Tudo que você precisa saber para programar sua viagem para Escandinávia!

0
1069
O que fazer em Estocolmo
Foto por: Credits: Ola Ericson/imagebank.sweden.se

Você está pensando em viajar para a Escandinávia? Nesse post você vai encontrar tudo que precisa para programar sua viagem para a Escandinávia.

A Escandinávia é uma região geográfica e histórica da Europa Setentrional e abrange, no sentido mais estrito, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Num sentido mais amplo, o termo pode também abranger a Finlândia, as ilhas Feroe e a Islândia.

A região tem atraído cada vez mais viajantes brasileiros.  Dados apontam que só em 2017, em hospedagens convencionais (hotéis), sem contar airbnb, pessoas que alugam casa ou ficam na casa de amigos ou familiares, foram registrados cerca de 50.000 pernoites de brasileiros na Suécia.

A maioria dos viajantes que visitam o país acabam também por optar por viajar para a Escandinávia, incluindo pelo menos Dinamarca e Noruega no roteiro.

Esses países atraem por serem tão exóticos para nós brasileiros, a região é famosa por ser a terra dos vikings, um dos povos mais antigos da terra e também por ser a região mais segura e com melhor qualidade de vida do planeta.

Aliás, se você ainda não sabe, a Suécia é considerada o melhor país do mundo, de acordo com a pesquisa Good Country Index.

Se você ama destinos exclusivos, com boa gastronomia, é amante de arquitetura, design e requinte, com certeza você deve viajar para a Escandinávia.

A região tem paisagens paradisíacas como fiordes, florestas, montanhas e lagos, os países misturam o passado e o futuro de forma harmoniosa e apaixonante. 

Veja a seguir tudo que precisa saber para programar sua viagem para a Escandinávia

1 – Quais são os países da Escandinávia?

Suécia
Estocolmo, na Suécia é considerada a capital da Escandinávia. A cidade é um arquipélago, formado por 14 ilhas, divididas por mais de 50 pontes. Cidade ideal para você começar a sua viagem pela Escandinávia. O aeroporto de Estocolmo tem voos, você também pode optar por viajar de trem ou até mesmo de barco para Oslo na Noruega, ou Copenhagen, na Dinamarca.

O que fazer em Estocolmo
Foto por: Ola Ericson/imagebank.sweden.se

Noruega
A Noruega é o país ideal para você que é amante da natureza. Ali estão os indescritíveis fjordes. Consideradas uma das paisagens mais impressionantes e belas do planeta. Os enormes vales formados por rochas e inundados pela água resultante do derretimento do gelo em sucessivas eras glaciais. Os fiordes são verdadeiras obras de arte da natureza. Paisagens de encher os olhos!

Dinamarca
O principal destino da Dinamarca é a capital, Copenhagen. A cidade se destaca pelo design e arquitetura deslumbrante. Lá é possível encontrar o que há de tendência no mundo sem contar que a cidade é considerada um dos melhores destinos gastronômicos da Europa.

2 – Para viajar para a Escandinávia precisa de visto?

Os países da Escandinávia, e no caso desse artigo, vamos utilizar a definição mais tradicional, que define como Escandinávia os países: Suécia, Noruega e Dinamarca.

Esses 3 países fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Por isso para viajar para a Escandinávia você não precisa de visto.

Brasileiros podem permanecer na Europa, para fins de turismo, por um período de 90 dias, contados à partir da data de entrada no primeiro país visitado, sem a necessidade visto. Isso quer dizer que você pode viajar para a Escandinávia sem se preocupar com a burocracia de visto. (pelo menos por enquanto).

3 – Para viajar para a Escandinávia precisa de seguro de viagem?

Para viajar para a Europa e visitar os que assinaram o Tratado de Schengen, é obrigatório entrar já com um seguro viagem. Isso inclui os países da Escandinávia, já que eles fazem parte do Tratado de Schengen.

Por isso você precisa contratar um seguro de viagem antes de embarcar para os países da Escandinávia.

Leia também: Seguro Viagem Pro – Tudo sobre seguro viagem

4 – Posso utilizar Euro na Escandinávia?

Os países escandinavos fazem parte da União Europeia, mas não aderiram ao Euro. Nos países da Escandinávia a moeda utilizada é a ‘Coroa’ e cada um tem a sua, são elas: a Coroa Dinamarquesa (DKK), a Coroa Norueguesa (NOK) e a Coroa Sueca (SEK).

Para o câmbio mais atualizado eu utilizo o aplicativo XE Currency, que é gratuito e você pode fazer a conversão de reais, euros, dólares para coroas em tempo real.

Alguns estabelecimentos em Estocolmo, principalmente aqueles localizados no centro histórico da cidade, aceitam euro como forma de pagamento. Porém além de uma conversão acima do valor da moeda, será cobrada uma taxa extra, por isso não é aconselhável utilizar euro nesses países.

5 – Qual o idioma falado na Escandinávia

Apesar de praticamente todos os escandinavos falarem bem o inglês como segunda língua, cada país tem o seu idioma oficial. O sueco, o norueguês e o  dinamarquês.

Caso tenha dúvidas e insegurança no idioma sugiro contratar um guia na Escandinávia.

Leia também: Guia em português na Suécia

Caso você prefira viajar para a Escandinávia com um guia que fale português, atualmente ofereço serviços de guia e intérprete nas viagens pela Escandinávia.
Mais informações entre em contato via email: gisele@viajarpelaeuropa.eu

E você, quando vai viajar para a Escandinávia?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.