O que é o Fika?

0
978

Dizem que a maioria dos suecos não segue nenhuma religião mas se for para brincar com esse assunto eu diria  que eles seguem uma tradição cultural que chega a ser quase uma religião: o Fika.

Fika das blogueiras... Yummii!
Fika das blogueiras… Yummii!

Fika é um verbo sueco que para nós brasileiros seria algo como “lanchar”, mas aqui na Suécia esse momento é levado muito mais a sério. É quando você reúne os amigos para tomar um café (sempre sem açucar) com um bolo ou doce típico (bem açucarado). E eles fazem isso todos os dias!

A tradição do fika é tão grande no país que as empresas têm “fika rast” (intervalo para o fika) para os funcionários  todos os dias e na cantina tem sempre disponível café e algum bolo ou biscoito. O momento serve para descansar do trabalho e incentivar a integração entre os funcionários.

fika
Foto por: Susanne Walström/imagebank.sweden.se

Outra curiosidade é que, apesar de algumas divergências nas pesquisas sobre o consumo de café no mundo, a Suécia está sempre entre os primeiros países que mais consomem a bebida. Ficando atrás apenas da Finlândia e da Noruega.

Fika em Estocolmo

E como não podíamos deixar passar em branco uma tradição tão importante do país, com a visita da Naiara Back em Estocolmo reservamos uma tarde para o Fika. Escolhemos o charmoso Café Bel Mondo, localizado na Drottningatan, uma rua pedonal no centro da cidade.

Fotos na Drottningatan depois do Fika :D
Fotos na Drottningatan depois do Fika 😀

O que levou a escolha desse café, além da localização super central, foi a vitrine de bolos. A oferta era tanta que demoramos uns belos minutos para conseguir decidir o que pedir. A vontade era provar de tudo .

Vitrine dos bolos no café X da Drottningatan
Difícil é escolher apenas um bolo nessa vitrine da perdição. rs

Eu escolhi um muffin de raspberries, a Naiara resolveu experimentar um bolo de chocolate com nozes, a Nathalia um bolo de menta, mas o troféu gordice do dia ficou para o Jonatan, o noivo da Naiara. Ele não conseguiu se decidir e acabou pedindo 3 bolos diferentes de uma só vez.

Um bolo de chocolate, um de chocolate e menta e o Kokos Chokladboll que traduzindo seria “Bola de cholate com coco”. A primeira vista parece um brigadeiro, mas coberto de coco no lugar de granulado. Porém não se iludam, a receita leva chocolate, trigo, baunilha e café e o sabor é completamente diferente do brigadeiro!

Para quem estiver planejando uma visita a Suécia, fiz uma lista dos doces mais típicos do país, para ajudar na hora da escolha.

3 doces típicos da Suécia

1 – Morotskaka ou Bolo de cenoura: A receita do morotskaka é bem diferente do bolo de cenoura brasileiro, não leva leite e inclui kardemumma e gengibre. A cobertura geralmente é feita de manteiga, queijo philadelphia e açúcar de confeiteiro.

2 – Kanelbulle ou Bolo de Canela: Como próprio nome indica, o ingrediente principal desse bolo é a canela. Acredito que esse seja o doce mais famoso do país, inclusive tem um dia dedicado a ele. A data é celebrada todos os anos no dia 04 de outubro, chamada “Kanelbullens dagen” ou Dia do Bolo de Canela.

Foto por: Tina Stafrén/imagebank.sweden.se

3 – Kladkaka: É um bolo de chocolate com uma textura mais densa por fora, e bem macio por dentro, geralmente é servido com chantilly.

 

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário