Preikestolen- A trilha mais famosa da Noruega

17
159

A trilha de Preikestolen, é uma das mais populares da Noruega, e fica bem próxima da cidade de Stavanger, a 604 metros acima do Fjord de Lyse, o Lysefjord.

Preikestolen, Pulpit Rock ou até mesmo Pedra do Púlpito, em uma tradução livre, é uma rocha que tem o topo quase plano, com aproximadamente 25 por 25 metros e uma vista de tirar o fôlego.

preikestolen26

O período mais indicado para fazer a trilha é de abril a setembro, no resto do ano também é possível fazê-la, mas o hiking se torna mais difícil e perigoso por conta da neve, já que o caminho fica  escorregadio e o dia escurece mais cedo. Sem contar o frio, do inverno nórdico, né! Prefira os meses de primavera, verão e o início do outono.

Como chegar ?

A forma mais comum de chegar ao início da trilha para a Preikestolen é pegando um ferry para Tau, no terminal de barcas Fiskepiren, que fica a uma caminhada de 10 minutos do centro de Stavanger. Ao chegar em  Tau você ainda pegará um ônibus até a base de início da trilha.

No terminal Fiskepiren você poderá comprar seu ticket ferry + ônibus por 300 NOK (cerca de 32€).

preikestolen14

Se você estiver de carro poderá dirigir para Lauvvik ou pegar o ferry também em Fiskepiren para Tau (o ferry para Tau também leva carros), e depois dirigir o trecho de Tau – Preikestolen. Na base da trilha há um estacionamento. Abaixo uma foto do ferry com os carros indo para Tau.

preikestolen20

Programando sua ida:

Quanto mais cedo você sair de Stavanger mais cedo conseguirá chegar a Preikestolen e assim ela estará  mais vazia. Durante o verão o topo fica bem disputado e fica mais difícil para tirar aquela foto incrível bem na pontinha da pedra.

preikestolen23

preikestolen11

O ferry parte de Fiskepiren a cada 45 minutos e leva 40 minutos para chegar em Tau. O onibus de Tau a base da trilha serão mais uns 20 minutos. Ou seja, até você chegar ao início da trilha vai levar um pouco mais de 1 hora. Ao comprar seu ticket você vai receber um informativo com os horários de partida.

A trilha para Preikestolen

O tempo médio do hiking até o topo da Preikestolen é de 2 horas para ida e mais ou menos o mesmo tempo na volta, por um percurso de 4 km. Não é uma trilha muito difícil e por isso vimos muitas crianças e pessoas com mais idade. Tem até cachorro fazendo a trilha.

Em alguns momentos fica cansativo pois tem bastante subidas e por isso paramos algumas vezes pelo caminho para beber água e descansar um pouco. Mas com um visual desses, nada mal fazer umas pausas estratégicas, não é mesmo?

preikestolen17

Mas também tem algumas partes planas que ajudam a dar uma recuperada no fôlego.

preikestolen19

preikestolen13

Chegando ao topo da Preikestolen você irá se encantar com a paisagem e vai se deslumbrar com a imensidão do Lysefjord. Este é o momento de contemplar o visual. Você também pode subir um pouquinho mais e ter a visão de cima da Preikestolen.

preikestolen 1

Leia também: Cruzeiro para o Lysefjord!

preikestolen12

O que você precisa saber antes de ir:

Acompanhe a previsão do tempo, pois se o tempo estiver nublado, com névoa, chovendo ou ventando muito, aconselho trocar o dia da sua trilha. Porque você pode chegar lá em cima e não conseguir ver o Lysefjord por conta da névoa. No meu caso, a primeira vez que eu fui a Preikestolen ventava muito e por isso foi muito ruim para tirar fotos e aproveitar o lugar. Olha o meu cabelo nessas fotos! (kkkkkkkkkk)

preikestolen descabelada

preikestolen29

Leve água e lanche na mochila. Lá no topo provavelmente você estará com fome pois já terá saído do hotel a mais de 3 horas e ainda terá mais umas 3 horas até a volta. Eu normalmente levo água, um sanduiche e barrinhas de cereal. No barco na ida e na volta é possível comprar lanches e bebidas

Importante  estar uma roupa apropriada, entenda-se: agasalhada e confortável para subir a trilha. É preferível usar um calçado de montanha, mas em todo caso também é possível  fazer com tenis.

Essa é uma trilha que eu recomendo muito, pois não é muito difícil e que irá te deixar ainda mais encantado com as belezas naturais da Noruega ! Mas se você não quiser se aventurar na trilha, eu recomendo fazer um cruzeiro pelo Lysefjord, eu já escrevi sobre este passeio lindo também, clique aqui para ler.

preikestolen2

E então, animados para fazer essa trilha incrível?

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

17 COMMENTS

  1. Olá, boa tarde.. Meu nome é Rody e vou passar algumas horas em stavanger com meu marido e meu bebê e gostaria de saber: vc recomenda esse “passeio” no final de novembro? Em quanto tempo mais ou menos é possível fazê-lo? Meu marido gostaria de fazer mas chegaremos na cidade às 14 hs de uma quinta feira e partimos às 9 no dia seguinte. Obrigada desde já pela atenção

    • Olá Rody,
      Obrigada pelo contato.
      A trilha para Preikestolen (considerando deslocamento de Stavanger até a base da trilha) dura cerca de 6 horas.
      E não é recomendado para essa época do ano por conta do frio/vento, e escuridão, o sol se põe as 15:30.
      Levando em consideração o tempo que vocês têm seria mais viável visitar Stavanger mesmo, talvez um cruzeiro de 3 horas até os fiordes. Temos um post sobre este cruzeiro, este é o link: http://viajarpelaeuropa.eu/cruzeiro-ao-lysefjord-e-preikestolen-na-noruega/
      Tenho certeza que vai adorar conhecer Stavanger e a Noruega.
      Abraços, Lidiane Albuquerque.

  2. Amei o post!!!
    O legal é que eu sempre cogitei visitar a Noruega para ver a Aurora Boreal e navegar pelos Fiordes, agora você trouxe uma outra opção! Principalmente porque a trilha é tranquila e dá para levar criança.
    Beijão!

  3. Nossa, segundo post sobre a Noruega com o qual me deparo hoje. Já está batendo aquela vontade de conhecer o país. Com uma trilha dessas, então, fica ainda melhor!

  4. Que roteiro de qualidade e delicioso! Suas fotos são muito bonitas e post muito bem detalhado. Gostei muito do seu blog. Seguindo

  5. Sempre vi fotos desse lugar mas nunca tinha lido dicas para fazer a trilha. que bom, Agora dá para adicionar à experiência de ver a aurora boreal!

  6. Essa última foto do post me deu até tontura. Hehehe… eu tenho vertigem e comecei a suar só de imaginar vc aí na beirada do precipício, com uma perna em cada pedra. Juízo, moça! Aproveite bastante as viagens.

    • Hahaha Gisele! Quando postei essa foto no meu Instagram muitos amigos falaram a mesma coisa kkkkk Mas o pior pra mim é sentar com as pernas pra baixo, já fiz a trilha 3 vezes mas ainda não tive coragem de sentar com as pernas penduradas … Quem sabe na temporada de 2017! wow ! Beijo, Lidiane.

    • A Noruega é um país de paisagens deslumbrantes ! Vale muito vir explorar o país. Essa é uma das trilhas mais famosas daqui, imperdível. Aqui no blog tem mais dicas da Noruega, qualquer coisa só perguntar.
      Beijo, Lidiane.

  7. Que lugar lindo! Não sou muito fã de trilhas, mas essa parece ser bem agradável! E o visual inspirador.. Definitivamente eu preciso conhecer a Noruega também. beijos

Deixe seu comentário