Tour de caiaque e bicicleta pelos Fjords de Stavanger

19
1264

Se você quiser explorar Stavanger além do centro e da famosa Preikestolen, que tal fazer um tour de bicicleta e/ou de caiaque pelos Fjords da cidade? Com a infinidade de fiordes e rios presentes por aqui, a prática de caiaque se tornou uma atividade muito popular. Fazer um tour de caiaque e/ou de bike é uma forma descontraída, divertida (e aventureira) de se embasbacar com a natureza deslumbrante dessa cidade.

Há várias opções de passeios. Eu escolhi um que combinava bicicleta e caiaque em um tour guiado de aproximadamente quatro horas. Aqui, vou detalhar o que aconteceu nessa minha “minisaga”.

IMG_1294

Encontrei com o meu guia Kjell no centro de Stavanger, em frente ao centro de turismo. No primeiro momento, recebi algumas instruções de segurança para pedalar e fizemos os ajustes necessários. Coloquei o capacete e começamos nosso tour de bike pelas redondezas.

Durante todo o percurso, o guia foi revelando curiosidades dos locais pelos quais íamos percorrendo. Fizemos pequenas paradas para tirar fotos (o que foi ótimo também para pegar fôlego rs). O trajeto até Sverd i Fjell, de onde começaríamos o tour de caiaque, não foi difícil e levou em torno de 40 minutos pedalando por 8 quilômetros.

IMG_1333

Eu estava um pouco aflita com o tour de caiaque, porque em algumas partes do percurso de bike ventava muito, o que não nos dava tanta certeza em relação às condições do mar para a etapa do passeio na água. Chegando lá, o guia me tranquilizou dizendo que as condições eram favoráveis.

Ao chegarmos a Sverd i Fjell, os caiaques já estavam nos esperando com uma surpresa: o KvikkLunsj, um chocolate com biscoito, típico lanche norueguês. É muito comum comer essa delícia ao fazer trilhas ou passeios ao ar livre. Dá energia!

IMG_1188

IMG_1303

Sverd i Fjell (cujo significado é espadas na montanha) é um monumento comemorativo localizado no fiorde de Hafrs. Ele foi construído pelo escultor Fritz Røed. As três espadas de 10 metros de altura fincadas na rocha simbolizam a histórica batalha de HafrsFjord, ocorrida em 872. Na ocasião, a Noruega passou a ter um único rei. A maior espada representa o vitorioso Haroldo e as duas menores simbolizam os reis derrotados.

Leia também: O que visitar em Stavanger

IMG_0538

A hora de encarar a aventura na água estava chegando! Me muni de todos os equipamentos de segurança e ouvi algumas instruções do tipo: “se você cair na água…” Na mesma hora falei ao instrutor que essa não era minha intenção! Kkkk Mas, brincadeiras à parte, seguimos remando pelos Fjords até o fim do HafrsFjords. Tínhamos a opção de continuar, mas a partir daquele ponto o mar era mais aberto, o que naturalmente favorecia os ventos. Por segurança, preferimos voltar.

IMG_1185

IMG_1194

Mesmo não completando todo o trajeto na água, posso dizer que fizemos um belo tour de caiaque! Remamos por uma hora e pude contemplar uma bela paisagem, me conectar com a natureza, conhecer mais da história e as curiosidades locais.

IMG_1370

Chegamos de volta a Sverd i Fjell e, antes de seguirmos para a segunda parte de bike, paramos na lanchonete Paradis para comer hambúrguer e tomar sorvete. O local é um charme! Super agradável e com uma privilegiada vista para o HafrsFjords.

IMG_1199

No segundo percurso de bicicleta fomos pedalando pelos Fjords. Foi lindo!!! Passamos por cenários maravilhosos, um mais lindo que o outro! Tivemos muito contato com a natureza. Avistamos várias espécies de aves e árvores, muitas casinhas charmosas e super floridas. Passamos também por uma fazenda onde as vacas eram super calminhas. Elas chegavam a ir até a grade para fazer selfies com a gente e receber carinho.

Leia também: Cruzeiro ao Lysefjord

IMG_1345

IMG_1284

Na parte final do percurso, passamos por uma rocha com gravuras rupestres descobertas em 1879. As 170 figuras podem ser vistas atualmente. Algumas trazem barcos com algumas linhas verticais representando os tripulantes, outras são desenhos de mãos, pés, de círculos, representando o sol, e “Y”, que significava uma saudação ao astro rei.

IMG_1356

IMG_1231

Retornamos ao centro de Stavanger e lá finalizamos nosso tour. Foi uma experiência divertida, talvez a melhor forma de explorar os fjordes noruegueses e suas paisagens deslumbrantes.

Fiz meu tour com o Rogalang Aktiv. Se tiver interesse, basta clicar aqui para ser conduzido ao site e poder buscar as opções de passeios.

IMG_1287

E você, já pensou em passear pelos fjords da Noruega?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

19 COMMENTS

  1. Belo post, Lidiane!
    Sou tao “pata” que eu acho que cairia na água sim!
    hahahahahaha

    😉
    beijinhos

  2. Adoro fazer um bike tour pelas cidades que visito, acho a ideia super bacana. Caiaque nunca usei, mas imagino que deve ser fantástico. Noruega me parece um lugar incrível vista por teus olhos!

    • Oi Klécia, a Noruega é linda e tem lugares incríveis para explorar! Também adoro andar de bike pelas cidades, mas essa experiência de bike pelos fiordes foi demais, super recomendo ! Venha conhecer a Noruega ! Beijos, Lidiane.

  3. Nossa! Amei muito! Adoro caiaque e alimento um fascínio pela Noruega, que infelizmente ainda não consegui conhecer. Mas quando tiver a oportunidade, certo que vou fazer esse passeio 😉

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.