Museu Vasa – o melhor museu de Estocolmo

7
3061
Foto por: Ola Ericson/imagebank.sweden.se

[wp_ad_camp_1]

O Museu Vasa é daquelas atrações que todo mundo fala mas que realmente vale a pena a visita durante uma viagem a Estocolmo.

Um domingo em família no museu.
Um domingo em família no museu.

O Vasamuseet é o museu que foi construído especialmente para abrigar o navio Vasa que afundou ainda no porto em 1628.

O resumo dessa longa história curta é que o navio Vasa foi construído para ser o maior e mais poderoso navio de guerra da Suécia e afundou a pouco mais de um quilômetro do porto, apenas alguns minutos após sua partida.

Exterior do Vasamuseet.
Exterior do Vasamuseet.

Até que na década de 50, o investigador independente, Anders Franzen, iniciou por curiosidade as buscas pelo Vasa, pois desde criança ele tinha uma paixão pelos destroços de navios naufragados que encontrava próximo a sua casa, no arquipélago de Estocolmo.

O trabalho dele deu um ótimo resultado já que em Abril de 1961 conseguiram resgastar o Vasa do fundo do Mar Báltico, praticamente intacto.

Compre aqui o seu ingresso para visitar as atrações de Estocolmo sem filas. 🙂

Réplica do navio Vasa.
Réplica do navio Vasa.

A experiência

Parte da minha resistência em visitar o Vasamuseet era pelo fato de achar que era uma atração muito turística (já comentei que tenho um pé atrás quando a publicidade de alguma atração é demais rs). Mas acabei por me render aos fatos e o Vasa realmente deve estar na lista de lugares a se visitar em Estocolmo.

bild 4 (2)

O lugar impressiona, já que o navio foi recuperado praticamente intacto e 95% do seu casco original está preservado no museu. Sem contar que objetos da tripulação e até mesmo as esculturas e peças de arte foram encontrados, restaurados e depois recolocados no lugar de origem.

Réplica da decoração do navio pintada nas cores originais.
Réplica da decoração do navio pintada nas cores originais.

Uma dica para quem vai ao Vasa é que o museu tem wifi grátis e na página oficial é possível acessar um audio-guide para otimizar a visita.

Como chegar

O Museu Vasa fica localizado em Djurgården e para chegar até lá pode ser de tram, ônibus, ferry ou mesmo andando.

Djurgården vista do ferry.
Djurgården vista do ferry.

Endereço: Galärvarvsvägen 14, Estocolmo

Sparvagn (Tram): Número 7 a partir da parada Sergelstorg, o metro próximo a esta estação é T-Centralen. Saída na estação Nordiskamuseet.

Ferry (Djurgårdfärjan): o embarque é em Slussen. Nesse post aqui já contei como funcionam os passeios de barco em Estocolmo.

Ônibus: Número 69 que sai de T-Centralen (Sergels Torg) e tem parada em Djurgårdsbron, ou o número 44 que parte de Karlaplan e para na estação Nordiskamuseet/Vasamuseet.

A parada o ônibus é em frente a entrada do Nordiskamuseet.
A parada do ônibus é em frente a entrada do Nordiskamuseet.

Andando: Durante a primavera/verão, com as temperaturas mais amenas, pode-se ir andando da região de T-Centralen (Kunsträdgården) até o museu. Basta seguir o mesmo caminho da linha do tram e a partir da Strandvägen já é possível avistar o museu.

O passeio vale super a pena pela linda vista de Gamla Stan para Djurgården e com certeza vai te render lindíssimas fotos da cidade.

A arquitetura de Gamla Stan a caminho de Djurgården.
A arquitetura de Gamla Stan a caminho de Djurgården.

Preço e horário

A entrada para adultos custa 130SEK (cerca de 14Euros). Existe também a possibilidade de fazer o årskort (cartão-anual) que custa de 200SEK a 300SEK.

Cartão anual prata: 200SEK / Cartão anual ouro: 300SEK

Crianças e jovens até 18 anos não pagam entrada.

Optei por fazer o årskort guld( cartão anual ouro) porque permite visitar o museu sem limites de vezes, inclusive em dia de eventos, e ainda dá descontos na entrada para acompantes, legal né?

Além disso recebi em casa um livro com toda a história do museu e do navio. Ah! E depois de um ano como membro poderei visitar o interior do navio. 😀

vasabok

5 Curiosidades sobre o Navio/Museu Vasa

Na minha humilde opinião a culpa foi toda do rei… rs

1- Pois ele queria que o navio fosse o mais poderoso da época e por isso pediu para que o projeto inicial fosse alterado para abrigar mais canhões do que a quantidade normal aceitável e daí o navio foi literalmente por água abaixo. Desequilibrou, não aguentou tanto peso e afundou.

Foto tirada no primeiro andar do Museu Vasa.
Foto tirada no primeiro andar do Museu Vasa.

2- O navio demorou 2 anos para ser construído e foi um dos mais poderosos já construídos.

photo 4

3- Um dos motivos para o navio ter afundado foi o fato de que ele era muito alto em relação a sua largura e por isso instável. Sem contar o peso em excesso que proporcionava desiquilibrio.

Miniaturas que representam o momento que o navio afundou.
Miniaturas que representam o momento que o navio afundou.

4- Juntamente com o Vasa foram recuperados mais de 14 000 objectos de madeira soltos, incluindo 700 esculturas. Estas foram preservadas individualmente e recolocadas nos lugares de origem, no navio.

photo 5

5- O Vasa abrigava 64 canhões que poderia disparar balas de 11kg.

6- Caso tivesse afundado em outro mar seria impossível encontrar o Vasa tão bem conversado, isso porque o verme xilófago, Teredo navalis, devorador de cascos de madeira em águas salgadas, não sobrevive nas águas salobras do Mar Báltico.

Fonte: Site oficial do Vasamuseet

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

7 COMMENTS

  1. Oi Gisele. Ppr gentileza, vc poderia me dar uma informação sobre museu Vas? É possível comprar a entrada na hora? A fila é grande? Estremos em um cruzeiro pelo Báltico e nosso tempo e curto. Estamos pesando em pegar o jop on hop off do porto para a rodar e ir vendo a cidade até chegar ao museu. Descer, ir no museu e depoos andar um pouco pelo centro antigo e voltar para o navio pelas 16:00 hrs. O que vc acha?

    • Olá Valéria, é possível comprar o bilhete para o Museu Vasa na hora sim, e não costuma ter uma fila muito grande. Todas as vezes que fui entre super rápido.
      Acho legal o roteiro de vocês, sabiam que eu faço tour guiado em Estocolmo? Vou deixar aqui o link com os detalhes do roteiro.
      http://viajarpelaeuropa.eu/visita-guiada-em-estocolmo/
      Caso vocês tenham interesse posso acompnhá-los na cidade avisa que assim planejamos um roteiro legal para vocês conhecerem tudo. O que acha?
      Saudações viajantes,
      Gisele

      • Bom dia Gisele. Realmente seria somente a preocupação com a entrada para o Vasa, pois é um cruzeiro e temos receio de estar cheio para entrar, pq tb o horário é corrido. O passeio pela cidade eu e meu marido, já esquematizamos fazer por conta pois o câmbio para nós aqui, está bem difícil. Agradecida. Bjos.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.