Como é celebrada a Páscoa na Suécia?

0
312
Foto por: Jessica Gow / TT

Conheca 7 tradições que revelam como se comemora a Páscoa na Suécia!

Os dias estão ficando mais longos e os corredores dos supermercados estão cheios de chocolates deliciosos. Já deve ser a Páscoa chegando. Mas o que os suecos fazem de maneira um pouco diferente de outros países quando se trata de celebrar a Páscoa?

Uma criança sueca comemorando a Páscoa em grande estilo. Foto: Jessica Gow / TT

1. Bruxas

A Páscoa na Suécia (em sueco, påsk) pode ser considerado um evento secular e o fato de muitas crianças se vestirem como bruxas, dá uma indicação clara de que as origens do celebração antecedem o cristianismo.

Faz parte do folclore o fato de que as bruxas voavam em vassouras para dançar com o diabo em um prado lendário chamado Blåkulla (“colina azul”).

Na Quinta-feira Santa (skärtorsdag), você verá crianças com rostos pintados e vassouras. Alguns batem nas portas pedindo guloseimas, como as crianças americanas fazem no Halloween.

Crianças vestidas como bruxas na Suécia. Foto: Fredrik Sandberg / TT

2. Ovos falsos de papel nos supermercados 

Enquanto em outros países as pessoas se alegram com ovos de chocolate, durante a Páscoa, conchas de papel lindamente pintadas estão disponíveis na Suécia (påskägg).

Enquando em vários países, como o Brasil, é comum encontramos ovos de chocolate, em terras suecas compra-se essa embalagem em formato de ovo e dentro colocam-se algumas guloseimas.

Muitas escolas e famílias organizam a caça aos ovos de Páscoa, dando às crianças pistas e enigmas para ajudá-las a rastrear os doces. Diversão garantida para a família!

“Posso te ajudar a escolher um belo ovo de Páscoa, senhor?” Foto: Bertil Ericson / TT

3. Ovos de verdade em todos os lugares 

Os ovos são um alimento básico para o café da manhã durante a Páscoa, além de estarem presentes em muitos sanduíches (smörgås) com coberturas que incluem o caviar e molhos à base de camarão eles fazem parte da decoracão.

Nessa época é comum pintarem ovos de verdade para usar como acessório decorativo na mesa de Páscoa.

Leia também: Tour guiado em Estocolmo em português

Páscoa na Suécia
Foto por: Noella Johansson / TT

4. Peixe em conserva

Os ovos muitas vezes complementam o arenque em conserva que está no centro da maioria das refeições de Páscoa dos suecos, havendo também a opção pelo salmão ou pelo endro.

Outro prato popular é “Janssons Frestelse”, que se traduz em “Tentação de Jansson”. É uma caçarola cremosa, feita com cebolas e batatas grelhadas e anchovas. Tudo isso é frequentemente banhado por uma taça(ou três) de Snaps suecos [bebida local].

No caso de você estar se perguntando, sim, isso é exatamente o que os suecos comem no Natal também no Midsummer.

Páscoa na Suécia
Foto por: Janerik Henriksson / TT / Kod 10010

5. Casas de verão

A Páscoa é o primeiro fim de semana prolongado do ano e, para muitos moradores de cidade, é uma desculpa para aproveitar a natureza. Por aqui as casas de verão não são exclusividade apenas dos ricos do país, então muitas pessoas escapam de seus apartamentos e das área urbanas para se juntarem a seus parentes parentes e descansarem em suas casas nas ilhas ou florestas do país.

Leia também: 8 motivos para visitar Estocolmo no verão

Foto por: Lena Granefelt: Image Bank Suécia

6. Plumas

Na decoração de Páscoa na Suécia é muito comum a utilizacão de galhos decorados com plumas coloridas. Essa tradição existe desde o século XIX. Eles remetiam originalmente à lembrança do sofrimento de Cristo e as crianças fingiam atacar umas às outras com esse galhos na Sexta-Feira Santa.

Esta tradição parece estar em declínio por razões de direitos dos animais, incluindo a dificuldade em encontrar fornecedores que possam garantir penas não retiradas de animais vivos.

Páscoa na Suécia

7. Påskmust

Påskmust é uma bebida parecida com uma cerveja super doce e temperada, contendo lúpulo, açúcar, aroma de malte e especiarias, mas é sem álcool. A bebida é a versão de Páscoa de julmust, a bebida de Natal que supera as vendas de Coca-Cola no país escandinavo no mês de dezembro.

Veja agora nosso vídeo sobre Curiosidades sobre a Páscoa na Suécia!

Artigo original: The Local Sweden

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

SHARE
Previous articleOs 10 melhores cafés de Estocolmo – Onde você vai tomar um fika hoje?
Next articleLinas Matkasse – Seu jantar pronto em 15 minutos!
Advogada, amante de viagens, fotografia e Van Gogh. Sente verdadeira felicidade quando o piloto diz que a decolagem foi autorizada e quando um cachorrinho lhe dá cabimentos. Sofre de incontinência verbal, é sensitiva incorrigível, mora no frio e ama o calor. Lê C.S. Lewis, curte filosofar e cantar Beatles na estrada. Tem medo de balões estourando e de atravessar a rua, igual a qualquer pessoa. Conecte-se comigo nas Redes Sociais e veja como administro tudo isso!

Deixe seu comentário