Conheca 7 tradições que revelam como se comemora a Páscoa na Suécia!
Os dias estão ficando mais longos e os corredores dos supermercados estão cheios de chocolates deliciosos. Já deve ser a Páscoa chegando. Mas o que os suecos fazem de maneira um pouco diferente de outros países quando se trata de celebrar a Páscoa?
1. Bruxas
A Páscoa na Suécia (em sueco, påsk) pode ser considerado um evento secular e o fato de muitas crianças se vestirem como bruxas, dá uma indicação clara de que as origens do celebração antecedem o cristianismo.
Faz parte do folclore o fato de que as bruxas voavam em vassouras para dançar com o diabo em um prado lendário chamado Blåkulla (“colina azul”).
Na Quinta-feira Santa (skärtorsdag), você verá crianças com rostos pintados e vassouras. Alguns batem nas portas pedindo guloseimas, como as crianças americanas fazem no Halloween.
2. Ovos falsos de papel nos supermercados
Enquanto em outros países as pessoas se alegram com ovos de chocolate, durante a Páscoa, conchas de papel lindamente pintadas estão disponíveis na Suécia (påskägg).
Enquando em vários países, como o Brasil, é comum encontramos ovos de chocolate, em terras suecas compra-se essa embalagem em formato de ovo e dentro colocam-se algumas guloseimas.
Muitas escolas e famílias organizam a caça aos ovos de Páscoa, dando às crianças pistas e enigmas para ajudá-las a rastrear os doces. Diversão garantida para a família!
3. Ovos de verdade em todos os lugares
Os ovos são um alimento básico para o café da manhã durante a Páscoa, além de estarem presentes em muitos sanduíches (smörgås) com coberturas que incluem o caviar e molhos à base de camarão eles fazem parte da decoracão.
Nessa época é comum pintarem ovos de verdade para usar como acessório decorativo na mesa de Páscoa.
Leia também: Tour guiado em Estocolmo em português
4. Peixe em conserva
Os ovos muitas vezes complementam o arenque em conserva que está no centro da maioria das refeições de Páscoa dos suecos, havendo também a opção pelo salmão ou pelo endro.
Outro prato popular é “Janssons Frestelse”, que se traduz em “Tentação de Jansson”. É uma caçarola cremosa, feita com cebolas e batatas grelhadas e anchovas. Tudo isso é frequentemente banhado por uma taça(ou três) de Snaps suecos [bebida local].
No caso de você estar se perguntando, sim, isso é exatamente o que os suecos comem no Natal também no Midsummer.
5. Casas de verão
A Páscoa é o primeiro fim de semana prolongado do ano e, para muitos moradores de cidade, é uma desculpa para aproveitar a natureza. Por aqui as casas de verão não são exclusividade apenas dos ricos do país, então muitas pessoas escapam de seus apartamentos e das área urbanas para se juntarem a seus parentes parentes e descansarem em suas casas nas ilhas ou florestas do país.
Leia também: 8 motivos para visitar Estocolmo no verão
6. Plumas
Na decoração de Páscoa na Suécia é muito comum a utilizacão de galhos decorados com plumas coloridas. Essa tradição existe desde o século XIX. Eles remetiam originalmente à lembrança do sofrimento de Cristo e as crianças fingiam atacar umas às outras com esse galhos na Sexta-Feira Santa.
Esta tradição parece estar em declínio por razões de direitos dos animais, incluindo a dificuldade em encontrar fornecedores que possam garantir penas não retiradas de animais vivos.
7. Påskmust
Påskmust é uma bebida parecida com uma cerveja super doce e temperada, contendo lúpulo, açúcar, aroma de malte e especiarias, mas é sem álcool. A bebida é a versão de Páscoa de julmust, a bebida de Natal que supera as vendas de Coca-Cola no país escandinavo no mês de dezembro.
Veja agora nosso vídeo sobre Curiosidades sobre a Páscoa na Suécia!
Artigo original: The Local Sweden