Como se vestir para o inverno na Europa

28
845
inverno na Europa

O inverno na Europa é uma época muito especial. É uma estação que, apesar das baixas temperaturas, atrai muitos brasileiros para cá. Todos querem aproveitar o romantismo dessa época, desfilar seus looks de frio e  praticar esportes de inverno.

Para aproveitar o melhor dessa época, sem passar frio, é preciso se vestir adequadamente. Então tenho aqui alguns truques que aprendi vivendo na Noruega.

Como se vestir para o inverno na Europa

A regra de ouro para não passar frio no inverno na Europa é vestir -se em camadas.  Isso não quer dizer necessariamente colocar várias blusas grossas, sem nenhuma estrutura, pois, além de não se proteger do frio, a escolha errada das peças pode ainda atrapalhar a sua flexibilidade.

 

A primeira camada deve ser uma segunda pele térmica ou de lã. Essa segunda pele serve para manter o corpo aquecido e evitar a perda de calor. Essas peças são encontradas facilmente em lojas de esportes ou especializadas. Essa da foto é da Uniqlo, uma marca japonesa especializada em roupas de inverno.

Para a parte debaixo o ideal é  vestir uma calça térmica ou de lã, essa peça em contato com a pele ajuda a manter o corpo aquecido. Por cima use a calça que preferir. Mas, se possível, evite o jeans, pois esse  tende a ser um tecido que fica gelado.

Aqui na Noruega eu compro meia-calça com 60% de lã. Isso me permite uma certa liberdade para montar looks. Acabo usando  vestidos, shorts e saias, mesmo inverno. Além de quentinho fica elegante. Eu adoro!

 

Sua próxima camada deve ser uma blusa de manga longa, que pode ser de tricot também, lã ou cashmere. Se não estiver um frio absurdo, (digamos, temperaturas negativas), pode-se usar blusas de manga longa que temos para o dia a dia no Brasil ou até mesmo camisas.

Sempre com um bom casaco por cima, claro.

Por falar em casaco, essa é a peca mais importante de um look de inverno. Eles devem ser compridos, a prova de água,  corta vento  e com enchimento de penas ou plumas de ganso. As penas de ganso regulam a temperatura e fazem com que a peça possa ser usada em temperaturas negativas.

Na Escandinávia essas temperaturas podem chegar a -5ºC ou -25ºC nos meses de Dezembro a Fevereiro. É muito frio!

 

Inverno na Europa

Vale lembrar que sobretudo de lã não é um ítem adequado para o inverno na Europa. Ele pode ser usado em épocas com temperaturas  amenas, como o outono ou a primavera.

Temos esse post aqui falandos sobre o que vestir no outono na Europa.

As botas devem ter solado de borracha, ser a prova d´água, ter revestimento de lã e, é essencial, que sejam anti-derrapantes, se for para serem usadas em lugares com neve.

Caso sua bota não seja própria para neve, uma sugestão é comprar palmilha de lã para ajudar a manter os pés quentinhos. Quem usa muito esse truque é a Gi. Inclusive ela fez um vídeo mostrando na prática como ser vestir para o inverno na Europa.

Aperta o play e veja como ela veste tudo isso na prática. =)

Agora que você viu o vídeo, já sabe que também é essencial proteger o pescoço, não é mesmo? Além de ajudar manter o corpo aquecido, os cachecóis ajudam a previnir resfriados.

Aliás, este é um bom truque para variar os looks! Ouse nas cores e estampas deste acessório para dar um ponto de cor na sua produção. Uma ótima oportunidade para brincar com os looks e não parecer estar sempre com a a mesma roupa nas fotos. {risos}

Não podia terminar esse texto sem falar da importância de proteger as extremidades: cabeça, mãos e pés. Lembre-se sempre do gorro e das luvas. Esses pontos devem estar sempre bem aquecidos, pois é por ali que perdemos calor facilmente.

Para lugares com neve as luvas devem ser à prova d’água.

 

Para temperaturas negativas os gorros/tocas devem ser forrados com lã, como a Gi mostrou no vídeo.

 

Como se vestir para o inverno na Europa

No inverno também é importante hidratar os lábios, rosto e o corpo, pois esse clima de inverno é um grande vilão para a pele, que além de ressecar rápido pode acabar machucando. Mas esse é assunto para outro post. =)

E você, também tem dicas de como ser vestir para o inverno na Europa?

 

 

 

 

 

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

28 COMMENTS

    • É normal para quem mora no Brasil ter dificuldade, mas é sempre importante começar com a primeira camada de segunda pele térmica, isso já ajuda bastante. Que bom que gostou das dicas. Beijos, Lidiane.

  1. Oi Lidiane, amei o post. É muito difícil escolher a roupa ideal quando a gente sai de um país tropical. Eu sofri no começo e ainda sofro um pouco com isto.
    Abs,Marlise

    • Oi Marlise, no começo temos as roupas erradas por isso às vezes sofremos um pouco, mas quando aprendemos a nos vestir pro inverno com as camadas certas da para ficar bem quentinha. Assiste o vídeo que a Gi fez para o nosso canal no YouTube que está bem explicadinho https://youtu.be/n86NzsL1gPM
      Grande beijo, Lidiane.

  2. Adorei o post! Pesquisei um pouco sobre o assunto quanto fui para a Finlândia, mais por curiosidade, pois fui para lá na primavera e só fiquei pelo sul do país. Estou bem afim de fazer uma trip de frio, vou certamente usar estas dicas!

    • Que legal que esteve na Finlândia! Com certeza uma viagem no inverno vai te proporcionar outra experiência, com as roupas certas não há o que temer. Aqui no blog tem mais dicas de passeios pela Escandinávia. Beijos, Lidiane.

  3. Adorei as dicas. Sou super friorenta e quando viajo no inverno sempre acho que o que levo será pouco. Já viu então que minha mala é sempre enorme e no fim acabo nem usando tudo. rsrsr Abraço
    Sil Mendes

    • Verdade, quando não estamos acostumados parece mais complicado, mas nem é tanto, lembre se colocar a segunda pele térmica e proteger as extremidades, mãos, pés e cabeça. Assiste também ao vídeo que a Gi fez https://youtu.be/n86NzsL1gPM está super explicadinho. Fico feliz em saber que gostou do texto.
      Beijo, Lidiane.

  4. Que post super completo! Eu não consigo nem imaginar o que seja viver em -25ºC, mas tenho loucura pra ir à Escandinávia no frio, para ver a Aurora Boreal.

    Post salvo para a vida!

  5. E eu achando que passava frio aqui no RS… sabe nada, inocente! hahaha

    Ótimas dicas, vou lembrar delas quando tiver coragem de encarar a Europa no inverno!

    • Hahaha Gisele, quantos graus chega a fazer aí no RS ? Ah, da pra você encarar o inverno europeu, pense nessa pessoa aqui que saiu de terras cariocas … Segue essas dicas que elas vão te ajudar a se proteger do frio.
      Beijos, Lidiane.

Deixe seu comentário