5 motivos para visitar a região da Beira do Interior de Portugal

  • 2
viajarpelaeuropa_beiradointerior_serradaestrela

5 motivos para visitar a região da Beira do Interior de Portugal

Tags : 

Quem é que tem manias de organização e limpeza? É só eu? Mas aposto que você também gosta de fazer listas, quer seja de supermercado, de presentes de natal, de compras em geral, de roteiros de viagens… Não é?

E listas de motivos para visitar um lugar ou fazer tal coisa num lugar? Tudo bem se não tem essas manias, mas acontece que eu ADORO e é por isso que entrego de bandeja 5 motivos para visitar a região da Beira do Interior em Portugal. Anotem tudo porque é imperdível!

1- Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a serra mais queridinha dos portugueses e turistas. Super famosa no país, é daqueles destinos imperdíveis numa viagem a Portugal, principalmente no inverno quando ela está toda coberta de neve.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_serradaestrela3

Mas engana-se quem pensa que a Serra da Estrela é um destino apenas de inverno. É sim um local para se visitar em todas as estações. Sério! Se tiver oportunidade, programe-se, pelo menos uma vez na vida, e faça uma viagem para a serra em qualquer uma das estações ou quem sabe pelo menos uma vez em cada uma delas. O outono é tão colorido quanto a primavera e o verão é tão cheio de atrações quanto o inverno. Vale super à pena!

viajarpelaeuropa_beiradointerior_serradaestrela

Blogtrip e Phototrip: Viajar pela Europa e O Porto Encanta 🙂

E além disso o caminho para a Serra da Estrela é recheado de atrações e chegando lá há de tudo: trilhas de bicileta ou a pé, rota dos queijos ou uma caça aos sabores gastronômicos da região, museus, spas e cabanas acolhedoras, esportes radicais, aldeias históricas… Atrações e motivos é o que não faltam, neh?

viajarpelaeuropa_beiradointerior_serradaestrela2

2- Casa do Comendador Francisco

Depois de 14 anos fechada a sete chaves, a Casa do Comendador Francisco, conhecida também como Casa Senhora dos Verdes, abriu as portas para muito bem receber. E os motivos? Reviver memórias através de histórias das várias gerações da família de Tereza de Jesus e do comendador Francisco Esteves.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_casadocomendadorfrancisco2

Localizada na vila de Manteigas, a casa que agora é um alojamento local, dispões de um total de três quartos e duas suítes para muito bem hospedar os apaixonados por história. Além dos serviços de hospedagem, a casa está de portas abertas para eventos familiares e sessão fotográfica. Tudo no mais puro estilo “reviver memórias”.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_casadocomendadorfrancisco

3- Belmonte

Confesso que Belmonte não estava na minha listinha de destino de viagens para 2015. Mas como não se pode recusar um convite para por o pé na estrada (obrigada minha amiga Sandra da agência Simply B), fiz as malas e fui descobrir a terra daquele que descobriu o Brasil. Sim! É ele: Pedro Alvares Cabral. O mais incrível de viajar para Belmonte é conhecer a história do nosso país na versão portuguesa e ter a consciência que numa história sempre existe dois lados.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_belmonte

Na terra de Cabral, atrações não faltam: o Castelo que foi administrado pela família Cabral, a Igreja de Santiago e o Panteão dos Cabrais, o Museu dos Descobrimentos e o Museu Judaico de Belmonte, a Sinagoga Judaica… e lá se vai mais uma listinha.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_belmonte_museudosdescobrimentos2

Ficaram curiosos em saber mais de tudo de bom que há em Belmonte? Eu conto no próximo post. Fiquem atentos as novidades através do nosso Facebook e Instagram 😛

DCIM102GOPRO

DCIM102GOPRO

4- Sabores da Beira do Interior

Existe delícia maior do que adentrar na cultura local do que pelo pecado da gula? Se tem ítem de uma listinha da qual eu não abro mão é a de provar a comida típica do local. E a região da Beira do Interior sabe nos agradar muito bem: a vila de Manteigas tem enchidos de encher olhos e barriga; e a Serra da Estrela tem os melhores e inconfundíveis queijos da serra.

Em Belmonte eu provei um bacalhau que entrou para o top dos melhores pratos típicos da vida: o bacalhau Assado na Telha. E porquê gaúcha não vive sem carne, não pude resistir ao delicioso Segredos de Porco, se querem saber qual é o segredo eu conto: é a barriga do porco cortada em fatias bem fininhas e servido com batata frita e purê de couve-flor. Uma combinação e tanto. Humm…

viajarpelaeuropa_beiradointerior_belmonte_restaurantedocastelo

Se pensam que acabou, “cá” em Portugal não se sai da mesa antes de uma sobremesa e um café. Para fechar o espaço da barriga um rodízio de doces variados: arroz doce, tijelada, leite creme e panacota.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_belmonte_restaurantedocastelo2

5- Hospedagens genuínas

E põe genuína nisso! O Convento de Belmonte é a hospedagem perfeita para quem procura um local para gastar as energias e descansar. Sua estrutura é uma recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, sobre uma Ermida construída no século XIII e é bem provável que por lá estejam alguns vestígios de antigos lugar de culto pagãos.

viajarpelaeuropa_beiradointerior_belmonte_conventodenossasenhora

Conseguem imaginar esse local? Eu ajudo! Assim como a Casa do Comendador Francisco, o Convento preserva integralmente toda a herança histórica de um convento, ou seja, toda a arquitetura em anfiteatro, entre os pinhais da Serra da Esperança e uma deslumbrante paisagem sobre a região da Cova da Beira e Serra da Estrela.

Os quartos possuem nomes de santos e o bar é na sacristia. Um pecado é não ficar lá hospedado quando viajar para a Beira do interior! 😉

viajarpelaeuropa_beiradointerior_belmonte_conventodenossasenhora2

Ah…. e já ia me esquecendo. Devem estar se perguntando porque é uma hospedagem perfeita para gastar energias e descansar, não eh? Não fiquei lá hospedada, mas não pude deixar de sentir a atmosfera calma e aconchegante de um convento, principalmente nos quartos, os quais possuem uma vista de rezar e agradecer.

E quanto as energias, não vejo a hora de gastá-las numa “caça aos cogumelos” e depois num workshop gastronômico. Ainda há diversas opções de lazer que o Convento de Belmonte indica aos hospedes.

DCIM102GOPRO

Acha que ainda precisa de mais motivos para viajar para a Beira do Interior? Chame pela Simply b, uma agência que organiza experiências originais e memoráveis. Independente da viagem iniciar no sul ou norte de Portugal, a Simply b vai lhe proporcionar uma viagem à medida!

Nós já experimentamos! E também já incluímos a Beira do Interior na listinha dos destinos mais incríveis de Portugal.

E você? Malas prontas?

 

Aproveite as ofertas da TAP e marque já sua próxima viagem pela Europa! Promotion 468x60
Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel! 468x60_reload-V2

About Author

Naiara Back

Publicitária com manias de limpeza e organização. É curiosa por natureza e completamente viciada em checklist e viagens. Já morou no Porto em 2010 quando fez Erasmus e agora vive em Braga, Portugal, onde trabalha como Gestora de Projetos

2 Comments

Tipstrips

November 10, 2015at 10:47 pm

Lindas as fotos!! Esses lugares ainda não conheço, já estavam na minha lista, mas depois desse post entraram na fila dos prioritários hahah

criei um blog com dicas de hospedagem, alimentação e alguns roteiros na europa!

se quiser ver 🙂 https://tipstripsblog.wordpress.com

Paulo Nave

April 26, 2016at 5:35 am

Lindas fotos, parabéns!

Deixe seu comentário

Viajar pela Europa no Facebook

Voos

Promotion 300x250

Hotéis

Booking.com

Instagram

Gisele Almeida em O mundo segundo os brasileiros

_250x250_CGH_SDU.jpg

Receba nossas dicas imperdíveis para a sua viagem

Promotion 468x60 468x60_reload-V2
Close