Top 10 passeios em Stavanger

0
1574
passeios em Stavanger
Foto: Terje Rakke/Nordic Life/Region Stavanger

Stavanger foi fundada em 1125 e é a terceira maior cidade de zona urbana da Noruega, . Ela é considerada a capital europeia do petróleo, mas o destaque mesmo fica por conta das muitas atrações cênicas e pelo centrinho, com muitas casas de madeira dos séculos XVIII e XIX que são consideradas parte da herança cultural da cidade. Para facilitar na hora de montar seu roteiro pela cidade, fiz uma lista com os melhores passeios em Stavanger.

Top 10 passeios em Stavanger

1- Preikestolen

Preikestolen ou Pulpit Rock (em português: “Rocha Púlpito”) é uma rocha que se encontra a 604 metros acima do nível do mar e que se ergue sobre o Fiorde de Lyse (Lysefjord). O topo da falésia tem área quase plana de aproximadamente de 25 metros quadrados. Trata-se de uma das trilhas mais cobiçadas da Noruega, que garante um visual deslumbrante. É necessário separar um dia para fazer a trilha. Para saber todos os  detalhes, leia o post Preikestolen, a trilha mais famosa da Noruega.

passeios em Stavanger

2- Cruzeiro pelo Lysefjord

O fiorde de Lyse (Lysefjorden em norueguês; tradução literal: “Fiorde da Luz”) tem 42 km de comprimento. Ele começou a se originar há aproximadamente 10 mil anos pela ação do gelo.

Trata-se de uma atração turística extremamente popular por aqui e tem cruzeiros saindo diariamente do porto de Stavanger. Ao explorar o Lysefjord, você tem uma vista de baixo do enorme paredão de rocha da Preikestolen. É uma ótima opção para quem tem poucas horas na cidade.

passeios em Stavanger

3- Kjerag

Também localizado no Lysefjord, mas do lado oposto da Preikestolen, a Kjerag é uma rocha de cinco metros cúbicos presa em uma fenda entre montanhas. A pedra está a 984 metros de altura. Fazer essa trilha demanda um pouco mais de tempo.

Partindo de Stavanger, são duas horas dirigindo ou de ônibus até a região. A trilha leva, em média, três horas (cada sentido). Importante chamar a atenção para o grau de dificuldade. Esta trilha exige mais do que a da Preikestolen. E aí, você teria coragem de tirar essa foto aí? Muita gente “amarela” quando chega em Kjerag.

passeios em stavanger
Kjerag Foto: Per Eide / www.fjordnorway.com

4- Old Stavanger

A região conhecida como Old Stavanger (tradução: antiga Stavanger) ou Gamle Stavanger, em norueguês, é uma região turística com ruazinhas pequenas de paralelepípedos, super práticas para explorar a pé.

Compre agora o seu ingresso para visitar as atrações de Stavanger sem filas

O local preserva a arquitetura dos séculos XVIII e XIX, com casinhas de madeira sempre floridas. São tão fofas que até parecem de brinquedo. Essas casas são consideradas herança cultural da cidade. Você vai sentir como se estivesse no interior, pela beleza e tranquilidade.

passeios em Stavanger

5- Flørli, a maior escada de madeira do mundo

Flørli é famosa por ser a maior escada de madeira do mundo, com 4444 degraus – altura equivalente a prédio de 280 andares ou 740 metros até o topo. O percurso é um pouco cansativo, afinal são 4444 degraus. Por vezes dá até um medinho quando se olha para baixo. Mas posso garantir que o visual é deslumbrante!

Arrisco dizer que é uma das vistas mais bonitas do Lysefjord. Esse é um dos passeios em Stavanger não muito explorados ainda pelos turistas, mas que a cada dia ganha novos visitantes. E você, conseguiria encarar esse desafio de subir a maior escada de madeira do mundo?

passeios em Stavnger

6- Flør og Fjære

Flør og Fjære, ou Ilha das Flores, trata-se de uma ilha que parece ter saído de um conto de fadas, com uma mistura de um exuberante jardim e uma deliciosa refeição com vista para o mar e os fiordes. O acesso à ilha é somente de barco. O passeio, saindo do porto de Stavanger, tem cerca de cinco horas de duração, entre tempo de barco, tour, refeição e tempo livre.

É um passeio que facilmente pode ser incluído num roteiro de um dia por Stavanger. Mas é bom lembrar que a ilha só está aberta para visitação durante a primavera e o verão. Para mais informações, leia o post completo clicando aqui.

passeios em Stavanger

7- Viking Tour

Os Vikings fazem parte da história medieval escandinava. Ao viajar pela Noruega, você encontrará diversas referências a esse povo guerreiro. E em Stavanger você terá a possibilidade de fazer um Viking tour.

Esta é uma ótima maneira de conhecer um pouco mais sobre essa cultura e conhecer os lugares onde viveram os verdadeiros vikings da história. O tour te levará para conhecer campos de batalha, locais de rituais e cerimônias dentre outros importantes eventos.

passeios em Stavanger

8- Nuart Street Art Tour

Além de ser porta de entrada para os fiordes noruegueses e ter uma incrível beleza natural, Stavanger tem ruas que chamam a atenção pelas cores vibrantes. Então, uma opção diferente de passeios em Stavanger é fazer o Nuart Street Art Tour pelas ruas da cidade. O Nuart Festival é uma atração internacional de arte de rua contemporânea que acontece todos os anos, geralmente no mês de setembro.

Durante o festival, os tours são aos domingos e durante o verão também é possível fazer o tour aos sábados. O tour irá te mostrar um pouco das obras espalhadas pela cidade e conhecer um pouco dos artistas por traz de seus traços.

passeios em Stavanger

9- Bicicleta e caiaque pelos fiordes

Se você quiser explorar Stavanger além do centro e da famosa Preikestolen, que tal fazer um tour de bicicleta e/ou de caiaque pelos Fiordes da cidade? Com a infinidade de fiordes e rios presentes por aqui, a prática de caiaque se tornou uma atividade muito popular.

Fazer um tour de caiaque e/ou de bicicleta é uma forma descontraída, divertida (e aventureira) de se impressionar com a natureza deslumbrante, além de proporcionar uma perspectiva diferente da cidade.

passeios em Stavanger
Foto: Eduardo Grund /Region Stavanger

10- Museus

As opções de museus em Stavanger são variadas e abrangem diversas áreas: artes, arqueologia, história marítima, do petróleo… Visitar os vários museus também é uma ótima maneira de descobrir alguns dos prédios históricos de Stavanger.

O principal e mais popular museu da cidade é o Museu do Petróleo. Museus menores, mas também interessantes e que recomendo: o Canning Museum (museu de conservas ou de sardinhas), Museu Marítimo e Museu Arqueológico.

passeios em Stavanger
Museu do Petróleo em Stavanger Foto: Espen Grønli/Norsk Oljemuseum

E você gostaria de fazer qual desses passeios em Stavanger?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário