Para amar Atenas você precisa compreendê-la! Vem que eu te conto porque essa cidade é incrível!

0
2367
Atenas

Para quem pretende visitar a Grécia, um bom ponto de partida é a capital Atenas, uma metrópole de mais 4 milhões de habitantes localizada na parte Continental do país.

Além de apresentar tesouros históricos, arqueológicos e culturais, a cidade é vizinha de paisagens capazes de encantar até mesmo os olhos mais exigentes. Como a belíssima ilha de Santorini, por exemplo.

Santorini

Atualmente a paisagem urbana de Atenas  vive lado a lado com a arquitetura milenar grega. Um interessante encontro entre a modernidade e a história, por lá é possível assistir a um espetáculo no  Odeon Herodos Atticus  (anfiteatro da foto abaixo), visitar o Liceu de Aristóteles e passear pelos caminhos onde andaram os deuses gregos.

A cidade ainda respira história e também mitos e se tiver curiosidade, poderá encontrar quem ainda acredite na existência dos deuses e outros que fazem leitura da sorte na xícara de café.

Essa é a minha segunda vez em Atenas, e confesso que consigo me encantar novamente com as belezas de lugares que já visitei.

Atenas

 

O próprio metrô da cidade é uma mistura de avanços tecnológicos com a história do país. Em 2004, foram inauguradas duas linhas que, além de minimizarem o caótico tráfego local, tornaram-se novos pontos de interesse para os visitantes.

Leia também: 10 motivos para você amar Atenas

Desde a construção, as estações passaram a exibir uma série de objetos arqueológicos encontrados nas escavações durante o período das obras das linhas. Andar de transporte público em Atenas também se tornou um interessante passeio cultural.

Vale dizer que andar de táxi em Atenas é relativamente barato mas é bacana tirar pelo menos um dia para andar de metro e apreciar algumas das estações da cidade.

Atenas

Acrópoles – a mais famosa atração de Atenas

Uma visita a Atenas não estaria completa sem um passeio a Acrópoles. Acrópole é o nome dado ao ponto mais alto de uma cidade grega. Na antiguidade, esses picos eram utilizados como base de proteção. De lá, o exército vigiava as cidades para prevenir a chegada de invasores. Era também no alto onde se construíam os templos em homenagens aos deuses da mitologia grega.

O monumento mais imponente  do alto da acrópole de Atenas é o Parthenon, templo construído para abrigar a gigante Athena, de cerca de 11 metros de altura. Uma estátua feita em ouro e marfim.

A estátua de Athena não resistiu ao tempo, mas existem algumas cópias que comprovam a sua existência. Uma delas, considerada a representação mais fiel, está exposta no Museu Nacional da Grécia.


Compre aqui seu ingresso para visitar a Acrópoles de Atenas sem filas! 😉

Além disso, vale dizer que o horário ideal para uma visita a Acrópoles é ao fim da tarde, especialmente no verão. Um horário que não vai estar assim tão quente e você poderá aproveitar a luz do pôr do sol para fazer fotos ainda mais belas.

Atenas

Um fato curioso é que a estátua de Athena tinha lugar de destaque no local, colocada sobre uma piscina de azeite de oliva. “A ideia era de que os raios de sol refletissem no azeite e iluminassem a estátua, conferindo a ela um brilho extra para reforçar a expressão da grandiosidade e do poder da deusa”, como conta guia turística do projeto “My Athens”, Theodora Kaphou.

Do Parthenon restam as pilastras e outros objetos rodeados por andaimes que garantem a conservação. Ainda assim é um imponente monumento a ser visitado não apenas pela riqueza arquitetônica.

É também do alto da Acrópoles que se tem uma das mais impressionantes vistas para cidade.

Atenas

Estou mostrando nossas aventuras pela Grécia e muitas dicas no Instagram @viajarpelaeuropa. Segue lá!

Atenas

E você, também tem alguma dica imperdível sobre Atenas?

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário