Como montar um roteiro para Sardenha

2
180

Pesquisar e planejar viagens pode ser algo tão prazeroso quanto colocar o pé na estrada. Eu adoro, pois sinto como se já estivesse vivenciando minhas viagens enquanto organizo meus roteiros. Foi a essa conclusão a que cheguei nos dias que antecederam minha viagem à Sardenha, uma ilha situada a Oeste da Itália e ao Sul da ilha francesa de Córsega. Por estar localizada no mar Mediterrâneo, o destino é um dos paraísos mais concorridos do verão Europeu. Confesso que o roteiro para Sardenha foi um dos mais difíceis e sofridos de ser montado. Para que você não sofra tanto quanto eu, escrevi este post com algumas dicas para lá de preciosas!

roteiro para sardenha

Montar o roteiro para Sardenha não foi uma missão fácil porque a ilha é bem grande, com várias praias maravilhosas e algumas pequenas ilhas que merecem ser conhecidas. Como o arquipélago La Madalena e a ilha de Córsega, a quantidade de dias para explorar a Sardenha pode variar muito. Particularmente, quando mais eu pesquisava, mais eu queria ficar por lá.

Não pense você que por se tratar de uma ilha, será possível conhecer toda Sardenha em três, cinco ou sete dias. Segunda maior ilha do Mediterrâneo, Sardenha tem uma área de mais de 24.000 km² e 1.849 km de costa.

roteiro para sardenha

Mas, afinal, quantos dias ficar, quando ir, como chegar, onde se hospedar e quais praias visitar na Sardenha? 

Quantos dias ficar:

Definir a quantidade de dias do seu roteiro para Sardenha é, para mim, uma questão de responder às seguintes perguntas: Quanto tempo eu tenho para viajar?  Quanto tempo eu quero passar relaxando e/ou aproveitando as praias? A viagem será só para Sardenha ou pretendo conhecer outras cidades da Itália, por exemplo? Gosto de explorar a viagem de carro? Quero conhecer o máximo da ilha?

Bom, como eu quis aproveitar a viagem para conhecer outras cidades da Itália e só tinha 15 dias de férias, meu roteiro para Sardenha foi de 6 dias inteiros, o suficiente para relaxar e conhecer o norte da ilha.

Mas como Sardenha é bem grande, daria para ter passado os 15 dias (ou até mais) das férias por lá, o que seria suficiente para explorar toda a ilha.

roteiro para sardenha

Quando ir: 

O mais aconselhável é ir dos meados de maio, quando as temperaturas já começam a subir na Itália, até o inicio de outubro, quando já é Outono na Europa. Lembrando que agosto são as férias escolares no continente, com isso, as praias ficam mais cheias e os preços das hospedagens estão mais altos. Eu optei pelo final de julho. As praias ainda não estavam muito cheias e a temperatura estava ótima para curtir as belezas naturais.

roteiro para sardenha

Leia também: 5 pontos turísticos imperdíveis na Europa. 

Como chegar: 

Existem três aeroportos na ilha de Sardenha: dois ao Norte, nas cidades de Alghero e Olbia, e um ao Sul, em Cagliari, capital da Sardenha. Para melhor explorar a ilha é necessário alugar um carro, pois diferente da maioria das cidades europeias, a Sardenha não tem infraestrutura abrangente de transporte público.

Dependendo da quantidade de dias que for ficar por lá, você pode chegar por um aeroporto ao Norte e sair por Cagliari, ao Sul. Acho que essa é a melhor opção para roteiros com mais de 7 dias. Ou mesmo chegar por Olbia e sair por Alghero, opção que teria sido ótima para os meus 6 dias na ilha. Acabei optando por chegar e sair por Olbia, o que não foi ruim, nem necessariamente bom. Como eu queria visitar praias próximas a Alghero, acabou que ficou um pouco cansativo dirigir, às vezes, até 200 km ou mais e depois ter que fazer o caminho de volta.

Algumas das empresas que voam para Sardenha são as italianas Alitalia e Meridiana Fly. Pesquise pelo Google Flights a melhor opção.

roteiro para sardenha

Onde se hospedar: 

Tudo gira em torno da quantidade de dias que terá o seu roteiro para Sardenha. Nos meus 6 dias, optei por uma única base (hotel): a região de Porto Cervo. A opção se deu pelo fato de que ali estavam as praias que gostaríamos de conhecer, além de estar perto do aeroporto de Olbia, por onde chegamos e saímos da ilha. Porto Cervo abriga a conhecida Costa Esmeralda, que, pelo nome, vocês já podem imaginar a cor da água. A região tem ainda outros atrativos, como um centrinho com lojas e restaurantes para passear no final do dia e os iates enormes para admirar [risos].

Fiquei hospedada no Grand Hotel in Porto Cervo, que oferece boa estrutura para os hóspedes, café da manhã incluso, bom restaurante, piscina grande, recreação, uma praia quase que particular e um por-do-sol maravilhoso!

roteiro para sardenha

Ficando mais dias ou chegando e saindo por aeroportos diferentes, o ideal é escolher, pelo menos, umas três bases (hotéis) e ir se deslocando pela ilha. Por exemplo: chegando por Alghero, opte por uma hospedagem nessa região, depois faça base em Porto Cervo e, por fim, hospede-se em Cagliari, localidade onde você pegará o voo para casa. E é, claro, você pode fazer o trajeto inverso.

roteiro para sardenha

Quais praias conhecer:

Nossa, esse é um tópico bem difícil, pois, de verdade, TODAS as praias que conheci eram lindas. As que vi apenas por foto, me pareciam também fantásticas. Acho que não tem um cantinho sequer que não seja lindo e de tirar o fôlego! Sem dúvidas, a Sardenha é um dos lugares de praia mais lindos que já visitei!

No Arquipélago La Maddalena, fomos nas praias: Spiaggia di Cala Spalmatore, Cala Trinita, Spiaggia di Punta Tegge, Spiaggia di Cala Garibaldi e Spiaggia di Cala Coticcio (para chegar nesta é preciso fazer uma trilha de uns 40 minutos).

roteiro para sardenha

Na região de Santa Teresa Gallura, fomos nas praias: Spiaggia Rena di Ponente e Grotta la Tana di Lu Maccioni. É de lá que saem os ferry para a ilha de Córsega.

roteiro para sardenha

Outra região que merece ser visitada é Stintino. Lá visitamos as praias: Spiaggia di Ezzi Mannu, Spiaggia delle Saline e Spiaggia della Pelosa, que, para mim, é a mais deslumbrante! Dá para acreditar na cor desse mar?! Parece uma piscina!

roteiro para sardenha

Praias em Porto Cervo: Spiaggia Del Grande Pevero, Baja Sardinia, Spiaggia Del Principe e Capriccioli.

Não fui a Alghero, mas queria muito ter conhecido a Grotta di Nettuno e as praias da região.

Leia também: 10 fotos lindas para inspirar sua viagem pela Grécia. 

roteiro para sardenha

Espero que esse post te ajude a montar o seu roteiro para Sardenha. Uma coisa posso te garantir: vale muito a pena conhecer essa ilha. Eu fiquei muito impressionada e apaixonada por aquele mar. Acho que as fotos não fazem jus à beleza do mesmo. É um azul quase neon.

E você, tem alguma dica de como montar seu roteiro para Sardenha?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

2 COMMENTS

  1. Eu sou suspeito para falar, mas realmente a Sardenha foi uma das férias mais relaxantes da minha vida. Lugares incríveis, comida sensacional e um clima maravilhoso… O texto acima detalha bem o que se deve considerar ao planejar uma viagem à Sardenha

Deixe seu comentário