17 de Maio – Dia Nacional da Noruega

0
2312

Uma das coisas mais interessantes ao viajar é ter a oportunidade de vivenciar um pouco da cultura local e dos hábitos das pessoas que habitam o nosso destino. Pensando nisso, que tal vivenciar uma experiência tipicamente norueguesa?

Se essa lhe parecer uma ideia interessante, programe sua viagem pela Noruega para a terceira semana de maio. No dia 17 de maio, as ruas do país inteiro ficam lotadas. Os norueguesas se vestem com roupas tradicionais típicas, chamadas bunabs.

Há também bandas e desfile o dia inteiro. O motivo de toda essa festa é a celebração do dia da Constituição, a data mais comemorada do ano!

Dia Nacional da Noruega

No dia 17 de maio de 1814 foi assinada a primeira constituição da Noruega. Assim, o país passou a não mais fazer parte da Dinamarca, mesmo permanecendo unificada à Suécia (a dissolução dessa união aconteceu somente em 1905). O interessante é que a data começou a ser celebrada com maior entusiasmo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

17demaio14

Os noruegueses dão muito valor a esse dia. Por isso, eles ensaiam ao longo de meses para as festividades. O dia se inicia com as famílias se reunindo com amigos e vizinhos para saborear um café da manhã típico, cheio de guloseimas, bolos, pães, ovos mexidos e salmão defumado. Tudo isso acompanhado de champanhe. Nesse dia, os pais permitem que as crianças tomem sorvete e comam cachorro quente à vontade!

17demaio2

Fique atento, pois as principais vias da cidade são fechadas para as comemorações. Os desfiles trazem bandas, e as pessoas caminham pelas ruas agitando a bandeira da Noruega, cantando e gritando “Hipp Hipp Hurra“. O maior desfile acontece na capital, Oslo, onde a família real acena para a multidão durante toda a marcha.

17demaio11

17demaio21

Você verá muita gente vestida com trajes típicos, os bunads. A vestimenta varia de acordo com a região e origem dos ancestrais, sobretudo nas cores, bordados e estilo. Há lojas pela cidade que vendem os bunads. Os preços podem chegar até de 20.000 Nok (cerca de 2.145€). 

17demaio13

17demaio23

Os jovens que estão no último ano de graduação escolar, os chamados “Russ”, usam uma roupa específica. É um macacão que pode ser vermelho ou azul, dependendo do que cada um deles vai estudar após o término da escola.

17demaio8

Essa é uma celebração realmente especial para a Noruega. É, sobretudo, um dia em que os noruegueses comemoram o amor ao país. Estando na Noruega no dia 17 de maio, o visitante terá uma experiência intensa e poderá entender e vivenciar a cultura desse país tão charmoso.

17demaio15

E você, ficou com vontade de conhecer o dia mais comemorado na Noruega? 

Leia Também: 15 curiosidades sobre a Noruega

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.