Festival Pride em Estocolmo

0
1166
Pride em Estocolmo
Pride Stockholm 2013 - Foto por: Victória Freitas

Pride em Estocolmo: It’s beautiful to be what you are – É bonito ser o que você realmente é!

Pride em Estocolmo
Pride Stockholm – 2013 – Foto por: Victória Freitas.

O Pride de Estocolmo é o maior desfile do orgulho gay da Escandinávia. Desde 1998 o Pride Festival Stockholm acontece entre o final de julho e início de agosto, todos os anos, e, além da parada, acontece ainda um festival que dura cerca de 5 dias.

As atividades durante o período do evento passam por shows, palestras, apresentação de filmes, discursos e claro, muita festa.

Pride em Estocolmo
Famílias inteiras participaram do Pride – Foto por: Victória Freitas

O que faz do ‘Pride Stockholm’ um dos mais importantes do planeta?

A Suécia  é internacionalmente reconhecida pela defesa dos direitos homossexuais. Foi o primeiro país do mundo a remover a classificação de homossexualismo como doença.

A atividade sexual por pessoas do mesmo sexo foi legalizada no país em 1944 e desde então muitas outras leis têm sido aprovadas a esse favor.

Desde 1995 uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo são reconhecidas pelo parlamento e o casamento foi aprovado em 2009, com mais de  70% de apoio dos deputados.

Dentre os demais direitos GLBT na Suécia as regras de adoção são as mesmas para um casal heterossexual ou para um casal homossexual.

Existe ainda o direito legal de mudança de sexo. Um exemplo para o resto do mundo, não acham?

Pride em Estocolmo
Bloco Policiais Gays no desfile do Pride – Estocolmo 2013 – Foto por: Victória Freitas

Durante a  semana do Pride em Estocolmo, toda a população  da cidade se movimenta a favor do acontecimento. Os ônibus circulam com bandeiras do arco-íris, as lojas decoradas com as cores do movimento e até as crianças andam por aqui com roupas, pulseira e a bandeira do arco-íris. É desde cedo que os suecos ensinam a seus filhos como respeitar o próximo.

Pride em Estocolmo
Pride Stockholm 2013 – Foto por: Victória Freitas

Igualdade, Direitos Humanos e tolerância, porque “é bonito ser quem você realmente é”!

Pride em Estocolmo

Participei do Pride pela primeira vez em Estocolmo em 2013 e, confesso que fiquei emocionada. O evento trouxe a pergunta que não deveria calar nunca. Por que tanto preconceito?

No desfile um dos blocos que mais me comoveu foi o dos pais que passavam com camisas e cartazes com os dizeres: “Pais orgulhosos” e “Queremos mais respeito pelos nossos filhos”.

Me emocionei sim, pois vejo como estamos longe de alcançar esse nível de tolerância no Brasil. Tantos crimes acontecem pelo simples fato de não respeitarem as diferenças, o livre arbítrio.

E a lição que fica é que todos somos apenas pessoas: filhos, irmãos e pais. A opção sexual é decisão pessoal de cada um e chega de preconceito!

Passou por aqui? Comenta vai! 😉

Página oficial: Pride Festival Stockholm

Créditos: As fotos desse post foram gentilmente cedidas pela Victória Freitas, mineirinha, que mora em Estocolmo desde Junho de 2013. Ela tem um blog onde conta todos os passos burocráticos, além de outras coisinhas sobre a mudança para a Suécia. Conheçam a Victória em: Morando na Suécia.

Fonte: Visit Sweden

 

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.