Viajar em um confortável hotel ambulante que te leva a destinos maravilhosos com uma vista incrível! Viagens de cruzeiros para mim é isso.
Em Abril e Maio de 2014, em função de receber visitas em Estocolmo e levá-las aos destinos próximos da Suécia, como Finlândia, Estônia e Letônia, fiz uma dobradinha de cruzeiros pelo mar Báltico. Viajei com as companhias Tallink e Viking, os passeios foram muito agradáveis e eu super recomendo!
Como já falamos sobre como funcionam os Cruzeiros no Mar Báltico por aqui, vou deixar dicas para otimizarem a experiência nessas viagens, que são super populares na Escandinávia.
As 10 melhores dicas para viajar de Cruzeiro na Escandinávia
1- Se você for como eu, uma “jovem mais madura”, digamos assim (rs rs rs), que gosta de uma festinha, mas ao mesmo tempo aprecia dedicar algumas horas sagradas para dormir, não faça estes cruzeiros durante o final de semana.
Isto porque os grupos de jovens entre 18 e 20 anos, que fazem a festa nas disco clubs do navio madrugada adentro, podem interromper seu sono na cabine ao continuarem suas algazarras nos corredores. rs
Eu tive este problema, foi bastante desagradável, mas felizmente o serviço da Tallink trocou imediatamente a minha cabine para um lugar mais tranquilo. E daí foi só recuperar o soninho e continuar a viagem.
2 – As opções de gastronomia são inúmeras, com ótimos restaurantes a la carte ou no Grand Buffet. Você pode reservar as refeições para o Grand Buffet com antecedência, na hora do check-in e ganhar descontos. Mas se estiver em dúvida do que escolher pode deixar para comprar a refeições durante a viagem.
3- Outra dica relacionada à alimentação é que em caso de dietas específicas você pode levar a sua própria comida. Eu não sou alérgica a nenhum tipo de alimento, mas para não descuidar da saúde, já que viagens sempre é sinônimo de uns quilinhos a mais na balança hehe. Eu levei frutas frescas, frutas secas, pão integral, entre outras comidinhas saudáveis.
Diga-se de passagem, as refeições no navio, principalmente no buffet, são um bombardeio de comida e calorias, e a um preço nem sempre muito amigável (a média de café da manhã é 10 euros/ 35 reais; e jantar é entre 20 e 30 euros/65 e 95 reais).
4- Sempre deixe para fazer as compras nas lojas tax free na volta, no caso dos Cruzeiros de Estocolmo para Riga e Tallin, a viagem dura 2 dias. Além de você ter mais espaço na cabine e não precisar ficar carregando sacolas de compras durante o passeio, é possível encontrar alguns produtos da loja tax free ainda mais baratos nas cidades de destino como Riga (Letônia) e Tallinn (Estônia), que têm um custo de vida menor se comparado às capitais nórdicas Estocolmo e Helsinque.
5- Como os destinos da Tallink e Viking são frios, os navios priorizam áreas fechadas com grandes janelas com vista para o mar, como cafés, bares e áreas públicas com sofás e bancos. Não fique acanhado, não é necessário consumir nada no bar para se sentar num lugar deste. É um espaço do cruzeiro. Ainda assim, existem algumas áreas externas, que se tiver coragem e aguentar o vento gelado (mesmo no verão) aproveite para desfrutar de uma paisagem linda.
6- Mesmo que você não seja o tipo de pessoa que tenha tendência a ficar com estômago embrulhado durante viagens, leve um remédio para enjoo. Eu particularmente costumo ficar enjoada apenas em viagens de trem. Passei muito bem nas minhas 8 viagens de cruzeiro em que o oceano estava uma piscina ou com poucas ondas. Mas, em um trecho entre Riga e Estocolmo, que o mar estava muito agitado não me senti muito bem.
7- Por mais que os destinos sejam frios, separe roupas leves para permanecer no navio, pois as áreas são todas climatizadas. E o estilo da maioria das pessoas é um arrumadinho informal.
8- As cabines com camas de solteiro apresentam mobília modular para melhor atender as pessoas. Todas as cabines oferecem lençóis, toalhas e sabonete líquido.
9- Atenção para a programação artística do navio durante a noite, que são bastante pontuais. Programe-se e não perca! Recembos os horários dos eventos do cruzeiro quando fazemos o check-in.
10- Ao escolher a cabine leve em consideração o medo de estar em alto mar ou alguma dificuldade para dormir com barulho. Uma cabine com janela proporciona uma vista maravilhosa mas só aconselho esta opção caso seja nos andares mais altos. Em uma das minhas viagens o deck da minha cabine era bem próximo ao nível do mar, as vezes espirrava água na janela e fazia barulho durante a madrugada. Como tenho o sono leve esse detalhe prejudicou meu descanso durante a noite.
Passou por aqui? Comenta vai! 😉
Leia também: Passeios de Barco em Estocolmo; Cruzeiros no Mar Báltico.
Fiquei com vontade de fazer um cruzeiro agora! 😉