Por que eu comecei a praticar yoga e você também deveria?

0
308
praticar yoga

Comecei a praticar yoga há cerca de 3 anos. Desde então, essa prática mudou minha percepção da vida e a forma como me relaciono comigo mesma. Passei a lidar de forma diferente também com o meu corpo e a minha alimentação. Recentemente emagreci três quilos. E olha que perder peso não era o objetivo inicial nem é o motivo principal para o início da minha história com a yoga. Mas não posso negar que fiquei bem feliz! (risos)

Se você me acompanha no Instagram @viajarpelaeuropa, deve ser visto que sempre que conveniente eu posto algumas dicas sobre yoga e utilizo a hashtag #yogaeverydamnday (#yogatodososdias, em uma tradução mais meiga, haha)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Gisele Almeida *Travel Blogger (@viajarpelaeuropa) on

Aliás segue agora para ficar por dentro das minhas dicas de yoga, viagens e vida na Suécia.

Mas, afinal, o que é yoga? Quais o benefícios de praticar yoga? Quando e como começar? O que é preciso para praticar yoga?
A yoga é uma prática física, mental e espiritual que se originou na Índia. O objetivo final da prática de yoga é alcançar a tranquilidade na mente e no espírito e tornar essa meta alcançável por meio de poses de yoga e meditação, promovendo, assim, uma conexão entre corpo, mente e espírito.

A ciência comprova que praticar yoga traz benefícios: diminuição de stress, alívio da ansiedade, melhoria da qualidade de vida, pode ajudar a diminuir sintomas de depressão e de dores crônicas, promove a qualidade do sono, entre outros.

Para mim, a yoga é benéfica principalmente pelo fato da necessidade de se estar no momento presente. Em outras palavras, sua mente não vai ficar divagando enquanto você tenta se manter equilibrado em uma pose de “dançarino” ou “árvore”, por exemplo. Se os seus pensamentos voarem, você cai, literalmente.

praticar yoga

Eckhart Tolle, no livro “O Poder Agora”, explica que “estamos tristes e depressivos porque pensamos em acontecimentos do passado. Estamos estressados e ansiosos porque antecipamos acontecimentos do futuro. No presente, nada disso é realidade”.

Viver no presente é a chave para curarmos nossos medos e ansiedade e atrair cada vez mais coisas boas que gostaríamos de conquistar na nossa vida. Mas essa é uma parte mais filosófica da prática que posso tratar em outro post, se você quiser. 😉

Agora vamos fazer um teste? Feche seus olhos nesse momento, inspire contando até quatro e expire contando até oito. Repita o processo por três vezes.

Não vale trapacear hein! (rs) Continue lendo o texto apenas depois que fizer o exercício. 😉

Agora que já fez o teste, você nota alguma diferença no seu corpo e mente antes e depois desse teste? Se ainda não, repita o exercício o observe.

Utilizei esse exemplo para demonstrar que se você não acredita na questão emocional ou espiritual da prática, a ciência pode mostrar o porquê ela funciona. “Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o Complexo se comunica com outra área do cérebro: o locus coeruleus (LC), uma região que gerencia o nível de alerta -portanto, de estresse- do indivíduo. Respirar fundo e lentamente provoca alterações no Complexo, que envia sinais elétricos para o locus coeruleus, que deixa você calmo”.

Toda vez que você se sentir estressado, nervoso ou triste, respire fundo e volte para o momento presente. Nosso corpo é mágico!

Vimos então que a respiração é como uma fada madrinha que podemos acessar a qualquer momento para nos tirar de apuros.  Agora imagina quando aprendemos a controlar nossa respiração e utilizá-la a nosso favor a qualquer momento? Você passa a ter o controle principalmente das suas reações diante dos acontecimentos.

Agora me conta, você sabe qual a principal função do nosso cérebro? Se você também achou que era “pensar”, saiba que está enganado. A principal função do cérebro é processar informações sensoriais, ou seja, coordenar os movimentos do nosso corpo, regular a pressão arterial a respiração e liberar hormônios. E é aqui que vemos a mágica acontecer!

praticar yoga

Com uma prática regular de yoga, treinamos nosso cérebro para melhor controlar nosso corpo e respiração e com o tempo aprendemos a escolher nossos pensamentos. Essa dica é principalmente para quem comenta que “eu jamais conseguiria porque não consigo controlar meus pensamentos”.

Sadhguru afirma que “você vai mudar a sua vida se praticar 30 minutos de yoga todos os dias”. Não espere mais! Comece hoje mesmo e volte para me contar como você se sente daqui a 30 dias.

O ideal seria começar a prática em uma escola de yoga para que você obtenha auxílio profissional, mas sei que muitas vezes essa não é uma condição viável e que a nossa mente, o nosso ego, gosta de nos trapacear colocando impedimentos: é longe, não tenho tempo, é caro. Não dê ouvidos a ele!

Eu comecei a praticar yoga na academia, onde geralmente a prática é mais voltada para atividade física em si, já que para atraírem mais pessoas os estabelecimentos decidem “simplificar” a prática para incluir a todos e excluem, por exemplo, a meditação, que eu acho essencial.  Contudo, não vejo nenhum problema em praticar yoga na academia, pois temos a ajuda de um profissional para corrigir as poses e vamos evoluindo a cada nova aula. Além disso, geralmente, os valores são mais acessíveis, pelo menos em Estocolmo.

De qualquer forma, sinto falta da conexão espiritual da prática, por isso medito em casa, pelo menos uma ou duas vezes por dia.

Leia também: Por que eu comecei a meditar e você também deveria

Você também pode começar a praticar yoga hoje mesmo na sua casa. Existem vários aplicativos e canais no Youtube que podem te auxiliar. No início, eu assistia ao canal “Yoga with Adrienne”, mas já faz tempo que não o acompanho.

Vale lembrar que é preciso ter cuidado. Comece aos poucos, seja amável com seu corpo, respeite seus limites e lembre que a yoga é unica para cada indivíduo. O seu corpo é que vai ditar até onde você consegue chegar, não tente virar contorcionista do dia para noite.  Aprenda, desde o início, a escutar seu corpo. Afinal, yoga é um ato de amor próprio e de conexão com você mesmo.

Procure no Google ou em grupos do Facebook eventos gratuitos de yoga. Muitas pessoas se organizam para praticar yoga em parques e praias e algumas escolas oferecem a possibilidade de aulas experimentais. Ótima oportunidade para se conectar com pessoas na mesma vibe.

Não desista na primeira tentativa, porque o nosso ego é muito esperto. Vai querer dizer que não é bom, que isso não é para você. Mas dê essa chance a você!

practicar yoga

Para finalizar, saiba que você não precisa ser flexível para começar a praticar yoga. É justamente o contrário. Você se tornará cada vez mais flexível ao praticar yoga regularmente.

“Yoga não é sobre conseguir tocar as pontas dos pés, mas sobre o que você aprende tentando chegar lá”.

E se sua mente/ego tentar de impedir de praticar: vá assim mesmo. Você tem, sim, 30 minutos para cuidar de você! Faca dessa afirmação o seu mantra diário.

E você já começou a praticar yoga? Me conta sua experiência nos comentários ou deixe sua dúvida. Vou adorar conhecer a sua jornada.

Namaste!

Créditos: As fotos lindas desse post foram tiradas pelo fotógrafo @jinsabraham no deserto do Rajastão, na Índia, usando roupas de yoga da marca brasileira @liquidoactive que apoia mulheres destemidas e autênticas que colocam sua energia em ser elas mesmas.As roupas além de lindas são super confortáveis, ideal para praticar yoga.
Site oficial: Liquido active
Fontes: Respirar fundo acalma  Health Line Do you yoga Praticar yoga em casa

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.