[wp_ad_camp_1]
A Ilha de Creta, na Grécia, é o nosso destino favorito para o verão na Europa. Vilas acolhedoras, paisagens lindas, a comida grega deliciosa e as praias que além de lindas são um convite ao relax, longe desse mundo ultra-conectado. Estar off-line é mesmo um luxo hoje em dia, né?
Esse ano eu tinha um desafio pessoal a cumprir na minha viagem para Grécia. Desde que coloquei meus pés em Creta pela primeira vez eu prometi para mim mesma que iria superar o meu medo de água e mergulhar. O Daniel é mergulhador certificado e foi meu grande incentivador dessa aventura!
Quem me conhece sabe que esse seria um grande desafio, porque primeiramente eu teria que aprender a nadar. Então nesses 2 anos que se passaram desde a última viagem a Grécia, eu me dediquei e aprendi os conceitos técnicos da natação. Portanto eu aprendi a nadar certo?
Em teoria sim, mas na prática a história é outra… Porque na verdade o que me impede de aprender a nadar é a fobia da água.
Para vocês entenderem eu nado relativamente bem até o momento que eu sinto que “não tenho mais pé”, daí o medo toma conta de mim, e puff! Esqueço as técnicas de respiração, perco a coordenação motora e pronto! Glub… Glub… Glub…
Mas durante esse tempo eu treinei e acho que minhas habilidades de nadadora melhoram bastante. Então eu embarquei rumo a Creta decidida que esse ano eu iria mergulhar. Sim, eu sou muito determinada digamos que teimosa mesmo!
Mergulhar em Creta com a Blue Adventures Diving
Escolhi a empresa Blue Adventures Diving para o meu primeiro mergulho em Creta, e a escolha da empresa de mergulho foi principalmente por sua localização, em Chania, a segunda maior cidade de Creta. O escritório dessa companhia de mergulho fica localizado nas imediações do Hotel Christina e da praia de mesmo nome.
A praia Christina é super tranquila, ideal para descansar e tomar um frappé depois da experiência embaixo d’agua.
O primeiro mergulho de qualquer ser humano que queira se aventurar no fundo do mar começa com um curso teórico em terra, em que serão apresentados os códigos a serem usados para comunicação dentro d’agua. É nesse curso que você vai se familiarizar com o equipamento, aprender os procedimentos de segurança e as técnicas de comunicação durante o mergulho.
Na Blue Adventures Diving de Creta o curso começa com a apresentação de um filme de 30 minutos , logo a seguir é feito uma prova escrita para testar se você aprendeu tudo sobre os procedimentos de segurança para o mergulho em mar aberto. Depois do teste, se passar é claro (brincadeirinha! rs) é hora de conhecer e vestir o equipamento.
Os instrutores da Blue Adventures Diving vão te explicar como utilizar todo o equipamento, e preparem-se! A “roupa” é difícil de vestir e super pesada, cerca de 17kg, e você vai ter que carregar até o spot do mergulho.
A roupa é essencial para manter a sua temperatura embaixo d’agua; o pé de pato é o responsável pelo seu movimento; a máscara sua melhor amiga, pois protege o nariz e os olhos e o mais importante: o cilindro de oxigênio.
Devidamente equipados é hora de treinar suas habilidades, de respirar embaixo d’agua utilizando o equipamento, experimentar seus movimentos com o pé de pato e principalmente sua capacidade de concentração e atenção para seguir as instruções dadas pelo mergulhador profissional que vai te acompanhar nessa aventura.
Mergulhar não é nadar
Eu estava pronta para desistir dessa “loucurinha” a qualquer momento, afinal essa poderia ser uma brincadeira perigosa. Mas meu medo foi diminuindo porque a boa notícia, para quem ainda não sabe nadar direito como eu, é que “Mergulhar não é nadar” portanto saber nadar não é pré-requisito para praticar o esporte.
Nessa minha aventura de mergulho em Creta fui informada ainda que até mesmo os cadeirantes estão aptos a experimentar esse incrível mundo novo do mergulho. Com técnicas diferentes, claro! Mas é possível sim, viajantes!
Por mais que eu já estivesse bastante tranquila, com toda a teoria, “a hora do vamos ver” seria quando eu entrasse no mar. Afinal é embaixo d’agua que me vem o pânico e temos que saber respeitar nossos limites, certo?
Mas gente, graças a simpatia do John Depp, da Blue Diving Adventures, esse pânico de ficar sem pé embaixo d’agua simplesmente desapareceu. E a cada metro que descíamos embaixo do mar incrivelmente azul de Creta, eu via um mundo completamente novo diante de mim, tudo parecia mágico.
Com o equipamento de mergulho você vai respirar normalmente embaixo d’agua, como se tivesse nascido para isso, sem segredo! E você vai perceber isso quando estiver praticando na piscina, antes de mergulhar no mar. Não há o que temer.
O único probleminha que eu tive durante o mergulho foi a pressão no ouvido, situação que aprendemos a controlar no curso da Blue Diving Adventures.
Para quem por aí também não sabe nadar, mas sonha em mergulhar em Creta, eu super recomendo a equipe da Blue Diving Adventure. Os instrutores foram os responsáveis por me tranquilizarem, me ajudaram a perder o medo de ficar embaixo d’água e eu tive uma das aventuras mais incríveis da minha vida!
O meu próximo desafio agora é fazer o curso completo de mergulho para que eu possa estar apta a mergulhos mais avançados como profundezas de 20 metros ou mais e cavernas. Quem também acredita que eu vou conseguir?
E você já mergulhou? Conta como foi! 😀
Leia também: Onde se hospedar em Creta; O que fazer em Creta, O que visitar em Atenas.
Visite o site oficial da empresa Blue Adventures diving aqui.
Meu mergulho foi uma cortesia da Blue Adventures Diving Crete, a opinião é minha!