Home Itália Nápoles – como chegar e o que visitar!

Nápoles – como chegar e o que visitar!

2
Nápoles – como chegar e o que visitar!

[wp_ad_camp_1]

Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, localizada no sul do país. Famosa por ser o “berço” da pizza e pela proximidade ao vulcão Vesúsio e as ruínas das cidades de Herculano e Pompeia. Motivo que me levou a incluir Nápoles em uma das minhas viagens à Itália.

Castelo do Ovo - Nápoles
Castelo do Ovo, Nápoles.

Como chegar a Nápoles

Eu fui de Roma a Nápoles de trem, pela Trenitália. Não comprei o bilhete antecipado mas paguei apenas 22€ ida e volta. Optei pelo trem mais lento, a viagem dura cerca de 3 horas. Se  você tiver esse tempo vale a pena a economia mas se já estiver planejando sua viagem compre o bilhete on line, com antecedência. É uma boa forma de encontrar trens mais rápidos, em que a viagem dura mais ou menos 1hora a preços mais em conta.

O grande vilão de Nápodes: a mafia e o lixo

Rua XX - nas proximidades da estação de trem
Rua nas proximidades da estação de trem, Nápoles.

A minha primeira impressão sobre Nápoles foi a de uma cidade suja e insegura. Logo ao sair da estação de trem me deparei com as calçadas completamente tomadas pelo lixo, não esperava que fosse tanto, e por todos os lados.

Mas isso tem uma explicação: a mafia italiana ganha muito dinheiro com o lixo. Para quem se interessar pelo tema, existem livros, filmes e reportagens produzidos sobre o assunto.

Mas deixando de lado esses detalhes nada agradáveis, aproveitamos para conhecer o outro lado da cidade que é cheia de histórias, no mínimo, intrigantes… Próxima as ilhas de Capri, Ischia e Procida e ruínas de Pompéia, sem contar que ela fica aos pés do imponente vulcão Vesúvio.

O que visitar em Napoles

Porto de Nápoles
Porto de Nápoles.

Porto de Nápoles: Na minha passagem pela cidade acabei, sem querer, fazendo um tour de transporte público. Erramos o ponto que deveríamos descer e  passamos 45 minutos passeando entre os bairros napolitanos.

Vimos um pouco dos bairros afastados, também bastante sujos e por fim chegamos ao belo porto de Nápoles. Lugar movimentado, cheio de  restaurantes e bares com boa pizza e pelo que percebi os napolitanos também aproveitam o local, ou seja, não é uma área só para turistas.

Castelo do Ovo: Fica próximo ao Porto. Segundo a lenda, este castelo foi construído em cima de um ovo mágico, que mantém toda a estrutura. Caso o ovo se quebre, além de destruir o castelo, várias catástrofes podem acontecer na cidade. Será?

O que experimentar em Nápoles

Calzone aos quatros queijos - servido com presunto italiano e salada.
Calzone aos quatros queijos – servido com presunto italiano e salada.

Itália e pizza são quase sinônimos, mas ir a Nápoles é uma boa pedida para a experimentar a pizza margherita ou a famosa pizza napolitana.

De acordo com os próprios italianos, no sul da Itália é onde estão as melhores pizzas. E já que estamos lá, por que não conferir?

O melhor de tudo é que o preço dos restaurantes, em geral, são mais convidativos que em Roma. Pode-se facilmente encontrar pizza + bebida por cerca de 5€. Se estiver pelo porto da cidade basta conferir a tabela de preços  na entrada dos restaurantes.

A dica de um amigo napolitano é, enquanto estiver pelo Centro Histórico, visitar a  Antica Pizzeria da Michele (Via Cesare Sersale – 1-3). A pizza de lá, segundo ele, é ‘orgasmica’. Vindo de um italiano, melhor acreditar!

Eu não experimentei essa pizzaria porque fui para Pompeia e não visitei o Centro Histórico de Nápoles. Mas fica como desculpa para voltar a cidade.

5 dicas para aproveitar Nápoles

Napoles
Nápoles.

1 – Dá para ir e voltar de Roma a Nápoles no mesmo dia. Basta programar o roteiro com os horários e fazer a viagem de trem que demora cerca de 1 hora..

2 – Tenha cuidado com objetos pessoais e evite utilizar câmeras ou telefones pela rua, o mesmo vale para as caminhadas noturnas.

3 – Procure caminhar pelo centro e pela região do porto de Nápoles, e no mais pela parte histórica da cidade, já que é mais movimentado.

4 – Caso vá passar a noite em Nápoles opte por algum hotel/hostel próximo a estação, assim salva tempo na hora de pegar o trem. Além disso o porto e o Centro Histórico são bem acessíveis a partir da estação.

5 – Na Itália tem taxa de serviço nos restaurantes, ou seja, você paga para sentar, para falar com o garçom, para usar o banheiro…

 Você está procurando hotel em Nápoles? Recomendo o Booking.com – site que sempre utilizo para reservar hotéis para as minhas viagens.

 

Previous article Como é viajar de Norwegian
Next article O barato de Estocolmo
Business Developer, Empresária, jornalista especialista em marketing digital, palestrante, influenciadora e mãe da Nicole. Há quase 10 anos atua na área de marketing digital e em 2018 transformou o seu blog de viagens em uma empresa na Suécia. Gisele também viajou para vários países trabalhando com grandes redes de hotéis e Ministérios de Turismo Internacionais.

2 COMMENTS

  1. Uma dica boa é aproveitar pra visitar Sorrento que é encantadora!!!! E sim Nazaré, tem gente que prefere ficar em Sorrento ao invés de Napoles.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Dicas grátis para sua viagem no seu email