8 motivos para você viajar para Kiruna

8
2905
Camp_Ripan_Aurora_Theatre_PHOTO_Tetsu_Miwa

Kiruna é uma cidade encantadora que fica localizada no norte da Suécia. Já declarei meu amor por ela várias vezes aqui no blog e também nas redes sociais. Mas para que você tenha certeza que deve incluí-la no seu roteiro de viagem pela Europa, vou deixar aqui 8 motivos para você viajar para Kiruna.

Kiruna Sweden

1- Casinhas coloridas

As casas de Kiruna são lindas e coloridas. Parece quem foram tiradas diretamente de um conto de fadas. Mas existe uma explicação lógica para isso… As cores das casas foram estrategicamente pensadas para que os moradores pudessem encontrar facilmente suas residências nos meses escuros do inverno sueco. Nesse período a cidade passa por 3 meses de escuridão, em que o sol simplesmente não aparece.

Assim toda ajuda é válida para não ficar perdido do lado de fora no frio que pode ser de -20C, não é mesmo?

Vista Aérea de Kiruna. Foto - Divulgação
Vista Aérea de Kiruna. Foto – Divulgação

Para a alegria de nós viajantes as residências além de coloridas têm uma arquitura super fotogência. Em Kiruna cada passo é um flash! Impossível não querer registrar tanta fofura em forma de casa!

Casa de Kiruna - editada

2-Tomar café na maior mina subterrânea do mundo

A LKAB, maior mina subterrânea de minério de ferro do mundo, fica localizada em Kiruna, e está aberta a visitação do público. Imagina fazer um passeio a 550metros no fundo da terra! Agora imagina que lá dentro é um mundo moderno, em que funciona wifi, tem museus, salas para congressos. Acreditem, nem sequer percebemos que estamos “perdidos” em algum lugar no subsolo.

LKAB Kiruna Sweden

Na mina tem até um café, porque na Suécia a pausa para o “Fika é mesmo sagrada, nem que seja em algum mundo subterrâneo!

LKAB Kiruna Sweden

3 – Instituto de Física Espacial

Por estar localizada próxima ao círculo Polar Ártico Kiruna é o lugar ideal para pesquisas científicas espaciais. É por isso que o IRF, Institutet för Rymdfysik ou Instituto de Física Espacial, da Suécia fica localizado na cidade. No local cerca de 45 cientistas estudam fenônemos físicos, principalmente as atividades solares e relacionadas a Aurora Boreal.

Prefeitura de Kiruna. Foto - Divulgação
Prefeitura de Kiruna. Foto – Divulgação

4- A cidade inteira vai se mudar de lugar

Kiruna passa pela maior transformação urbana da atualidade. A cidade inteira está preparando suas malas para se mudar de lugar. Desde 2012, autoridades locais, cidadãos e diretores da mina LKAB dialogam para colocarem em prática o ousado plano de transferir a cidade para uma área a três quilômetros de onde ela está. A medida vai evitar que Kiruna seja ‘engolida’ pela mina.

Kiruna
Kiruna

Testes realizados pela Luossavaara-Kiirunavaara Aktiebolag (LKAB) apontam a existência de minério de ferro a até 1,8 mil metros de profundidade. Quanto mais funda a perfuração, mais puro é o material extraído. Para que o trabalho continue é preciso que a cidade faça suas malas e se mude de lugar.

Interessante, não é?  Daqui a 5 anos a cidade já vai estar de cara nova, mais um motivo para visitá-la agora e voltar depois para conferir o resultado da mudança.

5- Hotel de Gelo

Como não bastasse, a 25 minutos de Kiruna fica localizado o singular Ice Hotel, que é uma exposição de arte e hotel feito de gelo natural e neve de um dos últimos rios selvagens da Europa. Outro fato curioso é que o hotel de gelo é montado e desmontado com uma nova decoração todos os anos.

Ice Hotel Kiruna - Editada

Para a construção Ice Hotel vários arquitetos, designers e artistas de todo o mundo são convidados para dar forma ao exclusivo Ice Hotel daquele ano específico, ano passado por exemplo visitei a exposição em comemoração aos 25 anos de existência do Ice Hotel esse ano tudo já está diferente.

Ice Hotel Kiruna

6 – É possível ver neve quase o ano todo

Kiruna é uma das cidades da Suécia em que praticamente é inverno (frio) o ano todo. Os moradores de lá mostram orgulhosamente fotos do feriado do Midsommar, o feriado do “Meio do Verão, com a cidade toda branquinha.

Inverno em Kiruna. Foto - Divulgação - editada
Inverno em Kiruna. Foto – Divulgação – editada

7 – Uma igreja para todas as religiões

Kiruna tem uma igreja para todas as religiões. Quase não tem a presença de símbolos religiosos. A ideia é que todos se sintam bem-vindos tanto na igreja quando na cidade

Com a mudança de lugar a igreja é um das construções que serão removido peça a peça e futuramente remontada, como um quebra-cabeça, no seu formato original no novo centro da cidade. Uma das formas encontradas pela comissão Kiruna 4 ever, responsável por manter a identidade de Kiruna, mesmo com uma mudança tão radical.

Igreja de Kiruna. Foto - Divulgação

8 –  Aurora Boreal

A Aurora Boreal é com certeza o fenômeno mais incrível que pode ser visto em Kiruna. A sensação de ver essas “luzes dançantes” ao vivo é inexplicável. Para entender a Aurora é preciso vê-la com os próprios olhos. Nenhuma foto, video ou texto podem descrever a emoção de ver esse espetáculo natural. Nada faz jus ao que é a Aurora de verdade!

Camp_Ripan_Aurora_Theatre_PHOTO_Tetsu_Miwa

Em Kiruna as atividades da Aurora Boreal costumam ser tão fortes que você pode ter a sorte de vê-la na cidade mesmo, sem precisar ir “à caça” nos arredores da cidade. Demais, né!

Fiquem ligados porque em breve vou escrever um post dedicado todo a Aurora Boreal por aqui.

Enquanto isso aperte o play e veja o vídeo que gravei durante minha viagem para Kiruna.

E agora me conta, você, ficou com vontade de conhecer Kiruna?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

8 COMMENTS

  1. Realmente os países nordigos são espaciais, já visitei a Suécia e Finlândia.
    Não cheguei a conhecer Kiruna em uma próxima oportunidade quero conhecer
    Esse ano em 2016 meu objetivo é conhecer Noruega e Dinamarca.
    Lindas as fotos parabéns pelo blog.

    • A Escandinávia é mesmo incrível Elisangela! 😀
      Fico muito você que você esteja gostando de acompanhar o blog.
      Saudações Viajantes,
      Gisele

    • Que delícia seu comentário Jéssica!
      O blog é escrito com muito carinho e fico feliz em saber que minhas palavras te despertaram desses países tão lindos.
      Beijos
      Gi

  2. Ola Gisela.
    Sou Isabel, portuguesa, vivo no Porto e vou a Suecia de 17 a 23 de Dezembro.
    Gostava de ir a kiruna e ver a aurora boreal. E a Fjalbacka, porque sou fâ da Camila Lackberg
    Sugestões para a minha viagem?
    Beijinho

  3. Olá, Gisele,

    Parabéns pelo didático blog! Muito legais suas explicações da Aurora Boreal. Eu tive o privilégio de correr a Maratona do Sol da 1/2 noite em Tromso – Noruega. Agora pretendo conseguir ver a Aurora Boreal. Assim, quero fazer duas perguntas: em qual época do ano vc foi à Kiruna?
    Lá é muito mais caro que na Finlândia? Obg.

    • Olá Alceu, tudo bem?
      Fico feliz em saber que as dicas estão sendo úteis.
      Fui a Kiruna em março de 2016 mês que marca o final da temporada das Auroras que podem
      ser vistas justamente entre setembro e março.
      Não acho que a Suécia seja mais cara que a Finlândia, especialmente em uma cidade pequena como Kiruna.
      ABs e desde já boa viagem!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.