
Suécia no Airbnb, como assim?
Na Suécia a natureza não é apenas um pedaço de terra com árvores, lagos e falésias – as áreas verdes do país podem ser consideradas como uma “casa” com todas as comodidades que qualquer habitação deve ter.

É um lugar onde você pode colher os deliciosos “berries” no verão ou os exóticos cogumelos no outono, você pode dormir sob as estrelas ou sob a incrível Aurora Boreal, pode nadar nos lagos e circular livremente.
Para tornar esta “casa” disponível para todos, a Suécia anunciou o país inteiro na Airbnb.
Leia também: Onde ver a Aurora Boreal na Suécia

A Suécia no Airbnb
Para entender a campanha precisamos falar sobre o Allemansrätten – ou Direito de Acesso Público (em tradução livre) – é um princípio protegido pela lei sueca que dá a todas as pessoas o direito de circular livremente na natureza do país.
Leia também: 9 motivos para você amar Estocolmo
Na Suécia você tem o direito de fazer caminhadas, andar de bicicleta, esquiar e acampar em qualquer lugar, com exceção de propriedades privadas ou terras cultivadas.

Com este direito também vêm as responsabilidades. Você se torna responsável por cuidar da natureza e da vida selvagem e deve mostrar respeito e consideração pelos proprietários de terras e por outras pessoas que apreciam o campo. A Agência Sueca de Proteção Ambiental (EPA) resume o Direito de Acesso Público na frase “Não perturbe – Não destrua.”

Resumindo, o Direito de Acesso Público permite ao cidadão sueco a oportunidade de usufruir de tudo que a natureza do país disponibiliza.
Para espalhar a palavra e dar às pessoas de todo o mundo a oportunidade de experimentar esse Direito, a Suécia resolveu anunciar o país inteiro na Airbnb. Bacana, né?

De acordo com a lei de Livre Acesso você tem permissão para usufruir de qualquer terra, a uma distância imediata de 70 metros de uma casa privada ou terras cultivadas.
Seguindo esses requisitos você pode acampar; fazer fogueiras; colher flores, cogumelos e berries; nadar nos lagos; acessar qualquer praia, desde que não estejam em residências particulares, e também é permitido pescar.
Leia também: A Suécia é oficialmente o melhor país do mundo, diz estudo.

Curiosa que sou, já fui verificar no Airbnb como o anúncio funciona na prática e achei a campanha incrível. Diversas ilhas, arquipélagos e até florestas estão anunciadas no site de aluguel de hospedagem.
Fiquei surpresa porque mesmo morando na Suécia a mais de 4 anos descobri vários lugares que nunca tinha ouvido falar e que já estou super curiosa para conhecer.
Como por exemplo a Sandön (Ilha de Areia), uma ilha localizada na costa oeste do país, próxima a cidade de Gotemburgo. Um destino popular para turistas e nativos por conta de suas piscinas naturais, paredões que parecem esculturas e aves exóticas.
No anúncio do Airbnb reforça-se que o hóspede dever ser cuidadoso e respeitar a natureza do local.” As coisas que você deixa para trás são apenas os seus passos e as coisas que você leva são as memórias”.
Agora aperta o play e veja o belo video da campanha da Suécia no Airbnb.
E você, o que achou de encontrar a Suécia no Airbnb?
Fontes: Suécia no Airbnb