[wp_ad_camp_1]
O Museu Vasa é daquelas atrações que todo mundo fala mas que realmente vale a pena a visita durante uma viagem a Estocolmo.
O Vasamuseet é o museu que foi construído especialmente para abrigar o navio Vasa que afundou ainda no porto em 1628.
O resumo dessa longa história curta é que o navio Vasa foi construído para ser o maior e mais poderoso navio de guerra da Suécia e afundou a pouco mais de um quilômetro do porto, apenas alguns minutos após sua partida.
Até que na década de 50, o investigador independente, Anders Franzen, iniciou por curiosidade as buscas pelo Vasa, pois desde criança ele tinha uma paixão pelos destroços de navios naufragados que encontrava próximo a sua casa, no arquipélago de Estocolmo.
O trabalho dele deu um ótimo resultado já que em Abril de 1961 conseguiram resgastar o Vasa do fundo do Mar Báltico, praticamente intacto.
Compre aqui o seu ingresso para visitar as atrações de Estocolmo sem filas. 🙂
A experiência
Parte da minha resistência em visitar o Vasamuseet era pelo fato de achar que era uma atração muito turística (já comentei que tenho um pé atrás quando a publicidade de alguma atração é demais rs). Mas acabei por me render aos fatos e o Vasa realmente deve estar na lista de lugares a se visitar em Estocolmo.
O lugar impressiona, já que o navio foi recuperado praticamente intacto e 95% do seu casco original está preservado no museu. Sem contar que objetos da tripulação e até mesmo as esculturas e peças de arte foram encontrados, restaurados e depois recolocados no lugar de origem.
Uma dica para quem vai ao Vasa é que o museu tem wifi grátis e na página oficial é possível acessar um audio-guide para otimizar a visita.
Como chegar
O Museu Vasa fica localizado em Djurgården e para chegar até lá pode ser de tram, ônibus, ferry ou mesmo andando.
Endereço: Galärvarvsvägen 14, Estocolmo
Sparvagn (Tram): Número 7 a partir da parada Sergelstorg, o metro próximo a esta estação é T-Centralen. Saída na estação Nordiskamuseet.
Ferry (Djurgårdfärjan): o embarque é em Slussen. Nesse post aqui já contei como funcionam os passeios de barco em Estocolmo.
Ônibus: Número 69 que sai de T-Centralen (Sergels Torg) e tem parada em Djurgårdsbron, ou o número 44 que parte de Karlaplan e para na estação Nordiskamuseet/Vasamuseet.
Andando: Durante a primavera/verão, com as temperaturas mais amenas, pode-se ir andando da região de T-Centralen (Kunsträdgården) até o museu. Basta seguir o mesmo caminho da linha do tram e a partir da Strandvägen já é possível avistar o museu.
O passeio vale super a pena pela linda vista de Gamla Stan para Djurgården e com certeza vai te render lindíssimas fotos da cidade.
Preço e horário
A entrada para adultos custa 130SEK (cerca de 14Euros). Existe também a possibilidade de fazer o årskort (cartão-anual) que custa de 200SEK a 300SEK.
Cartão anual prata: 200SEK / Cartão anual ouro: 300SEK
Crianças e jovens até 18 anos não pagam entrada.
Optei por fazer o årskort guld( cartão anual ouro) porque permite visitar o museu sem limites de vezes, inclusive em dia de eventos, e ainda dá descontos na entrada para acompantes, legal né?
Além disso recebi em casa um livro com toda a história do museu e do navio. Ah! E depois de um ano como membro poderei visitar o interior do navio. 😀
5 Curiosidades sobre o Navio/Museu Vasa
Na minha humilde opinião a culpa foi toda do rei… rs
1- Pois ele queria que o navio fosse o mais poderoso da época e por isso pediu para que o projeto inicial fosse alterado para abrigar mais canhões do que a quantidade normal aceitável e daí o navio foi literalmente por água abaixo. Desequilibrou, não aguentou tanto peso e afundou.
2- O navio demorou 2 anos para ser construído e foi um dos mais poderosos já construídos.
3- Um dos motivos para o navio ter afundado foi o fato de que ele era muito alto em relação a sua largura e por isso instável. Sem contar o peso em excesso que proporcionava desiquilibrio.
4- Juntamente com o Vasa foram recuperados mais de 14 000 objectos de madeira soltos, incluindo 700 esculturas. Estas foram preservadas individualmente e recolocadas nos lugares de origem, no navio.
5- O Vasa abrigava 64 canhões que poderia disparar balas de 11kg.
6- Caso tivesse afundado em outro mar seria impossível encontrar o Vasa tão bem conversado, isso porque o verme xilófago, Teredo navalis, devorador de cascos de madeira em águas salgadas, não sobrevive nas águas salobras do Mar Báltico.
Fonte: Site oficial do Vasamuseet
Oi Gisele. Ppr gentileza, vc poderia me dar uma informação sobre museu Vas? É possível comprar a entrada na hora? A fila é grande? Estremos em um cruzeiro pelo Báltico e nosso tempo e curto. Estamos pesando em pegar o jop on hop off do porto para a rodar e ir vendo a cidade até chegar ao museu. Descer, ir no museu e depoos andar um pouco pelo centro antigo e voltar para o navio pelas 16:00 hrs. O que vc acha?
Olá Valéria, é possível comprar o bilhete para o Museu Vasa na hora sim, e não costuma ter uma fila muito grande. Todas as vezes que fui entre super rápido.
Acho legal o roteiro de vocês, sabiam que eu faço tour guiado em Estocolmo? Vou deixar aqui o link com os detalhes do roteiro.
http://viajarpelaeuropa.eu/visita-guiada-em-estocolmo/
Caso vocês tenham interesse posso acompnhá-los na cidade avisa que assim planejamos um roteiro legal para vocês conhecerem tudo. O que acha?
Saudações viajantes,
Gisele
Bom dia Gisele. Realmente seria somente a preocupação com a entrada para o Vasa, pois é um cruzeiro e temos receio de estar cheio para entrar, pq tb o horário é corrido. O passeio pela cidade eu e meu marido, já esquematizamos fazer por conta pois o câmbio para nós aqui, está bem difícil. Agradecida. Bjos.
Espero ter ajudado Valéria! 😀
Vocês vão adorar Estocolmo.
Abraços
Gisele
[…] Blog : Viajar pela Europa Cidade : Estocolmo Museu : http://viajarpelaeuropa.eu/museu-vasa/ […]
[…] Museu Vasa – Estocolmo,Suécia – Blog : Viajar pela Europa […]
[…] Viajar pela Europa: Museu Vasa, Estocolmo […]
[…] SUÉCIA Cidade : Estocolmo Blog : Viajar pela Europa Museu :Vasa […]