no IIEEBB

1. Vivemos de emoções

Se tem um  sentimento que move a vida de um blogger ele se chama emoção. Cada palavra que compõe um artigo tem o objetivo de emocionar quem lê. Para mim as viagens não são guiadas apenas pelo roteiro que crio, são guiadas pelo sentimento. É o sabor de uma comida típica, um show que encheu meus olhos de lágrimas, um monumento que me surpreendeu, histórias que levantaram os pelos dos meus braços, o medo e a alegria de cada descoberta…

Me emociono todas às vezes que vou comer francesinha. Agora... uma mini francesinha é para morrer de emoção, neh?
Me emociono todas às vezes que vou comer francesinha. Agora… uma mini francesinha é para morrer de emoção, neh?

Ah são tantas as emoções! E no IIEEBB esse sentimento esteve presente em vários momentos:

– O vídeo que fizemos em conjunto para parabenizar todo o empenho e dedicação da blogueira fantástica Rita Branco do O Porto Encanta. Parabéns! A organização do evento foi impecável  e um super parabéns também para a Associação de Turismo do Porto, patrocinadora oficial do evento!

Confesso! A gente queria ver a Rita chorar rsrsr Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Confesso! A gente queria ver a Rita chorar rsrsr Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

– Mas não foi só a Rita, nós também fomos homenageados. A Dilene, leitora de vários blogs, fez um vídeo super lindo contanto como os blogs de viagens são importantes para ela e como a gente a leva viajar todos os dias para diferentes destinos da Europa. Muito amor por você Dilene! <3

– E quando a Tuna de Medicina apareceu no almoço de domingo no restaurante Barão Fladgate… A Gi não aguentou de emoção e derrubou as lágrimas ao reviver os tempos acadêmicos na cidade do Porto. Até eu chorei rsrs… E acho que mais gente também chorou, neh Daniel? 😛

Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

– E ver pela primeira vez aqueles blogueiros que há anos você conhece apenas no mundo da blogsfera? Ameiiii desvirtualizar gente!

Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Não há como esconder. Vivemos de emoções e amamos transmiti-las para todos vocês!

2 – O lado humano da blogsfera

Se tem algo que nunca falha nas minhas pesquisas de viagens é a procura por blogueiros que residem na cidade de destino. Simplesmente adoro dedicar uma parte do meu roteiro para interagir com um blogger local, e se der, para conhecer a cidade acompanhada por eles, melhor ainda!

Eu e a minha best blogger de moda Luli do Trend Tips divando na zona de Belem em Lisboa :P
Eu e a minha best blogger de moda Luli do Trend Tips divando na zona de Belem em Lisboa 😛

Viajar pelo Porto, desvirtualizar e aprender um com os outros eram os convites do IIEEBB. Dentro desta temática, a palestra da Cristina Rosa do Sol de Barcelona veio reforçar pontos importantes do profissionalismo dos blogs e também de como é possível formar uma comunidade de blogueiros.

Há diversos blogs que falam de viagens pela Europa. Acabamos, muitas vezes por falar das mesmas coisas, mas todas elas possuem uma perspectiva diferente. Afinal, cada blogger tem um modo peculiar de viajar, pensar e ver as coisas.

A prova disso são as centenas de posts que os 43 bloggers produziram relacionados ao IIEEBB e ao Porto. Embora a temática seja a mesma, cada um deles tem um “tchan” diferente. Acredite!

Passeio de barco a convite da Douro Azul :) Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Passeio de barco a convite da Douro Azul 🙂 Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Não é a toa que Rita Branco vive dizendo “Somos feitos de pessoas e não de números”. Essa é a nossa essência!

3. Viver de blog

viajarpelaeuropa_porto_IIEEBB8
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Daniel Duclos, autor do Blog Ducs Amsterdam veio responder a questão  “É possível viver de blog?” Sim! Não! Talvez?… Pode ser que sim!… Ducs não veio trazer a fórmula mágica e sim dizer tudo o que ele testou.

Digamos que dar vida a um blog é como ter uma receita de bolo que necessita constantemente ser alterada e implementada. Oh – até rimou (rs). E essa é a verdade! Antes de nos questionarmos se é possível viver de blog, devemos nos questionar se queremos viver de blog e o que estamos dispostos a fazer para viver de blog. Por exemplo:

– Você trocaria um jantar ou uma festa com um grupo de amigos para escrever um artigo?

– Você prefere dormir ou entrar madrugada a dentro escrevendo, editando fotos e vídeos?

– Quantas horas por dia trabalhará no blog?

– O que é prioridade na sua vida?

– Como é que você quer ver o seu blog daqui um, cinco ou 10 anos?

4. Blogger como profissão

Parece self, mas é vídeo para o Snapchat viajarpelaeuropa - segue lá :P Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Parece self, mas é vídeo para o Snapchat viajarpelaeuropa – segue lá 😛 Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

A profissionalização de blogs é assunto sério! A Rita Branco costuma dizer “Parece férias, mas é trabalho” e mesmo assim há quem duvide. Que feio! (haha). Enquanto levantamos a ideia de estar de “férias” estamos atentos nos mínimos detalhes que possamos fazer a diferença na vida de outras pessoas, estamos também a procura de algo especial e que seja sensacional contar para vocês. Estamos a espera de nos encantar com o recepcionista que nos recebe numa hospedagem, com o sabor do que vão nos servir ao almoço, da história que aquele lugar conta e de todos os elementos culturais que possam nos emocionar. O trabalho de blogger é “non stop” e tem um valor ainda maior porque é feito com emoção!

Eu e a Gi sonhando com a próxima matéria do blog :P Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Eu e a Gi sonhando com a próxima matéria do blog 😛 Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

5. Qual é o plano para o seu blog?

“Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.” Mestre Arievlis.

Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Quem lê os meus posts já deve ter percebido que eu tenho manias de organização e limpeza e que adoro criar listas para tudo. Eu sempre tenho um plano, mesmo que ele não se concretize eu já tenho outro e mais outro… e assim segue a lista. Não é a toa que me identifiquei com as falas da palestra da Susana Ribeiro, autora do blog Viaje Comigo. Ela veio tocar no coração dos blogueiros e compartilhar diversos acontecimentos importantes da sua trajetória profissional e principalmente tudo o que ela arriscou para sair de um escritório e se aventurar viajando como freelancer.

Nós no self da Susana :P
Nós no self da Susana 😛 Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Tudo o que ela disse me inspirou tanto, mas tanto que faço questão de compartilhar algumas frases que, certamente, irão influenciar nos planos do Viajar pela Europa e porque não o de vocês, quer seja para quem tem um blog, um projeto em particular ou para a vida!

 “Se o Plano B não der certo. Não tem problema o alfabeto tem 26 letras”.

“Porque ficamos num emprego que nao gostamos?”

“Quantos passos preciso dar até dar um salto alto?”

“Taj Mahal: muda-te”

“Tem certeza? Não. Mas vou fazer”

 “O que vai ganhar e o que vai perder?”

“Se esperarmos pelas condições perfeitas nunca vamos fazer nada”

6. Turismo criativo é tendência de viagens

Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

A Elena Paschinger, autora do Creative Elena nos contou sobre as suas experiências de viagens criativas e aprofundou o tema a respeito da tedência turismo criativo – que é considerado como uma nova geração de turismo, que implica a participação dos viajantes em atividades criativas, com a população local.

Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

Entretanto, o turismo criativo não é para qualquer tipo de viajante. Ele atrai mais as pessoas que têm interesse pelas especificidades e setores concretos dos locais de destino do que pelos aspectos mais generalistas. É um tipo de turismo que, às vezes implica num investimento maior de tempo e dinheiro. É uma nova forma de descobrir uma cultura através de programas diversificados como workshop, artesanato, cursos de curta duração e outras atividades.

O tour "Passear e azulejar" do Porto Encanta é uma experiência de turismo criativo. Experimente!
O tour “Passear e azulejar” do Porto Encanta é uma experiência de turismo criativo. Experimente!

7. Como vender uma ideia

IIEEBB
CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

A Heloísa Righetto, do Aprendiz de Viajante, lançou em dezembro de 2014 o Guia de Londres Para Iniciantes e Iniciados. No IIEEBB ela falou de todo o processo que ela passou para vender uma ideia, ou seja, o ebook que posteriormente se tornou um guia impresso.

O Viajar pela Europa ainda não dispõe de um guia – quem sabe em 2016, hein? Mas na verdade todos os dias estamos vendendo as nossas ideias, quer seja para os leitores como também para anunciantes que se interessam em promover o seu negócio para os apaixonados por viagens. As nossas ideias são vendidas através dos nossos conteúdos e das nossas lindas fotos, e tudo isso tem sempre a intenção de motivá-los a terem incríveis experiências de viagens pela Europa. Acha fácil?

Exige muito trabalho para vender ideias através de um blog, e de um guia então…

IIEEBB
Foto por: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

 A Helo, com muito bom humor e criatividade, compartilhou vários detalhes: do pré-lançamento as mais diferentes formas de pagamento. Com ela aprendi que a venda de uma ideia segue o lema “aqui e agora, ou nunca”! Para concretizar uma venda a resposta tem de ser instantânea, é necessário ter várias opções do produto – digital e impresso,  ter muitas maneiras de realizar a distribuição (pessoalmente, online, correio…), dispor de todas as formas possíveis de pagamento e acima de tudo amar e acreditar no valor da ideia que está vendendo.

Lembre-se, as pessoas só vão comprar o que você vende, quando elas acreditarem no que você acredita!

Será que ainda é preciso mais? Pode ser que sim, pode ser que tudo mude… mas enquanto isso a gente vai experimentando, descobrindo e compartilhando tudo o que é possível para vender uma ideia. Quer comprar?

8. Otimizar a conta do Instagram

IIEEBB
Ivo sempre interage nas suas palestras sobre o Instagram 🙂 segue ele no Insta para acompanhar várias dicas!

O Instagram é ótimo para promover um blog de viagens, pois é nesta rede social que conseguimos transmitir emoções e sentimentos através de imagens e vídeos incrívelmente apelativos e muitas vezes instantaneamente. Sem contar nas diversas formas de expor conteúdo e no engajamento que as ações despertam, não é? Nós já promovemos o blog através da conta Viajar pela Europa e também nos nossos perfis pessoais – segue a gente Naiara Back e Kifke. Mas há sempre dicas e truques que podemos implementar para melhorar a comunicação com vocês.

IIEEBB
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

No IIEEBB, Ivo Madaleno, profissional da área digital, trouxe contributos importantes para otimizar uma conta de Instagram. Entre as dicas e truques, Ivo destacou que devemos:

– Deixar muito bem especificado na descrição da conta os tipos de conteúdos que as pessoas vão encontrar: viagens, gastronomia, moda…

– Dar muita atenção as palavra-chave

– Usar emoticons, links e geocalização

– Utilizar as ferramentas disponíveis na internet para pesquisas #, bem como criar as # que ajudem a estabelecer uma corrente do blog com seus seguidores. A exemplo temos o #viajarpelaeuropa e o #IIEEBB como também as # das campanhas que realizamos com outros blogs como o #veraoeuropeu e o #blogamigo

– Ser claro e objetvo ao dizer o que as pessoas têm de fazer: se é para atribuir um coração, comentar, marcar um amigo…

– Pesquisar sobre coleções no Instagram, top post e interagir com outras contas

Ah… mas lembre-se que as imagens e vídeos publicadas no Instagram devem ser incrívelmente apelativas! De nada adianta seguir essas dicas e truques se o que publica não tem emoção e sentimento!

As imagens são processadas pelo nosso cérebro 60 mil vezes mais rápidas do que um texto. Portanto: capriche no conteúdo!

IIEEBB
Crédito: CC BY-NC-ND Associação de Turismo do Porto e Norte, AR.

O II Encontro Europeu de Blogs Brasileiros já passou, mas o que aprendi com os blogueiros palestrantes e com os outros participantes vai ficar para sempre. Agora… fica o desafio de aplicar tudo isso aqui no blog!

E vocês sabem que vontade de fazer acontecer é tanta como a vontade de viajar pela Europa todos os dias. Espero também que tudo o que eu aprendi possa, de um modo ou outro ajudar você aí do outro lado, nem que seja em alguma coisinha! 😀

Enquanto o IIIEEBB não chega – Berlim que nos aguarde!… Reviva a segunda edição através das hashtag #IIEEBB #visitporto #followporto e #viajarpelaeuropa!

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

3 COMMENTS

Deixe seu comentário