Passo a passo para você realizar o seu sonho de viajar para a Europa

1
166

Desde que comecei a escrever dicas de viagens pela Europa percebi que apde começar a preparar uma viagem do Brasil para a Europa. Então escrevi esse post para xxx como

 1- Passaporte: Pode parecer óbvio mas o primeiro passo é tirar o passaporte. A verdade é que com esse documento na mão a vontade de enchê-lo de carimbos não vai sair da sua cabeça e está aí um grande incentivo. Além do mais o processo demora algum tempo, por isso nem pensar em deixar para última hora.

De tempos em tempos aparecem promoções incríveis de passagens para a Europa e você vai me agradecer por essa dica se conseguir comprar um passagem. Para comprar a passagem você vai precisar dele!

Sempre publico essas promocões no Facebook do Viajar pela Europa, nos acompanhe e fique sempre por dentro das novidades.

Se o seu estiver a menos de seis meses do vencimento é melhor tratar de renová-lo urgente. Não vai querer pagar o mico de ter ouvir chamarem pelo seu nome no aeroporto para justificar porque a data de vencimento está quase no fim. Eu passei por isso e não gostei. haha #ficaadica

Nesta página estão todas as informações e documentos necessários para requerimento do passaporte no Brasil. O passaporte brasileiro agora é válido por 10 anos e a taxa de emissão de R$

2- Motivo da viagem:

Turismo, trabalho ou estudos? Com essa resposta em mente dá para verificar se vai precisar de visto ou não. Eu viajei para a Europa como estudante. Fui aceita para um intercâmbio na cidade do Porto e dei entrada no processo de visto de estudante no consulado de Portugal em Belo Horizonte.

 3- Visto: a boa notícia é que nós brasileiros não precisamos de visto de turismo para os países que fazem parte do Espaço Schengen. O carimbo de entrada na União Europeía serve como autorização de turismo por um período 3 meses nos 26 países que pertecem a esse acordo. Dá para renovar por mais 3 meses exclusivamente para turismo e bem, se a idéia é trabalhar ou estudar na Europa existem outras formas de conseguir visto. E visto de turismo é para turismo e pronto.

4- Data da viagem: Além de pensar no seu próprio período de férias leve em conta o clima da Europa e na alta temporada se a ideia for economizar.  Inverno muito rigoroso em alguns países e verão extremamente seco. Isso porque para aproveitar melhor a viagem o clima é um fator muito importante.

Milão no Verão por exemplo é super desagrável, chega a fazer 40°, sem vento e não chove. Bateu desespero ao ponto de entrarmos num chafariz em julho do ano passado, refrescante sim, mas só se a polícia não aparecer. A cidade é linda mas julho e agosto não são aconselháveis.

A Suécia em Janeiro e Fevereiro faz -20°, pode não ser fácil se adaptar, a não ser que o motivo seja mesmo visitar a neve.

5- Moeda: A maioria dos países fazem parte da zona euro  mas convém conferir antes da viagem pois alguns países não aderiram a moeda única.  Nesta página dá para ver o câmbio atualizado e até fazer uma simulação de valores em várias moedas.

Já me perguntaram quanto de dinheiro é aconselhável trazer.

Oh pergunta difícil! Bem isso é muito pessoal mesmo. Eu acredito que dá para conhecer muita coisa bacana gastando pouco por isso considere seu próprio orçamento e faça um planejamento dos seus gastos pesquisando preços antes da viagem. Mas conte sempre com uma média de 50euros por dia.

E lembre sempre que terá gastos com alimentação, passeios, balada, hospedagem e claro também pensar nas compras, principalmente se vier no período de saldos.

6- Quem é você? Isso mesmo. Pense em sua personalidade e no que está disposto, ou não, fazer durante a viagem. Aproveitar para conhecer vários países em uma só viagem ou optar por estar mais tempo em um ou dois países no máximo.

Isso depende do seu espírito de aventura e do quanto você quer andar. Para conhecer muitos países em um mês é preciso gostar de andar, andar muito na verdade. Você pode até fazer aqueles passeios de ônibus turísticos, mas não vai ser o tempo todo né?

E tenha certeza que vão ocorrer muitos imprevistos,  por mais que você seja organizado e planeje todos os detalhes muitas coisas estarão fora do seu alcance. Aí  é preciso ter controle para não ficar estressado e perder o foco da viagem que é se divertir.

7- Hospedagem: descansar é importante para manter o pique durante a viagem. Pesquise e pesquise. Procure saber amigos ou amigos de amigos que já se hospedaram no hotel/hostel que você está pensando.

Veja no Google Maps a localização e distância até o centro da cidade ou ponto turístico que pretende visitar. E claro, procure saber se não fica em locais digamos, menos seguros.

Pergunte, não fique na dúvida. Caso não encontre quem possa indicar algo leia e releia os comentários de outros clientes sobre o estabelecimento.

Outra opção para os mais aventureiros é o couchsurfing  e tem muita gente bacana disposta a hospedar viajantes em suas casas. Nesse post eu dou algumas dicas e conto minha experiência com o projecto.

 8- Durante o vôo: Trazer algumas coisas que podem ser úteis durante a viagem, trem ou ônibus é super aconselhável. Livros, iPad e tablets podem ser boas companhias durante as horas e horas que você vai passar nos meios de transporte. Remédio para dor de cabeça, enjôos e outros que você costuma utilizar com frequência é boa idéia ter sempre algum. Experimentar novos ou tentar decifrar nomes de medicamentos durante a viagem pode ser desagradável.  Aqui tem algumas dicas para tornar a viagem mais confortável para você e para os outros.

9- Preparar as malas: Mesmo que venha para ficar por seis meses não traga a casa dentro da mala. Evite roupas e acessórios que não vai usar.

Com certeza você vai querer comprar muita coisa por aqui, principalmente se vier na época dos saldosSe a companhia permite trazer duas malas, traga uma. Na volta você pode comprar outra para levar seus presentes.

Evite o trabalho que vai ter pensando em como e quanto pagar por bagagem extra. Isso vai te roubar algum tempo e sossego na viagem.

10 – Companhia aérea: O site skyscanner faz uma pesquisa por várias companhias aéreas e indica o preço dos vôos.

Estas são algumas das empresas que fazem vôos do Brasil para Europa:  TAP – PortugalIbéria – Espanha – Airfrance – França – Airberlin – Alemanha  – Alitálita – Itália – KLM – Holanda – SWISS –  Suíça – British – Inglaterra 

Não existe fórmula mágica para preparar viagem. Somos diferentes e também viajamos diferente. Uns gostam de praia, outros de museus. Há quem se adapte melhor ao verão, outros ao inverno. Por isso respeite a si mesmo, seus limites, suas preferências, seu jeito de viajar. Planeje tudo pensando no que você quer e gosta de fazer durante as viagens. Como viajantes podemos dar dicas, indicar caminhos para resolver as situaçõs práticas (burocráticas) e contar nossas experiências . Pergunte e pesquise. Mas bom mesmo é deixar se surpreender pelo inesperado, pela diversidade cultural e a pela beleza singular de cada um dos lugares visitados.

1]

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

SHARE
Previous articleSaldos de inverno na Europa
Next articleViajar para Paris

Jornalista, mineira, 30 anos, ariana e mãe da Nicole. Atualmente morando na Suécia.
Não acredito no impossível e quero fazer uma viagem de volta ao mundo com minha filha de quase 3 anos.
Conecte-se comigo nas Redes Sociais e faça parte dessa aventura!

1 COMMENT

Deixe seu comentário