O que fazer em Bergen – Roteiro de 2, 3 ou 4 dias

0
780

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, ficando atrás apenas da capital, Oslo. Famosa por ser a cidade mais chuvosa da Europa, Bergen tem condições pluviométricas que se assemelham às de regiões extremamente úmidas e quentes, como a amazônica! E isso em plena Escandinávia! A cidade tem nada mais, nada menos que cerca de 250 dias de chuva por ano! Conhecida também por suas casinhas coloridas de madeira e galerias de arte antiga e contemporânea, a cidade encanta!

Visitei Bergen por duas noites e três dias. O pouco tempo de estadia me forçou a ter que fazer algumas escolhas, de acordo com meus interesses. Em busca de novas experiências, levei em consideração o que já havia visitado em outras cidades norueguesas para montar o meu roteiro. Aqui, vou deixar sugestões de lugares que acabei não visitando, mas que podem entrar no seu roteiro. Personalize-o a seu modo!

o que fazer em bergen

Como chegar a Bergen ?

Optamos por fazer o trajeto Stavanger – Bergen de carro para aproveitarmos mais a viagem, apreciando o caminho. A viagem durou 4 horas e 30 minutos. Pegamos ainda dois ferries, o que tornou a viagem não cansativa.

o que fazer em bergen

Dia 1: (este primeiro dia só tivemos a parte da tarde na cidade)

Chegamos a Bergen por volta de 13:30 fomos direto para o hotel, que fica bem no Centro. Após o check in, fomos almoçar no Fisketorget, mercado de peixe que é um dos pontos turísticos da cidade. O mercado tem abundancia de frutos do mar. Então, se tiver disposto a experimentar carnes exóticas, você poderá se aventurar e provar, por exemplo, carne de baleia, caviar fresco ou arenque, além do tradicional bacalhau e salmão norueguês. Nossas escolhas foram: mexilhões, sopa de peixe (muito tradicional na Noruega), bacalhau norueguês e um hambúrguer de carne de baleia!

o que fazer em bergen

Ao lado do Fisketorget fica o Centro de Informação Turística. Lá é possível ter acesso a guias e mapas da cidade, tirar dúvidas e comprar o Bergen Card, que lhe dá acesso gratuito a muitas atrações e descontos em outras, além de possibilitar o uso ilimitado do transporte público.

Leia também: Bergen Card – uma maneira prática e econômica de explorar Bergen

Seguimos explorando a cidade caminhando até Festplassen, onde há um lindo lago com muitas flores coloridas no entorno, passando pelo coreto no Byparken, igualmente lindo e florido, onde tiramos muitas fotos. Como estávamos em um dia lindo de verão, vimos muitas pessoas sentadas pelos jardins aproveitando o sol!

o que fazer em bergen

Seguimos até o porto por ruas charmosas, observando a vibração jovem que conferia um clima descontraído à cidade. Exploramos barracas que ficam do lado de fora do Mercado do Peixe e, quando nos demos conta, o sol já estava se pondo. Foi lindo presenciar o espetáculo! Depois, nos sentamos num barzinho para tomar um cerveja.

o que fazer em bergen

o que fazer em bergen

Dia 2: Centro histórico

Iniciamos o dia conhecendo o Bryggen, complexo histórico remanescente de grande importância que foi devastado diversas vezes por incêndios e que hoje abriga muitos dos restaurantes, bares, lojas de artesanato e museus da cidade. A área é tombada como Patrimônio Cultural da UNESCO.

o que fazer em bergen

o que fazer em bergen

Bem pertinho, fica o Bryggens Museum. Escavações arqueológicas desvendaram a história do local.

o que fazer em bergen

Em seguida fomos visitar a St Mary’s Church, que fica a uns dois minutinhos a pé. Trata-se de uma visita breve. Você pode, inclusive, cortar essa atração do seu roteiro, principalmente se não tiver o Bergen Card.

Continuamos caminhando em direção ao Bergenhus Fortress e à Torre  Rosenkrantz, que foi residência do Rei Eirik Magnusson no século XIII. Subimos as escadas estreitas até o topo e depois passeamos pela região, onde há um grande parque verde.

Como já estava na hora do almoço, comemos em uma barraca que tinha hambúrgueres e cachorro quente com carnes típicas, como carne de rena, baleia e cordeiro.

Seguimos para o Museu KODE focados no KODE 3, onde fica a exposição do Edvard Munch. Desde minha visita ao museu do Van Gogh, em Amsterdam, tinha enorme curiosidade de apreciar mais obras de Munch. O museu tem uma das mais importantes coleções sobre o artista.

Compre aqui seu ingresso para visitar todas as atrações de Bergen sem filas

Em seguida, fomos caminhando até o Aquário de Bergen, no charmoso bairro de Nordnes, que pode proporcionar uma agradável caminhada. Já chegamos ao Aquário próximo do horário de fechar, por isso aí vai a nossa dica de ouro: SEMPRE verifique o horário de funcionamento das atrações, independente do local que você esteja visitando. Ainda assim, conseguimos aproveitar um pouco. Foi lindo ver os peixes. Esta é uma atração que vale muito a pena, principalmente se você estiver explorando Bergen com crianças.

A próxima parada foi o monte Fløyen, uma das atrações turísticas mais visitas da cidade. Como o dia estava bonito, deixei para ir visitá-lo no final do dia e assim assistir o pôr do sol e contemplar uma vista inesquecível!

Se quiser fazer o mesmo, pegue o funicular Fløibanen no Centro de Bergen até o monte Fløyen. Há dois funiculares que se revezam no trajeto, que leva cerca de sete minutos. Mas também é possível chegar ao monte Fløyen a pé. Você pode ainda optar por subir de funicular e descer a pé. Confesso que não tive essa disposição, preferindo fazer o trajeto de ida e de volta de funicular [risos].

Após assistir o lindo pôr do sol do monte Fløyen, sentamos em um dos barzinhos do porto para comer e beber cerveja.

Dia 3: Gamle Bergen

Tomamos café da manhã no hotel e fizemos o check out. Seguimos de carro até Gamle Bergen ou Old Bergen, um museu a céu aberto com cerca de 40 casas de madeira que fazem um resgate da vida em Bergen nos séculos XVIII e XIX. Ao meio dia,  tivemos uma encenação que reconstruía a vida naquela época. Foi possível visitar o interior das casas, conhecer o funcionamento do comércio e como eram exercidas algumas profissões no passado.

Este museu fica a 4 km do Porto de Bergen, cerca de 15 minutos de carro. Super recomendo!

Em seguida, partimos para uma das 30 igrejas de madeira da Norurga, a Fantoft Stave Church. Ela fica a cerca de 8 km do Porto de Bergen, uns 20 minutos de carro. Essa igreja foi construída em 1.150, destruída por um incêndio 1.992 e reconstruída. Em madeira, com arranjos rebuscados na sua parte interna, a igreja tem técnicas de construção viking.

Outras atrações que você pode incluir na sua visita a Bergen:

– Monte Ulriken;

– Cruzeiro de 3 horas pelos Fjords de Bergen;

– Hanseatic Museum;

– Bergen Maritime Museum;

– Passeio de trem entre Flåm e Myrdal (este passeio tomará praticamente um dia inteiro, mas é um dos passeios de trem mais bonitos da Europa);

– Se você curte trilhas, siga de Bergen para Odda, a cidade base para fazer a trilha para Trolltunga.

E você, tem alguma dica sobre o que fazer em Bergen?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário