Tudo que você precisa saber para ver Aurora Boreal na Noruega

0
765
aurora boreal

A Aurora Boreal é um dos fenômenos mais incríveis do mundo! O Norte da Noruega é um dos destinos mais procurados para avistar este espetáculo de luzes dançantes no céu. Mas, e se você estiver visitando mais ao Sul do país, será que é possível se surpreender com este fenômeno? Bem, vou contar minhas experiências de caça à Aurora Boreal em Stavanger, cidade no litoral sudoeste do país.

Aurora Boreal

Conhecida como capital do petróleo, Stavanger é o destino ideal para quem gosta de natureza, quer fazer diversas trilhas e conhecer os famosos fiordes. Mas e a Aurora Boreal… será que dá para vê-la? A resposta é sim! Contudo, saiba que o fenômeno não ocorre com tanta frequência e intensidade como nas cidades de Trømso e nas ilhas do Lofoten, ao Norte da Noruega. Digamos que você vai precisar de um pouco de sorte, mas vai que você esteja no dia e na hora certa aqui em Stavanger?! Não custa nada ficar atento às dicas a seguir.

Leia também: O que visitar em Stavanger

Aurora Boreal

Primeiro de tudo, à Aurora Boreal é um fenômeno natural que acontece quando partículas eletricamente carregadas de energia solar entram em contato com os gases presentes na atmosfera da Terra. O resultado desse encontro é um espetáculo de luzes que dançam no céu, mudando de lugar e de cores.

O período em que normalmente ocorrem é entre o final de setembro e início de março, quando os dias são mais curtos e a escuridão está mais prolongada. Nessa época do ano, o céu costuma a estar limpo, o que permite a visualização do fenômeno.

Aurora Boreal

“Então com o que devo me preocupar para conseguir ver a Aurora Boreal se estiver em Stavanger neste período do ano?”

Bem, a minha primeira dica é que você baixe um aplicativo de previsão de Aurora Boreal. É como um aplicativo de tempo, só que específico para a previsão do fenômeno. O “Norway Lights” ou “Aurora” são apps gratuito que indico. Os aplicativos informam quando e onde você deverá buscar a Aurora Boreal. O índice que mede a intensidade das luzes do Norte é o KP. Aqui em Stavanger, estando com KP acima de 4, já é possível ver, lembrando que o céu deve estar limpo!

Aurora Boreal

Aurora Boreal

Também acho legal participar de grupos no Facebook onde há a troca de experiências e divulgação de previsões. Eu participo do grupo Stavanger Aurora Chasers. Foi, inclusive, por causa desse grupo que minha saga pela Aurora Boreal em Stavanger ficou mais constante. O grupo é bem ativo. Todos estão sempre trocando informações e avisando onde a Aurora Boreal está visível na região.

Aurora Boreal

Para se ver a Aurora Boreal melhor e com mais intensidade, em Stavanger ou até mesmo nas cidades ao Norte da Noruega, é necessário se afastar do Centro das cidades, de pontes e pontos de iluminação. Os lugares em que o fenômeno costuma ser mais visível aqui em Stavanger são em Tungenes, Sola, Hundvåg, Ølberg beach. São áreas de fácil acesso, a partir do Centro de Stavanger, se você estiver de carro.

Aurora Boreal

A partir da minha entrada no grupo Stavanger Aurora Chasers no Facebook, me juntei a um grupo de caçadores da Aurora Boreal para a minha primeira expedição em Stavanger. Fomos num barco tipo veleiro para uma ilha pouco habitada em um ponto onde as luzes da cidade não interferiam.

Aurora Boreal

Permanecemos no local de 23h até mais ou menos 1h da madrugada. Estava bastante frio e por isso fizemos fogueira e lanchamos admirando o céu, na expectativa de vermos a tão esperada Aurora Boreal.

Aurora Boreal

Mas não foi naquele dia! O fator sorte também é um pouco importante nessa caçada rs. No dia seguinte, acreditem, a Aurora Boreal pode ser vista em Satavanger!

Aurora Boreal

Bom, se você estiver no dia certo e lugar certo para ver a Aurora Boreal, lembre-se de levar sua máquina fotográfica, uma bateria extra, se possível, porque, com o frio, ela costuma descarregar mais rápido. Não se esqueça de um tripé, que é fundamental para que conseguir capturar a Aurora. Ah, e a regulagem da câmera no manual, ok? Esqueça o automático, pois não dá certo!

Aurora Boreal

E você, também tem alguma dica para sair à caça da Aurora Boreal na Noruega?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário