O que fazer em Tokyo VIP-Sushi Lesson

0
478
O que fazer em Tokyo

Se você procura o que fazer em Tokyo, saiba que uma aula de sushi é uma ótima maneira de se conhecer as tradições e cultura do Japão e ainda trazer um nova habilidade para casa.

A escritora e blogger de viagem, Elena Paschinger, escreveu em seu livro The Creative Traveler’s Handbook (O livro do viajante criativo – em tradução livre) que o turismo criativo é uma oportunidade única de conhecer e interagir com locais.

Uma forma de aprender sobre a cultura de um lugar fazendo algo típico da cultura do lugar.

O que fazer em Tokyo

Desde que fui apresentada ao conceito de turismo criativo que nunca mais minhas viagens foram as mesmas. Passei a me involver de uma forma mais próxima à cultura dos lugares visitados e assim aprender mais durantes as minhas viagens.

Durante a preparação da minha viagem a Tokyo, não foi diferente. Decidi que faria um aula de sushi. Eu amo comida japonesa, então nada mais justo que aprender a prepará-la com as próprias mãos, in loco, não é mesmo?

Escolhi a empresa Mina Japan reconhecida por oferecer  uma experiência VIP onde aprendemos a fazer o autêntico sushi com um chef japonês em um dos restaurantes mais tradicionais de Tokyo.

O que fazer em Tokyo VIP? Sushi Lesson com Mina Japan

Nossa experiência na aula de sushi começou antes mesmo de sairmos do hotel. Quando a nossa guia nos contou algumas particularidades sobre o Japão.

Você sabia que em Tokyo as ruas não têm nome? Minako nos  contou que para chegar a um endereço, basicamente você tem que saber onde está indo. Supe complicado mas é assim que as coisas funcionam por lá.

Até mesmo os taxistas podem ter dificuldade em encontrar o local que você procura, por isso é importante que, ao sair para um tour sugiro que peça sempre para que te busquem ao hotel.

Sem contar a falta de endereço, propriamente dita, as entradas para os restaurantes são bem discretas e os nome em japonês, né?

No Japão não encontramos grandes toldos, publicidade chamativa ou esplanadas convidativas. Os restaurantes geralmente estarão escondidos em algum prédio comercial.

O que fazer em Tokyo

Nossa guia Minako Shimane, da empresa Mina Japan, foi ao nosso encontro no hotel Ana Intercontinental, onde estávamos hospedados. De lá partimos de taxi para o famoso Tsukiji, um dos mais tradicionais restaurantes da badalada região de Ginza. Local onde eu teria a minha aula de sushi.

Leia também: Tour de Kimono no bairro Asakusa, em Tokyo.

O que esperar de uma aula de sushi em Tokyo?

Os japoneses são excepcionalmente delicados e levam as tradições ao pé da letra. Minako nos contou que foram anos de negociações até que os chefs do restaurante Tsukiji aceitassem a proposta de dar aulas de sushi a turistas.

É que no Japão o título de chefe chefe de sushi é extremamente prestigiado e, como tal, não é concedido “gratuitamente”. Você deve estudar anos para obtê-lo.

Para ser apto a adentrar uma cozinha japonesa e se intitular chef, você primeiro deve estudar entre anos, se dedicar, seguir a hierarquia, e se mostrar merecedor do título.

Um autêntico sushi chef, ou Itamae, em japonês, passa por anos de treinamento, começando “de baixo”. A expectativa é que você comece como o limpador do restaurante, eventualmente se formando como “preparador de arroz”, antes de finalmente obter seu aprendizado como um wakiita (o que significa ‘apto a estar perto da tábua de corte’).

Depois disso, pode passar anos até o aluno estar apto a usar seu próprio conjunto de facas de sushi (conhecido como hocho no Japão). E depois de anos de investimento em prática e treinamento o estudante apenas se tornará um Itamae se for considerado bom o suficiente.

O que fazer em Tokyo

Por isso que uma aula de sushi é uma verdadeira imersão na cultura japonesa e na verdade uma honra para o viajante.

Durante minha aula de sushi em Tokyo percebi as tradições nos detalhes. Desde a quantidade de nós na fita do “kimono” utilizado durante a aula, à forma como se lava as mãos e que se manipula o arroz.

O que fazer em Tokyo

É preciso ser delicado e principalmente ouvir com atenção as instruções do chef.

Assim como nas tradições buditas, presentes no Japão, onde pregam o viver no presente, para fazer uma aula de sushi você deve esquecer o mundo a sua volta e se concentrar essencialmente no que está fazendo.

Confesso que estava completamente admirada, e honrada, em estar atrás do balcão de um restaurante tradicional no Japão que, para mim não existia nada mais importante no mundo senão aquela experiência. Aquele momento!

O que fazer em Tokyo

Fazer sushi requer cuidado e leveza. A técnica segue um ritmo. Quase como em uma dança: lava-se a mão, limpa-se a bancada, prepara-se os ingredientes. Pega-se o arroz delicamente apenas com a ponta dos dedos, faz uma pequena  “trouxinha” utilizando apenas uma mão, coloca-se wasabi (aquele tempero verde japonês) delicadamente com a ponta do dedo e a seguir, o peixe cru de sua escolha.

A título de curiosidade, sushi em japonês, quer dizer arroz com vinagre.

Como fui uma aluna dedicada acabei sendo”promovida” e me deixaram manipular ummasçarico para fazer algumas peças de sushi braseado. Isso porque acabei terminando de fazer minhas 12 peças de sushi bem antes de terminar o tempo da aula. 🙂

Eu disse que estava super concentrada ali, certo?

A seguir a aula provamos as peças de sushi preparadas por mim além de algumas peças feitas pelo sushi chef. Estava tudo uma delícia! O almoço foi acompanhando por matcha té, o famoso chá verde do Japão.

Um delicioso almoço típico japonês, onde também aprendemos sobre a história do sushi e algumas curiosidades sobre a cultura do país.

Eu mostro todas as aventuras (quase) em tempo real no Instagram @viajarpelaeuropa. Adiciona agora para ficar por dentro de todas as nossas dicas de viagem!
O que fazer em TokyoSer um chef de sushi no Japão é um cargo altamente reverenciado e para mim foi uma honra poder aprender um pouco sobre essa tradição além de algumas técnicas da culinária japonesa.

Uma das experiências mais memoráveis da minha viagem ao Japão!

O valor da aula de sushi em Tokyo é de ¥30,000 por pessoa, cerca de 240€ e inclui almoço, uma bebida não alcoólica e alguns presentinhos no final.

Site oficial: VIP Sushi-lesson em Tokyo

Fontes: Creative Travel

How to become a sushi chef

E você, tem alguma dica do que fazer em Tokyo?

Minha aula de sushi foi um convite da Mina Japan, a opinião é minha.

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário