Onde ver a Aurora Boreal na Suécia

0
4900
AuroraBoreal Kiruna
Foto: Divulgação Kiruna Lapland.

A Aurora Boreal é um dos fenômenos naturais mais incríveis que podemos avistar nesse planeta. Ir à caça das famosas Northern Lights é uma grande aventura, já que ela acontece em lugares extremos e em condições muito especiais. Até mesmo quando estamos a procura de informações tudo parece um pouco confuso.

Camp_Ripan_Aurora_Theatre_PHOTO_Tetsu_Miwa

A verdade é que não existe nenhum texto, foto ou vídeo que consiga descrever com precisão a Aurora. Para entender o que estou dizendo é necessário vê-la com os próprios olhos. Talvez por isso seja tão complicado encontrar “boas informações” ou informações que façam sentido antes de termos essa experiência.

Nesse post vou tentar simplicar ao máximo o fenômeno e as condições de visibilidade para que você saiba por onde começar a planejar a sua viagem e realizar o sonho de ver a Aurora Boreal. Combinado?

Afinal, o que é Aurora Boreal? A Aurora é um fenômeno que acontece quando partículas eletricamente carregadas de energia solar entram em contato com os gases presentes na atmosfera da Terra. O resultado desse encontro é um espetáculo de luzes que dançam no céu, mudando de lugar e de cores.

Foto: Divulgação Kiruna Lapland.
Foto: Divulgação Kiruna Lapland.

A Aurora é um acontecimento exclusivo das regiões polares do planeta, podendo ser avistada nas regiões mais próximas do Círculo Polar Ártico, chamada Aurora Boreal e no Círculo Polar Antártico chamada Aurora Austral.

Então para ter a possibilidade de presenciar a Aurora é preciso estar no lugar certo do globo mas também na época certa. Na Europa você pode ver a Aurora Boreal na Suécia, Finlândia e Noruega.

Quando acontece a Aurora Boreal?  Na minha viagem a Kiruna tive a oportunidade de assistir a uma palestra  exclusiva do diretor do IRF (Institutet för rymdfysik  ou Instituto de Física Espacial) onde ele explicou que a Aurora acontece o ano todo mas não é possível vê-la em qualquer época do ano pois as condições de visibilidade são bem específicas.

Para que seja possível avistar a Aurora Boreal é necessário que o céu esteja escuro mas não pode estar nublado. Sabe quando estamos em uma cidade pequena e conseguimos ver o céu bem escuro e muitas estrelas? Esse é o “céu” ideal para termos a possilibidade de ver a Aurora.

Por isso a  época ideal para ver a Aurora Boreal na Suécia é no outono e inverno da Europa, entre os meses de setembro e março, quando as noites são mais longas.

Onde ver a Aurora Boreal na Suécia? Nesses últimos 2 anos a Aurora Boreal tem nos pregado boas peças, sendo que alguns dias foi possível ver a Aurora Boreal por todo o país. Mas a verdade é que se você quer vir a Suécia para ver a Aurora Boreal o ideal é ir para o norte.

Na região de Lapland existem guias especialistas na caça à Aurora Boreal. Eu apreciei o fenômeno em Kiruna, cidade mais ao norte da Suécia, localizada a apenas 200km do Círculo Polar Ártico.

Aurora Boreal Suécia Kiruna

Kiruna é uma cidade super charmosa de onde é possível ver a Aurora Boreal várias vezes por ano. Para terem ideia da proporção que ela aparece tive a sorte de ver do lado de fora do Camp Ripan, Hotel onde eu estava hospedada.

Esse foi um dia raro, e como eu disse, de sorte, já que a escala que prevê as atividades da Aurora, chamada Kp Index, é de 0 a 9, e nesse dia, se eu não me engano, estava em 8 ou quase isso. Algo bem raro mesmo!

Para aumentar sua chance de ver a Aurora Boreal, reserve pelo menos 4 a 6 noites para ficar em Kiruna. Pois como já citei, as condições de visibilidade são bem específicas, então quanto mais tempo por lá maior será a sua chance de vê-la pelo menos um dia.

A cidade é pequena mas tem muitas atrações incríveis e você não irá se sentir entediado. Eu garanto!

Igreja de Kiruna. Foto - Divulgação

Quando estiver de viagem marcada para Kiruna faça o download de aplicativos de Aurora Forecast, eles apresentam as atividades da Aurora em tempo real.

Aurora Boreal Sweden Suécia

Esses aplicativos mostram os valores do Kp Index que é uma escala que mede as atividades magnéticas do planeta. Quanto mais alto o valor maior a chance de visibilidade da Aurora. Mas estando na parte norte da Escandinávia a partir do índice 1 já existe a possibilidade de ver a Aurora Boreal.

Aurora Boreal Suecia

Agora veja o meu post 8 motivos para você viajar para Kiruna e veja quanta coisa legal você poderá fazer na cidade durante os dias que aguarda a sorte de ver a indescritível Aurora Boreal!

E você, tem alguma dica ou dúvida sobre a Aurora?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário