Suécia é o pior país para se fazer amigos, e agora?

0
862
fazer amigos na Suécia
Foto por: Magnus Liam Karlsson/imagebank.sweden.se

Fazer amigos na Suécia é missão impossível?

A Suécia foi nomeada como o pior país do mundo para se fazer amigos, de acordo com uma pesquisa sobre a qualidade de vida de expatriados, publicada pelo HSBC.

O país está entre os primeiros da lista quando se trata de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, segurança, saúde, mas cai bruscamente no ranking quando no quesito ‘bom lugar para criar novas amizades’.

Com base em entrevistas com mais de 21.000 expatriados em 39 países, a Suécia ficou em 36º lugar para a “vida social” e um último lugar para “fazer amigos”.

Leia também: A Suécia é oficialmente o melhor país do mundo, diz pesquisa

Se você acompanha meu dia a dia em Estocolmo através do Instagram @viajarpelaeuropajá me ouviu dizer que o maior desafio da vida na Suécia não foi a língua nem a dificuldade em arranjar trabalho mas sim a dificuldade em fazer amigos.

A pesquisa mencionada acima mostra uma realidade que sinto na pele nesses quase 5 anos morando em Estocolmo.

Na Suécia existe um certo ‘protocolo social’ para se fazer amizades. É necessário existir algo em comum com ‘o outro’ para que se inicie um diálogo. Por mais sociável que você seja, em terras suecas amigos não se fazem na mesa do bar ou no ponto do ônibus.

fazer amigos na Suécia

O que no Brasil trata-se apenas de uma situacão cotidiana, falar com estranhos em um local público e logo marcar um chopp com o até então desconhecido, na Suécia é algo impensável.

Para mim, a maior dificuldade em se fazer amigos na Suécia vem do fato de que eles têm grupos específicos de amigos formados desde a escola. É comum que as pessoas estudem com os mesmos colegas a ‘vida inteira’ desde a primeira série. Esse grupo fechado muda apenas na faculdade, quando se formam novos grupos ainda restritos.

Falando pela minha experiência, quebrar o gelo e entrar nessa espécie de  “tribo” não é uma tarefa fácil.

Veja também: Como procurar trabalho na Suécia

Mas, quando finalmente conseguimos fazer amizades com os suecos, eles são fiéis e muito amigáveis. O grande desafio está mesmo em encontrar uma maneira de chegar a esses grupos.

De acordo com uma passagem do documentário The Swedish Theory of Love, é necessário entender esse funcionamento dos grupos na Suécia para se chegar até eles. Por isso use e abuse dos eventos, grupos no Facebook e cursos, dessa forma será mais viável a sua convivência com os locais.

Apesar do desafio em se fazer amigos na Suécia, me mantenho otimista. Tenho amigas que fiz durante o curso de SFI, nos grupos de Facebook e também muitos amigos que fiz através do blog. Aliás o contato diário com seguidores e pessoas que conheço através do blog tem sido o meu portal para uma vida mais divertida e menos solitária por aqui. Obrigada pela sua companhia! =)

Agora aperta o play e assista ao meu vídeo com dicas para você fazer amigos na Suécia!

E você, tem alguma dica infalível de como fazer amigos na Suécia?
Assista ao documentário: The Swedish theory of love
Veja a pesquisa no site oficial do HSBC
Fonte: The Local Sweden
Créditos: Foto de capa do post por Magnus Liam Karlsson/imagebank.sweden.se

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário