Se tem um palácio que com certeza é visita obrigatória na Austria com certeza esse é o Palácio de Schönbrunn. Um dos mais visitados da Europa e o mais famoso de Viena, ou seja, imperdível para quem vai visitar a cidade!
Mas para visitar o interior desse belíssima construção existem existem tipos diferentes de tickets e você vai precisar decidir qual deles se encaixa melhor nos seus planos de viagem. Por isso fizemos um guia prático para te ajudar nessa escolha, vamos lá?
O Palácio de Schönbrunn foi residência de veraneio da família imperial austríaca e é hoje o local mais visitado da Áustria. Esse lugar incrível é apelidado de “Palácio de Versalhes de Viena” e possui 1441 quartos no estilo barroco, sendo abertos 40 deles ao público, que contam um pouco da história dos Habsburgos. O Palácio é um Patrimônio Histórico Mundial por conta da importância histórica e da impressionante mobília barroca.
Organizando sua visita
É recomendável chegar cedo e reservar a manhã e a uma parte da tarde para visitar o Schönbrunn. O complexo é enorme e você precisará de tempo para ver não só o interior do palácio e o gigantesco e maravilhoso jardim.
Além disso, como explicarei aqui, há ingressos que incluem também visita ao zoológico de Viena,o Palhaumenhaus que é uma estufa imperial com espécimes raros e que super vale a visita.
Nesse mapa você pode ter uma ideia do tamanho do palácio com toda a área do complexo. É enorme!
Onde comprar os ingressos
Você pode comprar os ingressos para visitar o Palácio de Schönbrunn direto na entrada ou mesmo ou na Internet nós recomendamos o site da tickebar para a compra de ingressos para atrações na Europa. A vantagem de comprar o ticket online é que você pula a parte chata da fila (rs). #ficaadica
Todos os tickets dão direito a um áudio guia (tem em espanhol, mas não português) ou uma descrição impressa da visita com versão em português. Outra opção é baixar o arquivo MP3 gratuito aqui, evitando filas para pegar o áudio guia.
Opções e preços de entrada em Schönbrunn
Imperial Tour: Com duração de cerca de 30 a 40 minutos, esse tour é o menor e mais econômico. Com ele, você visitará 22 dos 40 quartos abertos ao público e, claro, poderá disfrutar do lindo jardim principal que é gratuito.
Vale a pena para quem:
- Tem pouco tempo em Viena
Grand Tour: Esse tour tem duração de 50 a 60 minutos, passando por todos os 40 quartos abertos ao público. Ou seja, você verá não só os quartos do casal imperial mas também os espaços lindíssimos da época de Maria Theresia. Além disso, você terá a opção de fazer um tour guiado inglês ou alemão.
Vale a pena para quem:
- Tem pelo menos 3 dias inteiros em Viena pois a visita será mais demorada
- O tour guiado é muito bom, mas prefira o áudio guia ou versão impressa se você não tiver muita confiança no seu inglês
Classic Pass: Essa entrada está disponível entre 15 de março e 2 de Novembro.
Vale a pena para quem:
- Está com crianças
- Adora jardins
- Visita o palácio no verão
Além do tour pelos 40 quartos do palácio, esse ticket inclui:
Kronprinzengarten ou Jardins do príncipe: Vale mais a pena no verão quando dá para ver a coleção de árvores de frutas cítricas que é linda demais!
Gloriette: Chegar ao Gloriette é gratuito mas a diferença é que com esse ingresso é possível e subir no terraço para ter uma vista privielagiada.
Maze: Labirinto digno de filmes sobre a realeza. É bem interessante para quem viaja com crianças, já que além do labirinto há jogos divertidos para todas as idades e um playground.
Orangery Garden: Jardim com plantas exóticas, que estão a mostra principalmente entre maio e outubro.
Gold Pass:
- Também disponível entre 15 de março a 2 de novembro.
Vale a pena para quem:
- Viaja no meio da primavera ou no verão
- Tem mais tempo em Viena
- Tem mais tempo na Áustria e pretende visitar o Schloss Hof
- Pretende visitar o zoológico
Esse é o tour mais completo e além de tudo o que o Classic Pass oferece, inclui também:
- Zoológico: O mais antigo do mundo ainda em funcionamento e um dos melhores zoológicos da Europa. Lá, você verá pandas e elefantes bebês e outros animais.
Wüstenhaus (Casa do Deserto): Mais uma atração para amantes da natureza. Aqui, você verá plantas raras e animais de regiões áridas.
Palmenhaus: uma imponente estufa com mais de 140 anos de idade. Há espécies de várias partes do mundo, a mais antiga é uma oliveira doada pela Espanha de 350 anos de idade.
Museu da Carruagem Imperial: Para quem quer saber mais sobre a história das carruagens no império austríaco.
Scholoss Hof: Essa atração fica fora de Vienna, já na fronteira com a Eslováquia. Trata-se de palácio imperial do século XVIII.
Visitando o Palácio de Schönbrunn no inverno (entre 3 de novembro e 14 de março)
Nessa época do ano, você pode escolher entre:
- Winter Pass (tour pelos 40 quartos abertos ao público dentro do palácio e e zoológico).
- Winter Pass Plus: funciona como o Golden Pass, com exceção de entradas para o Schloss Hof.
Como chegar
Metrô: Linha U4, Estação Schönbrunn
Bonde: 10 e 68 Schönbrunn
Ônibus: 10A Estação Schönnbrunn
Vale lembrar que não é possível tirar fotos dentro do Palácio de Schönbrunn. As fotos desse textos foram cedidas pelo site Schönbrunn.at
Se você vai viajar para Viena compre seu ingresso para o Palácio de Schonbrunn pela ticketbar.com Site de vendas de tickets em português, parceiro aqui do blog! 😉