9 dicas infalíveis para você ganhar mais seguidores no Instagram

13
413
Como ganhar seguidores no Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no momento.  Atualmente são mais de 300 milhões de usuários ativos por dia e cada usuário gasta cerca de 4 a 5 horas por mês no aplicativo.

Mark Zuckenberg, co-fundador do Facebook, empresa proprietária do Instagram, afirmou recentemente que mais de 200 milhões de usuários utilizam também o Instagram Stories todos os dias. Com esse número o compartilhamento de vídeos curtos no Instragram já ultrapassa o concorrente Snapchat, que ficou para trás com 158 milhões de usuários por dia.

Veja que inspirador o perfil da Kim Leuenberger @kim.ou, fotógrafa suíça que viaja o mundo tirando fotos de paisagens incríveis e miniaturas de carros.

Como conseguir seguidores no Instagram

Se você tem uma empresa ou blog, ou mesmo trabalha com serviços, o Instagram proporciona uma capacidade única de aumentar a presença da sua marca com conteúdo visual. Podemos dizer que no Instagram você tem 300 milhões de oportunidades de fortalecer a sua imagem todos os dias. Motivos não faltam para te convencer a trabalhar a presença da sua marca nessa rede social.

Acabei de superar a marcar de 22mil seguidores no Instagram e tenho dicas para o caminho do sucesso. Nesse post também tem alguns dos meus Instragrammers favoritos para você seguir e se inspirar.

Como ganhar mais seguidores no Instagram?

1 – Tenha um perfil informativo: Descreva em algumas palavras o tipo de conteúdo que o seguidor pode esperar do seu perfil, informe o seu email e o seu website. Por fim não cometa o crime de deixar o seu perfil privado.

Veja como está a descrição do @viajarpelaeuropa aproveita e segue lá para dicas e fotos de viagens pela Europa e pelo mundo.

Como conseguir seguidores no Instagram

2 – Periodicidade: essa é a regra de ouro para conseguir seguidores do Instagram. Não adianta postar uma foto hoje e outra daqui a alguns dias. As postagens devem ser frenquentes e consistentes. Eu tenho uma agenda de publicações. Uma vez por semana faço o planejamento de todas fotos que pretendo postar.

Mesmo se vou publicar fotos de algum evento que ainda vai acontecer, marco na agenda o que será publicado. Para isso utilizo a agenda online Teamup calendar.

3 – Esteja atento ao horário: além da periodicidade o ideal é também definir um horário para as suas postagens. Existem pesquisas que demonstram qual o horário as pessoas estão mais ativas na rede e ainda algumas pesquisas mais específicas que apontam qual horário o seu público alvo costuma estar mais ativo. Ótima opção para você que já tem um público-alvo definido.

Siga Lola Åkinmade @lolaakinmade, fotógrafa do National Geografic Travel.

Pense também no seu próprio compartamento como usuário da rede. Qual horário você utiliza o Instagram? Provalmente será a caminho do trabalho, a seguir ao almoço, no meio da tarde, a seguir ao jantar.
Isso para dizer que não adianta postar fotos no horário que a maioria das pessoas está offline.

Atenção: aqui vale também o bom senso. Não poste várias fotos no mesmo dia e jamais poste uma foto a seguir a outra. O intervalo entre uma publicação e outra deve ser no mínimo 2 horas para não se tornar chato.

Siga Nastja Novak @brownieonthego, blogger da Eslovênia.

ganhar mais seguidores no Instagram

4 – Publique fotos bonitas : O Instragram é uma rede social que começou exclusivamente com o compartilhamento de fotos. Hoje já é permitido publicar vídeos e foi lançado o Stories mas as fotos continuam sendo o ‘forte’ da rede.

Por isso esteja atento a qualidade da foto. Ao tirar a foto esteja atento a pequenos cuidados de produção, evite poluição como muitos objetos e pessoas na mesma foto, busque um enquadramento original e aproveite a luz. Fotos de praia, pôr do sol por exemplo costumam gerar um ótimo resultado.

Siga Annika Ziehen , @midngithblueelephantt, blogger da Alemanha.
Também sugiro a utilização de aplicativos de edição para melhorar a qualidade da foto. Eu uso Photoshop Fix, Camera +, Snapseed e VSCO.

5 – Tenha um feed harmônico: As fotos precisam combinar entre si para que ao abrir o seu perfil o leitor sinta vontade deserguir o seu perfil para  acompanhar as suas fotos. Eu penso que as 9 últimas fotos devem combinar entre si. Seja no estilo, na paleta de cores e devem contar uma história.

Veja esse exemplo do feed do blogger Jackson Groves, do perfil @jackson.groves
Como conseguir seguidores no Instagram

Existem aplicativos que permitem testar as fotos antes de publicá-las e conferir se elas combinam com o estilos das fotos anteriores. Eu super recomendo esse recurso para tornar o seu perfil mais atraente.  Utilizo o VSCO ou Plann, sendo que o último é o meu favorito, pois permite escrever a legenda do post e assim fazer uma agenda de publicações.

Siga Evan Kristine Palogan @prettywildworld, blogger da Finlândia.

Como conseguir seguidores no Instagram

6 – Siga um estilo: Escolha o estilo do seu Instagram: comida, moda, maquiagem, paisagem, venda de produtos; e seja fiel a esse estilo. As pessoas vão te seguir porque se identificam com ele  e, acredite, vai ter sempre alguém que se interessa pelas mesmas coisas que você.

Siga Amanda Fernandes e Eloah Cristina @marolacomcarambola, food and travel blogger de São Paulo.

Como conseguir seguidores no Instagram

7 – Seja social: As redes sociais existem para as pessoas se socializarem no mundo virtual, não é? Então se você quer crescer é preciso estar presente. Curta e comente perfis com os quais você se identifica. O ideal mesmo é comentar as fotos. As pessoas vão notar o seu engajamento e provavelmente vão se sentir interessadas em retribuir sua simpatia.

8 – Siga perfis inspiradores: acompanhe perfis de sucesso e veja o que eles têm feito que está dando certo. Não estou dizendo para copiar o estilo das pessoas mas para buscar inspiração e aprender com elas. Busque identificar a estratégia que utilizam, a periodicidade, o horário que mais postam e veja como você pode introduzir essas estratégias no seu perfil.

O Daniel Cuerda, do perfil @drcuerda tem um dos perfil mais criativos que eu sigo no Instagram.

Como conseguir seguidores no Instagram

9 – Defina uma estratégia: escolha seu estilo, publique pelo menos uma vez por dia no mesmo horário por uma semana, acompanhe o crescimento do número de seguidores e tire pelo menos 10 a 15 minutos por dia para curtir e comentar fotos de outros usuário. Depois de um tempo analise se a sua estratégia está dando resultados.

Para finalizar o Jackson Groves, do blog Journey Era, disponibilizou um e-book gratuito com dicas para conseguir 10mil seguidores no Instagram. The Instagram Guide – The Road to 10K followers Ele tem mais de 100K e arrasa nas dicas! 😉

Dica extra – post atualizado em 03-07-2017

Quando fizer Stories utilize a geolocalização. Dessa forma você pode acabar aparecendo no Stories oficial daquela localização e acabar atraindo mais seguidores para sua conta.
Vale também utilizar hashtags no Stories. Caso sua foto/video tenha muita interação no Stories você aparece nas fotos mais populares daquela hashtag, o que também gera mais visibilidade para o seu post.

Tenho saído todos os dias na geolocalização de Estocolmo e já fui parar nas fotos mais populares das hashtagas #travelblogger e #ootd.

E você, também tem alguma dica infalível de como conseguir seguidores no Instagram? Deixe suas dicas nos comentários e seu @ pois adoro ler dicas e seguir pessoas novas no Instagram. 🙂

Sorteio

Para celebrar a marca de mais de 21 mil seguidores no nosso Instagram vamos fazer o sorteio de lacres de mala juntamente com a empresa Sealbag, os lacres são uma solução prática e eficiente para a segurança das bagagens
Para participar siga os perfis @viajarpelaeuropa e @sealbag, ative as notificações e esteja atento a publicação da foto oficial do sorteio na próxima semana.

Obrigada pela companhia e boa sorte!

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

13 COMMENTS

    • Olá Marlise, realmente crescer no IG é um trabalho de formiguinha. Você precisa alimentar a rede todos os dias.
      E como eu disse, é importante ter periodicidade também interagir com os outros usuários. 🙂 Mas seja persistente que você também consegue.
      Abs
      Gisele

  1. Adorei suas dicas! Já vou começar a aplicá las.
    É muito importante o lance da frequência né e da qualidade das fotos, pois de nada adianta ter frequência de fotos sem enquadramento rs

  2. Oi Gi! Adorei as dicas… que vem de quem sabe, né? O IG não é a minha rede favorita (gosto pessoal mesmo… =|), mas sempre to dando uma olhadinha – e publico menos do que deveria! Mas vou me inspirar um pouco nas suas dicas pra melhorar meu feed 😉

    • Oi Camila, que bom que as dicas te inspiraram 🙂 O IG é uma questão de dedicação e paciência mesmo.
      Aliás eu já acompanho o seu Instagram e você tem fotos lindas. Keep going!

  3. Simplesmente amei as dicas, nunca tinha pensado em me programar para as postagens do Instagram! Preciso me organizar para poder conseguir mais seguidores.

    Bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

  4. Super dicas Gi! Meu Instagram cresce bem mais rápido que a página no Facebook. Porém também perco muitos seguidores, mas já desencanei disso. Posto uma vez por dia pois acho chato várias fotos num dia só e tento manter o tema Londres, porém dando um ar pessoal de vez em quando, mostrando minha cara já que o intuito pe vender meus passeios! Beijos!

  5. Ótimas dicas, Gisele! O Instagram realmente é a rede mais queridinha do momento. Só não gosto do fato de Mark “Zucky” ter copiado o Snapchat na sua íntegra com o Stories. Mas no mais, também curto muito.

  6. Uau, dicas preciosas obrigada por compartilhar. E as imagens são realmente belas. Abraços

Deixe seu comentário