Os 10 melhores cafés de Estocolmo – Onde você vai tomar um fika hoje?

0
1641
Os melhores cafés de Estocolmo

Os melhores cafés de Estocolmo! Um post para guardar nos favoritos e ter sempre a mão na hora de escolher onde tomar um fika com os amigos, filhos ou com o crush!

O Brasil é um dos maiores exportadores de café do mundo, e segundo dizem, também possui o título de ter o melhor café. Confesso que não tenho a pretensão de medir qual é o melhor entre eles, mas sei que o café de Estocolmo me surpreendeu positivamente.

Faz parte da cultura sueca uma pausa no meio da tarde para tomar café com os amigos, o chamado “fika” – que é algo levado muito à sério (quase sagrado) e me ajudou bastante a lidar com a saudade de casa.

Leia também: O que é fika?

Nesses meses desde que cheguei à Suécia, ter um “fika” com os novos amigos pôde me remeter à mesa de casa, na companhia da minha família, com o café recém coado pela minha mãe. Uma pausa para o café pode nos conectar uns com os outros ou nos conectar com o nosso trabalho e novas ideias. E aqui na terrinha gelada há muitos lugares charmosos e deliciosos para se manter quentinho.

Já sabemos que os blogs estão cheios de listas com os melhores cafés, mas o que pretendo é um pouco diferente. Embarcamos em uma jornada de novas propostas, de gastronomia local, de cultura, de design e de empreendedorismo.

Vale lembrar que os cafés não estão em ordem de preferência, já que escolhi categorias diferentes, como “workspace”, para ir com as crianças, para relaxar, para um encontro mais intimista e para ir com os amigos. Vamos?

Os melhores cafés de Estocolmo

1. Elfviks Gårdsbistro

Ele não aparece na lista dos cafés mais famosos da cidade. Não por não ser incrivelmente bom, mas pelo simples fato de não ser um local turístico, mas sim um ambiente frequentado pelos locas. O Elfviks Gårdsbistro está localizado em Elfvik, Lidingö.

O Elfviks Gård é uma fazenda preservada e o café fica no interior da antiga casa. O café é ótimo e pode ser acompanhado da mais tradicional doceria sueca, como bolinhos de chocolate com aveia (chokladbollar) e um delicioso bolinho de canela (kanelbullen). É possível sentar para apreciar o café no interior da charmosa biblioteca.

Considero que este é um lugar para ir com toda a família, pois é possível caminhar pela fazenda, alimentar e afagar os cavalos (que vestem roupas no frio!!), ver a pequena horta (no verão) e ainda fazer fotos de tirar o fôlego nos jardins da casa, que fica de frente para o mar.

COMO CHEGAR: Linha vermelha do metrô, estação Ropsten. De lá pega-se o ônibus 204 para Elfvik. Elfviks Uddvej, 12.

2. Krukor & Kaffe

O Krukor & Kaffe – vasos e café – é um completo charme. Logo ao entrar, já é possível se encantar com a proposta de design moderno e acolhedor.

Tem muitas plantinhas por toda a decoração e você pode adquiri-las por preços não tão módicos. Mas são incrivelmente lindas e dão um toque comfy para sua casa ou ambiente de trabalho. Achei muito diferente e interessante a ideia de pedir no balcão “um cacto e um café, tack!”, e foi exatamente o que eu fiz.

A proposta do café é servir comidas mais saudáveis e orgânicas, como sanduíches frescos feitos com pães de grãos e sem aditivos. Classificaria este café como o lugar para curtir a própria companhia, lendo um bom livro, ou para ir com um amigo para uma tarde tranquila e de boa conversa.

COMO CHEGAR: Linha vermelha, estação Tekniska Högskolan. Valhallavagen 53.

3. Vetekatten

Foi inaugurado em 1928, por Ester Nordhammar, numa época em que as mulheres estavam começando a adquirir direitos e espaço na sociedade. A ideia de Ester era abrir uma pâtisserie com artigos de altíssima qualidade. E foi o que ela fez, inclusive empregando muitas mulheres jovens.

Com uma incrível história no passado, o Vetekatten conseguiu manter o espírito de ter comida de altíssima qualidade.

Hoje espalhado por toda a Estocolmo, o mais charmoso fica na Kungsgatan, centro da cidade. O espaço é bonito e também manteve a arquitetura inicial de pastoril.

O local é ideal para fazer pequenas reuniões informais ou para ir com os amigos. O preço é honesto e o café é refil. Podemos escolher na vitrine tradicionais pães suecos com cardamomo, um maravilhoso chokladboll com cobertura de côco e outra maravilhas da confeitaria sueca.

COMO CHEGAR: linha vermelha, estação T-centralen, ou linha verde, estação Hötorget. Kungsgatan 55

4. Kaffekoppen

Foi a primeira vez que parei lá para tomar um café e já senti que foi paixão à primeira vista. O Kaffekoppen faz parte de um dos pontos turísticos mais visitados de Estocolmo, a Stortorget, praça principal da também maravilhosa Gamla Stan (cidade antiga). O local é cheio de restaurantes e outros cafés no estilo viking.

Leia também: Tour guiado em Estocolmo em Português

Posso afirmar sem dúvida que é um dos melhores cafés que tomei aqui na cidade. Provei o semla, um tradicional pãozinho temperado com cardamomo, pasta de amêndoas, marzipã e creme, fabricado apenas entre os meses de dezembro e fevereiro. São sabores e aromas novos e incríveis. Pude experimentar também um dos melhores cappuccinos de Estocolmo, tudo isso em uma tarde fria de domingo.

Vale ressaltar também o excelente serviço do local. Fomos recebidos com muita simpatia e atenção. Ainda, considero o café um excelente lugar para ir à dois. Aproveitar o local aconchegante, com um bom café, uma boa comida e depois caminhar pelas belas ruas de Gamla Stan é um “must do”.

COMO CHEGAR: linha vermelha ou verde, estação Gamla Stan. Stortorget 18

5. Espresso House

O Espresso House possui uma vibe diferente dos demais cafés. Contando com diversas unidades em Estocolmo e em toda Escandinávia, o lugar é um convite para levar o computador e passar algumas horas trabalhando enquanto aprecia um bom café.

A decoração é eita com espaços confotáveis para coworking e pequenas reuniões. É também ótimo para um lanche rápido com os amigos, por um preço honesto.

Recomendo os bagels vegetarianos e o cheesecake de doce de leite para acompanhar um capuccino. A minha unidade favorita é a da Kungsgatan.

COMO CHEGAR: linha verde, estação Hötorget. Kungsgatan 27.

6. Gretas

É o café do hotel Haymarket by Scandic, localizado no centro da cidade. Ele tem uma decoração temática da Belle Époque, possuindo, na minha opinião, a melhor trilha sonora de todos os cafés.

Além da decoração incrível e luxuosa, o Gretas é o lugar ideal para o marcar o after work. Recomendo visita-lo na sexta-feira, na companhia de amigos, para uma taça de vinho ou para um chá. O cappuccino também é uma delícia à parte.

A cozinha segue uma tendência mais natural, com saladas, bruschettas e sanduiches com pães de grãos. Para a sobremesa, recomendo a torta vegana de cacau ou as mini-tortinhas de limão.

Este é mais um dos cafés que não estão incluídos nos guias turísticos de Estocolmo, uma vez os frequentadores são basicamente os locais, mas é assim que prefiro aproveitar uma cidade: visitando os lugares que os moradores frequentam. Difícil é não se surpreender!

COMO CHEGAR: linha verde, estação Hötorget. Hötorget 13-15.

7. Mr. Cake

Um café para coroar o quase sagrado fika: esse é o Mr. Cake. Ele abriu em setembro de 2017 em uma das ruas mais valorizadas de Östermalm e é assinado pelos chefs Roy Fares e Mattias Ljungberg, com o objetivo de oferecer uma proposta que misturasse a confeitaria sueca com a americana.

O ambiente tem uma decoração em estilo industrial, mesclando o moderno e o simples. Com muitas luzes e plantinhas, o ambiente fica bem agradável.

Lá é necessário escolher, solicitar no balcão, pagar e depois procurar uma mesa – tarefa nem sempre fácil, pois o café virou tendência e está quase sempre cheio.

Há muitas coisas boas no cardápio, mas nada pode ser comparado ao croissant red velvet. Foi a união perfeita da técnica da boulangerie francesa com o sabor do bolo americano mais amado. Dá vontade de trazer tudo para casa, sem pensar no dia de amanhã!

Outro item maravilhoso do cardápio é o cookie de chocolate. É exatamente como deve ser: crocante por fora e úmido por dentro. Para acompanhar, um bryggkaffe (um coadinho normal) ou um espresso.

COMO CHEGAR: linha vermelha, estação Tekniska Högskolan. Rådmansgatan 12

8. Flickorna Helin Café

É um café super descolado situado no Djurgården.

O local é agradável e é ideal para uma pausa após passar um tempo passeando pelo parque. A proposta de lá é para toda a família, inclusive o cachorrinho, pois trata-se de um café pet friendly.

No entanto, é preciso um pouco de paciência, pois além de ser pequeno, ele está sempre cheio. O café é honesto e os demais acompanhamentos também são bons, apenas com a ressalva do preço, foi o mais caro entre os visitados.

COMO CHEGAR: linha azul, estação Kungsträdgården. De lá, pega-se o tram 7 para a estação Nordiska Museet. Rosendalsvägen 14.

9. Kaffeverket

Não apenas o ambiente é interessante, mas o café é muito bom. Pedimos espresso, panquecas, croissant e chokladboll de pistache. Achei o croissant muito parecido com os da própria França e isso foi uma ótima surpresa.

É também ideal para um encontro mais despretensioso com alguns amigos, especialmente se tiver alguém vegetariano no grupo – há diversas opções de saladas e sanduiches para quem não come carne.

O preço dele é um pouco acima da média mas mesmo assim voltaria pela panqueca, pelo croissant incrível e pelo café.

COMO CHEGAR: Linha verde, estação S:t Eriksplan. Sankt Eriksgatan 88.

10. Fabrique Stenugnsbageri

Por último, mas não menos importante, esse café é uma espécie de Boulangerie e fica no badaladíssimo bairro de Södermalm. É um café mais hipster, seguindo a tendência dos outros cafés da vizinhança.

A padaria é realmente incrível, possuindo vários tipos de pães de fabricação própria. Aproveitamos que estava na época do Semla e pedimos um. Incrivelmente delicioso.

A dica é caminhar pelo bairro e parar lá para uma conversa e um café, ou apenas uma leitura. O atendimento é ótimo e o ambiente é um convite para desfrutar de boa comida e boa companhia.

COMO CHEGAR: linha vermelha, estação Mariatorget. Rosenlundsgatan 28.

PLUS: Dice Café

Imagine um café acolhedor em que você pode escolher qualquer jogo de cartas ou de tabuleiro e jogar por várias horas. Esse é o Dice Café.

Definitivamente esse é um lugar para ir com os amigos. É preciso reservar e pagar 50 SEK para ter acesso aos jogos.

O café em si é muito simples, mas a oportunidade de passar um tempo jogando com os amigos por algumas horas, em um sábado foi uma ótima experiência.

A Dice foi o primeiro café com o intuito de reunir a galera que curte jogos de tabuleiro. O ambiente é muito descontraído e o atendimento é realmente muito simpático e prestativo.

Recomendadíssimo!

COMO CHEGAR: Linha azul, estação Rådhuset Polhemsgatan 21.

E para você, quais são os melhores cafés de Estocolmo? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

SHARE
Previous articleComo ganhar dinheiro com as redes sociais
Next articleComo é celebrada a Páscoa na Suécia?
Advogada, amante de viagens, fotografia e Van Gogh. Sente verdadeira felicidade quando o piloto diz que a decolagem foi autorizada e quando um cachorrinho lhe dá cabimentos. Sofre de incontinência verbal, é sensitiva incorrigível, mora no frio e ama o calor. Lê C.S. Lewis, curte filosofar e cantar Beatles na estrada. Tem medo de balões estourando e de atravessar a rua, igual a qualquer pessoa. Conecte-se comigo nas Redes Sociais e veja como administro tudo isso!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.