O que fazer em Atenas – Roteiro de um dia em Atenas

2
3924

Atenas foi  uma das cidades que visitamos na nossa viagem de verão pela Europa em 2015. Ficamos apenas duas noites e um dia, foi tipo visita de médico, sabe? O  destino final dessa viagem era a nossa amada Ilha de Creta, então o tempo foi super corrido, mas deu para visitar todas as atrações que planejamos.

Look comfy para um passeio pela Acrópole de Atenas.
Look comfy para um passeio pela Acrópole de Atenas.

Atenas é uma cidade enorme, são mais de 3 milhões de habitantes, então para uma estadia curta é preciso muito planejamento e disposição para conhecer alguns dos pontos mais famosos.

Incrível essa vista da Acrópole para Atenas.
Incrível essa vista da Acrópole para Atenas.

Para quem pretende ficar pouco tempo em Atenas a escolha do local da hospedagem é fator essencial para otimizar os passeios. Na nossa rápida visita nos hospedamos no Bairro Attiki e o hotel  que escolhemos era relativamente próximo a uma  estação do metro.

Leia também: Onde se hospedar em Atenas

O aspecto principal para a escolha da hospedagem foi o acesso ao aeroporto. O ônibus do aeroporto para o centro de Atenas tinha uma parada bem em frente ao hotel, o que facilitou muito nossa chegada, já que viajamos a noite.

Nesse post aqui a Naiara já contou como ir do aerporto para o centro de Atenas.

Roteiro para um dia em Atenas

O nosso dia em Atenas começou com um café tipicamente grego no terraço do A for Athens, um hotel que fica localizado bem no centro da cidade. O bar do hotel fica aberto ao público, mesmo para quem não está hospedado por lá.

Além de saborear um frappé delicioso tivemos essa vista incrível para a soberana Acrópole. Lugar lindo para começar o dia, não acham? O A for Athens fica bem ao lado da saída da estação de Monastiraki.

Vista do A for Athens para a Acrópole.
Vista do A for Athens para a Acrópole.

Aproveitamos esse momento para planejar o nosso dia pela cidade com a ajuda da querida Theodora Kappou, guia do projeto “My Athens”, indicada pelo escritório de Turismo da Cidade de Atenas.

Estádio Olímpico de Atenas: Do hotel partimos para o Estádio Olímpico, o complexo, que foi completamente renovado para as Olimpíadas de verão de 2004, mas que agora está meio abandonado.

Essa visita nos decepcionou pois o local está bem descuidado e dizem que é devido aos cortes de gastos públicos por conta da crise na Grécia.

Arcos do Estádio Olímpico de Atenas.
Arcos do Estádio Olímpico de Atenas.

Então se você estiver planejando uma visita ao Estádio Olímpico de Atenas  confira se estará em época de  algum evento no local. Se não for o caso eu excluiria essa atração da lista.

Para quem tem pouco na cidade o lugar fica fora de mão, cerca de 30 minutos partindo do centro de metro, as estações mais próxima são Irini ou Neratziotissa, e não tem nenhuma outra atração turística para se visitar próximo ao estádio.

Para não perder a viagem completamente fizemos poses nos arcos do Estádio Olímpico de Atenas.
Para não perder a viagem completamente fizemos poses nos arcos do Estádio Olímpico de Atenas.

Almoço típico grego

Voltando do Estádio Olímpico fomos almoçar no centro. A Theodora nos levou a um restaurante bem típico da cidade, fora do burburinho do centro turístico. Um lugar do jeito que eu amo: aconchegante, comida típica deliciosa e frequentado por locais.

Escolhemos o prato “Mixed Grill”. Eu já contei a minha experiência meio traumática com um mix-churrasco em Creta, mas dessa vez foi diferente.

Prato gigante de churrasco grego em Atemas.
Prato gigante de churrasco grego em Atemas.

A Theodora nos explicou que esse prato varia de acordo com a região: em Atenas trata-se de uma mistura de várias carnes (frango, carneiro, porco…) e em Creta é mais uma mistura de várias partes do cordeiro.

No menu dizia que o mix-grill servia 4 pessoas, mas eu garanto que era para mais… Gente, era tanta comida que sobrou muito e éramos quatro!

Experimentando o mix-grill de Atenas.
Experimentando o mix-grill de Atenas.

Parlamento Grego: Depois do almoço nossa ideia era visitar a Acrópole mas como estava muito calor decidimos passear  pelos arredores do Parlamento grego. O edifício é famoso, pois é sempre em frente a ele que acontecem os protestos contra as medidas de austeridades para conter a crise na Grécia.

Parlamento grego em Atenas.
Parlamento grego em Atenas.

Lojinhas típicas: Visitamos também algumas lojinhas típicas, pois queria esperar até as 17 horas para subir para a Acrópole sem derreter no sol. Foi assim que conhecemos a “Mastiha”, um produto natural, tipicamente grego que serve para fazer vários tipos de  produtos. Desde cosméticos a massas e doces.

Cosméticos à base de mastiha vendidos em Atenas.
Cosméticos à base de mastiha vendidos em Atenas.

Vendem também chiclete de mastiha por toda a Grécia, para quem quiser experimentar. Tem um gosto bem diferente, eu gostei! 😀

Mousse de mastiha com sabor de chocolate e baunilha. Delícia!
Mousse de mastiha com sabor de chocolate e baunilha. Delícia!

Visita à impontente Acrópole

Acrópole é o nome dado ao ponto mais importante de uma cidade grega, local  que antigamente era o refúgio dos habitantes em caso de ataques às cidades e ponto de observação militar para prevenir esses ataques. Os gregos também costumam construir templos religiosos dedicados aos deuses na Acrópole.

Indo para Atenas! Compre aqui seu ingresso para visitar as atrações da cidade sem filas!

Por isso preparem para a subida! São pelo menos 30 minutos de caminhada para chegar até a famosa Acrópole de Atenas e não tem outro meio de transporte, é andando com fé que se chega ao topo, literalmente!

Templo de Atenas!
Templo de Atenas!

Teve um momento que eu pensei que não iria aguentar mais. Eu não sou fresca para andar, adoro turistar a pé e descobrir cada cantinho das cidades que visito, mas estava muito calor. Sem contar da nossa bagagem extra de 10kg, a nossa princesa mini viajante Nicole. Já era o fim do dia e quase que desisti!

Aproveitando a pausa para fazer fotos de família em Atenas.
Aproveitando a pausa para fazer fotos de família em Atenas.

Mas no fim valeu a pena, sentei, descansei por uns minutos, tomei água e fiquei super feliz de ter superado o cansaço para conhecer esse lugar incrível!

Comemorando o passeio pela Acrópole de Atenas com minha princesa!
Comemorando o passeio pela Acrópole de Atenas com minha princesa!

A vista da Acrópoles para Atenas é fantástica. Adorei conhecer os lugares por onde passaram os deuses da Grécia ainda mais com as explicações super interessantes da Theodora.

Poses com a querida Theodora Kappou, nossa guia em Atenas.
Poses com a querida Theodora Kappou, nossa guia em Atenas.
Teatro de Dioníso visto - Acrópole de Atenas.
Teatro de Dioníso visto – Acrópole de Atenas.

Veja agora meu post de curiosidades sobre a história de Atenas. Pois não vou entregar todo o ouro de bandeja em um post só, não é? Haha

Atenas

Comprinhas no bairro Plaka

Bairro Plaka: A nossa visita a incrível Atenas terminou no  bairro Plaka, um lugar super badalado que fica aos pés da Acrópole.

É ali que ficam as lojas de artesanato, restaurantes e cafés. É o ponto de encontro de turistas e moradores. Lugar ideal para jantar ou fazer umas comprinhas.

Vale lembrar que os gregos são bons negociantes, por isso vale sempre a pena pechinchar.

Roteiro de um dia em Atenas

Finalizamos nossa curta a visita a Atenas ali mesmo no buchicho no bairro Plaka tomando sorvete de yogurt grego, bolo de frutos silvestres e a deliciosa baklava. E esse foi o nosso “jantar” só de sobremesa.

Afinal, turista não faz dieta, não é mesmo? 😀

Roteiro de um dia em Atenas

E você, tem dicas do que fazer em um roteiro de um dia em Atenas?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

2 COMMENTS

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.