Morar na Noruega, vale a pena ?

4
6574

Descubra os prós e contras de morar na Noruega

A Noruega está entre os melhores países para se viver, liderando há alguns anos o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levantamento que “mede” o progresso das nações, analisando aspectos como a economia, a educação e a expectativa de vida.

Liderar esse ranking, é claro, chama a atenção de muitas pessoas, inclusive a de brasileiros. Muita gente fica interessada e passa a sonhar em se mudar para cá. Mas será que vale mesmo a pena morar na Noruega ?

morar na noruega
Foto: Eduardo Grund /Region Stavanger

Em breve completarei dois anos morando em Stavanger e nesse tempo tem sido comum perguntas relacionadas a viver aqui. Então resolvi escrever sobre as minhas impressões: se é bom, se vale a pena.

Leia também: O que visitar em Stavanger a cidade em que eu moro.

Eu adoro morar na Noruega, contudo conheci brasileiros que não gostam e se dizem infelizes em terras norueguesas. Então acho que sempre deve-se avaliar e ponderar os pontos positivos e negativos de cada lugar e perceber o que realmente te faz feliz ou não.

morar na noruega
Foto: CH – lunss.com

Primeiro de tudo, lembre-se que ao mudar, você deixará para trás família e amigos, terá que aprender a conviver com a saudade e a distância. É bem possível que você perca muitas datas comemorativas: aniversários, nascimentos, casamentos de amigos e familiares. Mas hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as redes sociais fazem essa distância diminuir um pouquinho. Imagina como era no tempo de nossos pais e avós? Não tinha internet e telefone era caríssimo, que dirá para o exterior.

Outro fator que pode incomodar muito é abandonar o calor das terras tropicais para encarar as temperaturas gélidas escandinavas. Muitos brasileiros sofrem com o frio e a escuridão, principalmente no outono e inverno, e sentem falta da praia, do calorão brasileiro. Particularmente, eu não sinto tanto do calor, mas sinto, sim, muita falta do sol, de andar de bermuda, camisetas e chinelo. É, inclusive, pela falta de sol por aqui que é recomendado que os moradores da região escandinava tomem complemento de vitamina D. A falta dela gera cansaço e desânimo.

Lavender Bridesmaid Dresses

No inverno as temperaturas podem variar entre 5ºC a -15ºC, pode ser até menos se você estiver mais ao Norte do país. No verão os termômetros ficam entre 5ºC e 25ºC nos dias mais quentes. Aí você pode pensar: “Poxa, é frio para caramba!”. Bem, depende! Há um ditado por aqui que diz que não existe tempo ruim e sim roupa inapropriada. E se você tem dúvidas de como se vestir no inverno europeu tem que ler esse post que dei varias dicas para não passar sufoco no frio.

morar na noruega
Foto: Eduardo Grund / regionstavanger.com

A Noruega também é conhecida pela alta carga tributária. Já vi muitos comentários na internet criticando isso, mas eu não vejo mal em ter muitos impostos quando os serviços públicos oferecidos, como educação, saúde, transporte e segurança, são de boa qualidade. No Brasil, temos muitos impostos e os serviços públicos não correspondem às necessidades da maioria das pessoas que deles dependem. Mas não quero aqui entrar em polêmica.

Por conta do clima e dos altos impostos, aquele nosso hábito de ir ao barzinho com os amigos depois do trabalho não é muito comum por aqui. Assim como sair para comer fora. Outro costume muito típico da Noruega e dos demais países da Escandinávia é que tudo sempre é marcado com certa antecedência. Não há improviso ou eventos marcados em cima da hora. Não espere ouvir de um amigo norueguês algo do tipo: “Está ensolarado. Então passa lá em casa mais tarde para fazermos um churrasco”. Nunca! Se calhar de o sol sair no domingo, piorou, porque lojas e supermercados não abrem aos domingos. Você pode sentir falta daquela festa e socialização brasileira. Nada melhor que fazer amizades com brasileiros por aqui para quebrar toda essa formalidade norueguesa!

bridesmaid dresses NZ
Foto: Eduardo Grund /Region Stavanger

Outra dúvida é se os noruegueses são frios. Bem, sempre digo que eles não são frios, eles são mais reservados, têm medo de invadir a privacidade da pessoa e, por isso, acabam sendo mais fechados. Obviamente eles não são calorosos como nós. Não espere ser convidado para casa de um norueguês com pouco tempo de contato. Outra característica marcante desse povo é a tranquilidade. Eles são também, sem dúvidas, menos estressados que nós, brasileiros rs.

Leia também: 15 curiosidades da Noruega

Por aqui, o índice de escolaridade é alta! Todos, em sua maioria quase que absoluta, estudam em escolas públicas. O serviço de saúde também é público. Já estive internada por uma semana aqui e não tenho nada do que reclamar. Conheço algumas famílias brasileiras que vivem aqui há anos e me dizem que não teriam condições de dar a mesma qualidade de vida a seus filhos no Brasil.

De acordo com o relatório anual de 2015 “State of the World’s Mother”, da ONG Save the Children, a Noruega é o melhor país para criar os filhos, num total de 179 países analisados. Um fato curioso que contribuiu para este índice é que a licença maternidade pode durar um ano para as mães (que continuam a receber 80% do salário) e três meses para os pais. E não pense que a empresa onde você trabalha te “olhará torto” por tirar esse período de licença a maternidade. Aqui a família vem em primeiro lugar!

morar na noruega
Foto: Ingeborg Skrudland / Jærmuseet

A Noruega também é um dos países mais seguros do mundo. É claro que podem acontecer casos esporádicos, mas, no dia a dia, é muito seguro. Você anda pelas ruas sem medo; pode falar ao celular sem risco de ser assaltada; crianças vão e voltam da escola sozinhas. Também é seguro andar sozinha à noite. Eu tenho o costume de sair e voltar a pé sozinha sem nenhum problema. Não estou dizendo que é violência zero, mas, comparado a outros países e ao Brasil, é, sim, muito mais seguro. Ao me mudar para cá, por bem dizer, acabou o problema que mais me incomodava no Brasil, a falta de liberdade de ir e vir em função da violência.

morar na noruega
Foto: Monica Larsen / regionstavanger.com

A Noruega também é um país com pouca diferença social. Mais uma vez, é claro que existe uma certa diferença, mas ela não é grande. Posso dizer que não existem pessoas pobres aqui. Todos ganham o suficiente para viver bem e ter acesso a todos os serviços públicos básicos de qualidade.

morar na noruega
Foto: Terje Rakke/Nordic Life/regionstavanger.com

Sendo assim, apesar de “probleminhas” pontuais, a Noruega continua ostentando o título de melhor país do mundo para se viver. Basta você avaliar se os pontos negativos irão pesar muito ou se os pontos positivos irão prevalecer. O que posso afirmar é que essa percepção é muito diferente de pessoa para pessoa. Não há uma fórmula perfeita! Há quem ame e há quem odeie viver aqui. Eu estou no time daqueles que simplesmente amam esse país incrível!

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

4 COMMENTS

  1. Parabéns pelo post, cada post que vejo nesse mundinho virtual me perco em sonhos, espero 1 dia conhecer esse lugar !

Deixe seu comentário