Que a Grécia é o meu lugar favorito para passar o verão na Europa não é segredo mas, dentre os meus lugares preferidos no país a Lagoa de Balos, (Balos Lagoon) com certeza merece destaque.
A lagoa de Balos, localizada em Creta, a maior ilha grega é uma praia que tem uma areia branquinha, uma água incrivelmente azul-turquesa, super transparente.
Outra particularidade é que por conta das rochas ao redor do local, a praiaa fica “protegida” do vento e por isso quase não tem ondas, tão calma que parece uma pisciana. Detalhe importante para quem viaja com crianças pequenas.
O lugar é tão especial que já foi escolhido como destino de férias pela Princesa Diana. Por essa fotos de encher os olhos nós conseguimos entender o motivo, não é?
Como chegar a Balos Lagoon?
A famosa Lagoa de Balos está localizada aproximadamente a 56km de Chania, e está acessível de barco ou de carro.
De carro: Partindo de Chania você deve seguir para a vila de Kalyviani pela Via E65. Uma vez em Kaliviani você precisa seguir as placas para a praia de Balos. Depois de cerca de 10Km vai chegar em uma estrada de terra. Seguindo as indicações você vai chegar ao parque de estacionamento onde terá que deixar o carro. A partir daí terá que seguir caminhando. E
Esse paraíso chamado Balos estará a cerca de 30 minutos a pé do estacionamento.
De barco: Há várias empresas que fazem cruzeiros diários a Balos partindo do porto de Kissamos. A viagem começa em Kissamos, na parte da manhã e durante o percurso faz uma paragem em Gramvousa. Local que tem uma bela praia e também as ruínas de um castelo super charmoso.
Veja só a vista de encher os olhos que temos do Castelo de Gramvousa a caminho de Balos Lagoon.
Quando fiz a viagem de barco para Balos Lagoon a Nicole tinha apenas 9 meses, o que significa que fiz a trilha para o Castelo de Gramvousa carregando-a no Ergobaby (canguru). Mas garanto que cada gota de suor valeu a pena. Eu amei a experiência. Viajo com minha filha desde que ela tem 2 meses de idade e não deixo de fazer praticamente nenhuma atividade nas minhas viagens por conta dela. Mas isso é assunto para outro post. 🙂
A viagem até Balos é super animada. O barco, na verdade um ferry, não é dos mais novinhos mas têm música e um restaurante/café. Portanto podemos ir nos distraindo com alguns petiscos e bebidas pelo caminho.
A comida do barco não é uma brastemp, se é que me entende, além disso a Balos Lagoon é praticamente deserta então não se encontram ali bares e restaurantes. Por isso o mais aconselhável é levar seu próprio lanche.
Você vai reparar que muitas pessoas levam seus petiscos. E, vamos combinar que um picnic com essa vista não é nada mal, não é?
Leia também: Como chegar a Navagio – a praia mais incrível da Grécia
Mas por que visitar Balos Lagoon?
As rochas no limite do mar fazem com que essa bela praia tenha a aparência de uma lagoa. O que a torna uma atração imperdível é também a incomparável tonalidade azul-turquesa da água e a calmaria que dá a ela um aspecto de piscina natural. Chama atenção ainda a areia fina, que em alguns lugares apresenta uma exótica cor rosada devido às conchas esmagadas.
Traduzindo em outras palavras a Lagos de Balos podia facilmente ser chamada de um pedaço do paraíso.
De acordo com dados da Empresa Cretan Daily Cruises, que opera os ferrys com destino a Balos, durante os meses do verão europeu, cerca de 1,5 mil turistas visitam Balos e a Ilha Gramvousa todos os dias.
O que quer dizer que a praia pode estar completamente cheia durante o verão na Europa. Mas não se preocupe, que o sentido de “cheio” para as prais europeias não se pode comparar com Copacabana em alta temporada, entende? Vale a visita!
E você, tem alguma praia favorita para aproveitar o verão na Europa?