[wp_ad_camp_1]
Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, localizada no sul do país. Famosa por ser o “berço” da pizza e pela proximidade ao vulcão Vesúsio e as ruínas das cidades de Herculano e Pompeia. Motivo que me levou a incluir Nápoles em uma das minhas viagens à Itália.
Como chegar a Nápoles
Eu fui de Roma a Nápoles de trem, pela Trenitália. Não comprei o bilhete antecipado mas paguei apenas 22€ ida e volta. Optei pelo trem mais lento, a viagem dura cerca de 3 horas. Se você tiver esse tempo vale a pena a economia mas se já estiver planejando sua viagem compre o bilhete on line, com antecedência. É uma boa forma de encontrar trens mais rápidos, em que a viagem dura mais ou menos 1hora a preços mais em conta.
O grande vilão de Nápodes: a mafia e o lixo
A minha primeira impressão sobre Nápoles foi a de uma cidade suja e insegura. Logo ao sair da estação de trem me deparei com as calçadas completamente tomadas pelo lixo, não esperava que fosse tanto, e por todos os lados.
Mas isso tem uma explicação: a mafia italiana ganha muito dinheiro com o lixo. Para quem se interessar pelo tema, existem livros, filmes e reportagens produzidos sobre o assunto.
Mas deixando de lado esses detalhes nada agradáveis, aproveitamos para conhecer o outro lado da cidade que é cheia de histórias, no mínimo, intrigantes… Próxima as ilhas de Capri, Ischia e Procida e ruínas de Pompéia, sem contar que ela fica aos pés do imponente vulcão Vesúvio.
O que visitar em Napoles
Porto de Nápoles: Na minha passagem pela cidade acabei, sem querer, fazendo um tour de transporte público. Erramos o ponto que deveríamos descer e passamos 45 minutos passeando entre os bairros napolitanos.
Vimos um pouco dos bairros afastados, também bastante sujos e por fim chegamos ao belo porto de Nápoles. Lugar movimentado, cheio de restaurantes e bares com boa pizza e pelo que percebi os napolitanos também aproveitam o local, ou seja, não é uma área só para turistas.
Castelo do Ovo: Fica próximo ao Porto. Segundo a lenda, este castelo foi construído em cima de um ovo mágico, que mantém toda a estrutura. Caso o ovo se quebre, além de destruir o castelo, várias catástrofes podem acontecer na cidade. Será?
O que experimentar em Nápoles
Itália e pizza são quase sinônimos, mas ir a Nápoles é uma boa pedida para a experimentar a pizza margherita ou a famosa pizza napolitana.
De acordo com os próprios italianos, no sul da Itália é onde estão as melhores pizzas. E já que estamos lá, por que não conferir?
O melhor de tudo é que o preço dos restaurantes, em geral, são mais convidativos que em Roma. Pode-se facilmente encontrar pizza + bebida por cerca de 5€. Se estiver pelo porto da cidade basta conferir a tabela de preços na entrada dos restaurantes.
A dica de um amigo napolitano é, enquanto estiver pelo Centro Histórico, visitar a Antica Pizzeria da Michele (Via Cesare Sersale – 1-3). A pizza de lá, segundo ele, é ‘orgasmica’. Vindo de um italiano, melhor acreditar!
Eu não experimentei essa pizzaria porque fui para Pompeia e não visitei o Centro Histórico de Nápoles. Mas fica como desculpa para voltar a cidade.
5 dicas para aproveitar Nápoles
1 – Dá para ir e voltar de Roma a Nápoles no mesmo dia. Basta programar o roteiro com os horários e fazer a viagem de trem que demora cerca de 1 hora..
2 – Tenha cuidado com objetos pessoais e evite utilizar câmeras ou telefones pela rua, o mesmo vale para as caminhadas noturnas.
3 – Procure caminhar pelo centro e pela região do porto de Nápoles, e no mais pela parte histórica da cidade, já que é mais movimentado.
4 – Caso vá passar a noite em Nápoles opte por algum hotel/hostel próximo a estação, assim salva tempo na hora de pegar o trem. Além disso o porto e o Centro Histórico são bem acessíveis a partir da estação.
5 – Na Itália tem taxa de serviço nos restaurantes, ou seja, você paga para sentar, para falar com o garçom, para usar o banheiro…
Você está procurando hotel em Nápoles? Recomendo o Booking.com – site que sempre utilizo para reservar hotéis para as minhas viagens.
É possível ficar em sorrento como base e visitar Nápoles e outras cidades?
Uma dica boa é aproveitar pra visitar Sorrento que é encantadora!!!! E sim Nazaré, tem gente que prefere ficar em Sorrento ao invés de Napoles.