Quinta da Pacheca: uma viagem gastronômica pelo Douro

0
418

Um passeio pelo Douro Vinhateiro, região de Portugal, produtora dos vinhos do Douro e do Porto, por mais curta que seja não se pode ficar sem um passeio numa quinta com direito a conhecer vindimas, caves e claro provar os saborosos vinhos daquela região, concordam?

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca

Viajei para a região do Douro Vinhateiro a convite da Quinta da Pacheca. O convite para conhecer a quinta derivou de uma ocasião especial: um menu de degustação preparado a quatro mãos pelos chef Philippe Renard, «estrelado» Michelin do hotel parisiense Lutetia, e por Carlos Pires, chef de cozinha residente do The Wine House Hotel, o restaurante da Quinta da Pacheca.

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca19

Mas, o convite não se tratava apenas de uma simples degustação e sim de um grande desafio para os chefs: preparar menus que combinasse perfeitamente com o Pacheca Superior Branco 2014, um vinho de eleição que nos foi apresentado. Confesso que, por instantes até me senti uma jurada do Master Chef, afinal, não é todos os dias que o almoço é um menu exclusivo preparado por dois chefs! Wow! rsrs

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca7

Sobre o Pacheca Superior Branco 2014

O vinho Pacheca Superior Branco 2014 é um vinho branco feito a partir de quatro castas nobres da região do Douro, vinificadas em lagares de granito com pisa a pé. É um vinho que estagiou durante seis meses em barricas de carvalho francês. Conseguem imaginar o sabor?

Então… Imaginem um vinho que foi produzido a partir das castas Gouveio, Viosinho e Fernão Pires… um vinho de aroma jovem e frutado… Parece intenso? Nem imagine! O Pacheca Superior Branco 2014  é um vinho branco que possui um sabor muito fino e agradável ao paladar, ideal para ser saboreado com peixes.

A responsabilidade técnica do Pacheca Superior Branco 2014 é da conceituada enóloga portuguesa Maria Serpa Pimentel, que vem aperfeiçoando um processo de renovação do perfil de vinhos da Quinta da Pacheca, sem descuidar da imagem clássica dos vinhos do Douro.

O Pacheca Superior Branco 2014 foi um grande desafio gastronômico para os chefs e também para todos os bloggers presentes no lançamento do vinho. Pois é impossível resistir aos menus que os chefs Philippe e Carlos nos prepararam e também das várias taças de Pacheca Superior Branco 2014.

Atum, aspargos, pistachos e presunto crocante foi o primeiro prato do menu gastronômico preparado pelo Chef Philippe. Eu que não sou facilmente conquistada por peixes cai nos encantos de cor e sabor deste prato. #yummy

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca13

Na sequência, veio o chef Carlos com um prato quente cheio de sabor. Ele combinou ovo meio cozido com foie gras em molho de cogumelos. #yummy agan!

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca14

O terceiro prato veio ainda com mais cor e sabor: garoupa, puré de ervilhas aromatizado com azeite de trufas e legumes braseado. É de perder a cabeça, não é?

11

Os chefs surpreenderam ainda mais com o menu das sobremesas. Uma combinação impecável de sabores, onde misturou-se o doce com o salgado e o cítrico. #yummy agan agan!

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca15

Sem contar, que as sobremesas foram acompanhadas por uma seleção especial de vinhos do Porto dos anos 40 e 60.

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca16

Sobre a Quinta da Pacheca

Situada em Cambres, concelho de Lamego, a Quinta da Pacheca é uma das mais conhecidas e antigas propriedades do Douro que produz e engarrafa vinhos com a sua própria marca. Em 2012 foi adquirida por dois portugueses, Maria do Céu Gonçalves e Paulo Perereira que vieram da França para promover ainda mais a quinta e os vinhos do Douro DOC e vinhos do Porto de categorias especiais.

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca2

A Quinta da Pacheca é digno de uma visita e de uma enriquecedora experiência vinícula e gastronómica. É também uma quinta cheia de características históricas, como por exemplo, um exemplar de um marco pombalino, que foi colocado por ordem do Marques do Pombal no Douro entre 1758 e 1761 para marcar a região produtora dos vinhos.

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca3

A Quinta da Pacheca mantém o convite para visitas em qualquer altura do ano, pois em cada estação há uma nova experiência para ser vivenciada.

Das visitas guiadas à cave com provas e cursos de vinhos… Um encanto passar pela lagar, local onde pisam as uvas, até à cave de estilo rústico/provençal onde além de visitas, realiza-se refeições. Já pensou um jantar rodeado de pipas com vinhos do Douro e do Porto? Nem quero imaginar, quero é experimentar!

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca4

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca5

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca6

A Quinta da Pacheca possui um vinhedo de 54 hectares que envolve uma das paisagens mais lindas do Douro. Perfeito para visitar em época de vindima, durante os meses de setembro/outubro. Vamos lá?

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca8

No lançamento do Pacheca Superior Branco 2014, provamos e aprovamos as delícias gastronômicas no elegantíssimo restaurante da Quinta da Pacheca. No final das contas… não sei dizer o que me trouxe mais apetite se foi provar o delicioso menu degustação preparado por dois conceituados chefs, os vinhos da quinta ou a decoração em tons de verde e com elementos decorativos chique-clássico que se misturam com as imagens dos vinhedos no exterior. Tão lindo, quanto apetitoso!

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca11

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca12

Na Quinta da Pacheca fica localizado o  The Wine House Hotel – um aconchegante e sofisticado hotel do século XVIII, hospedagem ideal para quem vai passar alguns dias viajando pelo Douro.


viajar pela europa_douro_quinta da pacheca20

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca10

viajar pela europa_douro_quinta da pacheca9

Aposto que estão com água na boca, certo? A próxima viagem pela Europa já tem destino: Douro e Quinta da Pacheca para saborear com muito estilo o Pacheca Superior Branco 2014, o menu degustação do chef Philippe e quem sabe ficar mais uns dias usufruindo todas as experiências que a quinta oferece.

Essa foi só a primeira ida ao Douro, das muitas que espero ainda ir. Quem vem junto?

Gostou  do Pacheca Superior Branco 2014? Comenta vai!

Leia também: Lugar das Letras e 25 atrações imperdíveis no Porto.

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário