O que é Couchsurfing

3
1187
Couchsurfing

O couchsurfing é   um website onde pessoas de várias partes do mundo oferecem hospedagem gratuita para os  viajantes.

Couchsurfing / Share you life - Divida sua vida!

Se hospedar gratuitamente parece um sonho, né? Mas como o couchsurfing funciona na prática?

A filosofia do couchsurfing vai muito além da troca de hospedagem. A proposta dessa comunidade é o intercâmbio cultural. Para ter acesso a rede é preciso criar um perfil e entrar em contato com outros *surfers por todo o mundo. Surfers são as

Parece simples e mágica para economizar na hospedagem e fazer uma viagem realmente low cost, certo? Mas não é bem assim.  Para ter uma boa experiência com o couchsurfing é preciso olhar o projeto de outra forma e não pensar friamente apenas no seu bolso.

O couchsurfing é uma troca de valores, muito além de buscar um lugar para se hospedar. Você se hospeda em casa de uma pessoa (desconhecida) mas leva o seu conhecimento e cultura. É preciso ter o coração e mente abertos para fazer novas amizades. Porque é pesssoal e amigável, não é um hotel que você manda um email e faz uma reserva.

É certo que surgem muitas dúvidas a respeito de ficar hospedado na casa de desconhecidos. Dá até um certo medo mas ter uma experiência agradável depende muito de você mesmo. Depende de como você encara o mundo, se está aberto a conhecer pessoas de todos os estilos, culturas e gostos e conhecê-las na privacidade da casa delas.

Por isso deixo aqui 6 dicas poderão te ajudar a ter uma boa experiência com o couchsurfing e também a obter mais respostas positivas para os seus pedidos de hospedagem.

http://buildmate.com.sg/product-tag/waterproof/feed/ *Seis dicas para utilizar o couchsurfing

Antes de ser uma utópica e dizer que todos vão ter experiências tão gratificantes como eu tive, deixo aqui simples conselhos que podem ajudar na hora de pesquisar e provavelmente aumentar as probabilidades de alguém te oferecer um sofá.

1- Sua personalidade:  Tenha em consideração a sua personalidade. Primeiro porque você tem que estar aberto a conhecer (sem julgar) pessoas de diferentes culturas e hábitos de vida. E tem de saber que na casa dos outros há regras e você deve estar disposto a respeitá-las.

2- Não faça pedidos automáticos: Quando pedir para ficar hospedado na casa de alguém tente avaliar a individualidade da pessoa. Procure por perfis que você se identifique realmente. Seja pela profissão, modo de vida ou forma de pensar. E diga porque você gostaria de ficar hospedado na casa dela. Seja sincero e pessoal. Dizer que você precisa de um pedaço de chão para dormir não é legal!

3- Conquiste a amizade do seu provável anfitrião: Trata-se de uma pessoa desconhecida, mas que por algum motivo estará disposta a abrir a porta da casa dela para te hospedar. E é seu dever convencer esse ilustre desconhecido de que você é alguém que merece entrar na casa dele. Seja gentil. Tá bem que você ficou sem hostel na última hora da viagem, mas nem por isso quer dizer que os outros são obrigados a te ajudar, afinal não te conhecem.

4- Couchsurfing exige tempo: Despenda de tempo para pesquisar e leia todos os detalhes dos perfis. Na hora de enviar o pedido prefira pessoas que tenham referências de outros surfers. Se têm depoimentos positivos as chances de você ter uma boa experiência aumentam bastante.

5- Interagir: Procure ”conhecer” e se deixar conhecer minimamente. Converse antes, pelo Facebook ou Skype, assim vocês deixarão de ser tão estranhos assim. Criar um pouco de confiança antes da viagem tanto para a pessoa como para você se sentir mais seguros.

6-Vá aos eventos do Couchsurfing: Existem muitos eventos de Couchsurfers pela Europa, esses eventos aparecem logo na primeira página do site, assim que se efetua o login. Os encontros são listados de acordo com a cidade onde você está. Participe, encontre as pessoas, para um passeio, café, bar, enfim socialize. Conheça o projeto, converse com os surfers, pergunte. Talvez assim você também encontre amigos como eu encontrei, open-mind people dispostos a compartilhar experiências de vida a se aventurar por esse mundo, sem medo e sem preconceito.

7- Se ofereça para um café ou um passeio por sua cidade: Que tal se disponilizar para um café ou passeio com alguém que esteja visitando a sua cidade? Assim é a forma de você começar criando uma rede e recebendo depoimentos dos surfers. Vai aumentar a sua chance de conseguir um sofá quando for o caso.

E você, tem alguma dica sobre o couchsurfing? 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

SHARE
Previous articleViajar de Ryanair
Next articleRéveillon em Paris
Jornalista, mineira, 31 anos, ariana e mãe da Nicole. Atualmente morando na Suécia. Escolhida por voto público para estar entre os 30 melhores blogueiros do mundo participar da desejada viagem Kerala Blog Express para India. Conecte-se comigo nas Redes Sociais e faça parte dessa aventura!

3 COMMENTS

  1. Olá! Estou procurando pessoas que já tiveram experiências com couchsurfing pra me basear em algumas coisas. Estou pensando em passar 15 dias na Europa, mas ainda tenho algumas dúvidas. Como lá o visto não é antecipado, como você fez quando foi? Você levou uma carta dos seus surfers ou não foi necessário?

    Obrigada!!

    • Olá Ester, temos algumas dicas sobre como preparar a primeira viagem para Europa aqui acho que isso pode te ajudar.
      Sobre a carta convite dos surfers eu não saberia de responder pois quando vim para a Europa a primeira vez
      eu vim para um intercâmbio, então eu tinha visto de estudante.
      Sobre a carta convite seria importante para comprovar o endereço da sua estadia na Europa, pois isso eles perguntam na imigração
      Boa viagem 😉 Qualquer coisas estamos por aqui…

  2. Oi Gisele
    Adorei o post, o espirito é esse mesmo. A troca é muito grande!
    Eu já hospedei bastante gente na minha casa.
    Tive experiências incríveis e outras nem tanto, mas nunca tive nenhuma experiência desagradável. Já me hospedei duas vezes também em viagens pela Europa, e foi maravilhoso.
    Já encontrei para tomar um café e fiz uma amizade tão grande que passei com a pessoa por dias. Amizade aliás é o que define esse incrível projeto. Fiz muitos amigos incríveis e conheci meu marido por lá também rs

    Bjs
    Dani Bispo
    Comer e Coçar é Só Começar

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.