Se você gosta de boa gastronomia e está programando sua visita à Noruega, considere vir no final de julho para poder desfrutar do maior festival de comida típica da Escandinávia, o Gladmat, que acontece em Stavanger. Nesse período, a cidade fica super movimentada. Milhares de pessoas saem às ruas e andam pelo porto, onde se concentra a feira. O festival atrai cerca de 250 mil visitantes durante quatro dias e recebe muita atenção, tanto a nível regional como nacional.
Este ano (2016), o principal festival de comida dos países nórdicos aconteceu entre os dias 20 e 23 de julho. Foi, literalmente, uma delícia aproveitar todos os dias deste festival de comilança que completou o décimo oitavo ano de realização! Gladmat, que quer dizer comida feliz, não poderia ter nome melhor, né? O evento é uma verdadeira vitrine para os alimentos, a gastronomia e a cultura local.
O objetivo do festival é proporcionar experiências culinárias para todos os visitantes. Novos sabores, novos conhecimentos e inspirações por meio de alimentos, cursos, palestras e entretenimento. No grande palco central da praça as pessoas puderam presenciar o cozinheiro chefe e alguns dos melhores chefs do país em atuação. O Gladmat contou ainda com cursos práticos de culinária para adultos e crianças.
Leia também: Qual a melhor época para visitar a Noruega.
Por lá você pode escolher diferentes experiências gastronômicas. São mais de 100 expositores locais e mais uns tantos de outros países. Havia, por exemplo, tendas de sorvete da Itália, waffles da Bélgica e queijos da Holanda.
Além da variedade, os preços também são incrivelmente atrativos. É possível experimentar pequenos pratos típicos pagando a bagatela de 30 coroas norueguesas (cerca de 3 euros). Mas se a fome for muita, há pratos mais generosos e com preços mais altos, é claro! Há muita oferta de pratos com frutos do mar, bacalhau norueguês e alguns peixes diferentes (pelo menos para nós, brasileiros) que valem ser experimentados!
Leia também: Onde comer barato na Noruega
Se a ideia não for comer um prato típico, há sempre opções mais práticas, como os hambúrgueres com carnes diferentes. Eu experimentei um com carne de alce e achei uma delícia! A opção tradicional vem acompanhada de uma geleia de frutas vermelhas levemente doce.
Vale lembrar que na Noruega não é permitido beber na rua. No período do festival, há espaços delimitados por correntes, neles é permitido beber. E falando em beber, produtores locais de cerveja também estiveram presentes na feira. Se você curte cerveja artesanal, visitar o Gladmat é um ótimo negócio!
E aí, ficou com vontade de visitar Stavanger?
Lidiane, que legal seu blog. Vou conhecer a Escandinavia agora em setembro, passo por Stavanger, apenas 1 dia. Um abraço,
Oi Lise, que legal que está gostando do blog! Que dia estará aqui em Stavanger ? Quem sabe não nos encontramos.
Já leu outros post sobre Stavanger ?
http://viajarpelaeuropa.eu/o-que-visitar-em-stavanger-uma-cidade-linda-na-costa-sul-da-noruega/
No blog também tem muitas dicas sobre toda Escandinávia. Por onde mais vai passar ?
Beijos, aproveite muito !