Home Europa Munique

Munique

Munique foi uma cidade que me surpreendeu e até hoje continua sendo minha cidade favorita na Alemanha.

Eu e o Daniel no Nympheburg Palace.

A oportunidade de viajar para Munique surgiu porque o Daniel resolveu levar o Adam para assistir a um jogo do FC Bayern Munchen como presente de aniversário de 11 anos.

A alegria do Adam na Alianz Arena no dia que o BC Munchen ganhou de 6x0.
A Alegria do Adam na Alianz Arena no dia que o BC Munchen ganhou de 6×0.

O time alemão é o favorito do Adam e assim resolvemos fazer uma viagem em família, e além do jogo, fazer turismo pela capital da Bavaria. Essa também foi a primeira viagem da nossa princesa Nicole, que estava com apenas 2 meses.

FC Bayern Erlebniswelt_HallofFame / Copyright - Muenchen Tourismus
FC Bayern Erlebniswelt_HallofFame / FC Bayern Erlebniswelt_HallofFame. Copyright – Muenchen Tourismus

Logo na preparação da viagem fui surpreendida com muitas informações positivas e fiquei super animada em ter decido viajar para lá. Só em 2013 Munique recebeu  6,3 milhões de visitantes, um número impressionante, que diz muita coisa sobre a cidade, concordam?

Compre aqui seu ingresso para visitar as atrações de Munique sem filas!

E uma possível explicação para que ela seja tão queridinha pelos viajantes é a diversidade de atrações para todos os estilos, gostos e bolsos. Sem contar na famosa e mundialmente conhecida Oktoberfest que é capaz de deixar a cidade ainda mais movimentada.

Eu e a movida de Marienplatz.

Vários pontos fazem com que a cidade seja muito bem avaliada pelos turistas que passam por ali: acessibilidade, ótima conexão dos transportes públicos, museus, mercados, parques e a vida noturna estão entre eles. Além da possibilidade de excursões de um dia para localidades próximas como: rota romântica,  o castelo Neuschwanstein e ainda para cidades como Salzburg e Innsbruck na Áustria.

Foodmarket_Viktualienmarkt_L. Kaster.
Foodmarket_Viktualienmarkt /Copyright – Muenchen Tourismus – Foto L. Kaster

A atmosfera de Munique me fez lembrar Dublin, que é uma cidade que eu amo, e talvez esse tenha sido um ponto que me fez gostar muito dessa viagem. Ruas sempre movimentadas durante o dia e a noite e muita animação, sabe?

Transporte em Munique

Como chegar do aeroporto até o centro de Munique

Viajamos de Estocolmo para Munique pela companhia aérea SAS, chegamos no Aeroporto Internacional de Munique.  De lá para o centro da cidade pegamos o trem (S8), e descemos em Marienplatz. O valor do bilhete  de trem para o centro é 10 e a viagem do aeroporto até Marienplatz dura cerca de 30 minutos.

Munich Airport Center.
Munich Airport Center. Copyright – Muenchen Tourismus

A estação de Marienplatz tem conexões com trem, metrô e ônibus e é ponto de partida para várias atrações turísticas da cidade.

Durante a nossa estadia o transporte que mais utilizamos foi o metro. O preço do bilhete individual é 1,50. Lembre-se sempre que é preciso validar o bilhete nas maquininhas azuis na entrada das estações.

Existe também a opção de comprar o bilhete para vários dias (3, 5 ou 7 dias), a vantagem é poder pegar o transporte sem limite de vezes e utilizar o mesmo bilhete para várias pessoas. Utilizamos o Stripe Ticket para 3 dias, com viagens ilimitadas, válido para até 5 pessoas. Valor 25,90.

O que visitar em Munique

Marienplatz: O ponto de partida para a maioria das atrações turísticas de Munique é Marienplatz, de lá é possível ir caminhando para a Residenz Munchen, Cuvilliés Theatre, Hofbrauhaus, Frauenkirche, Centro Histórico, entre outros. É também por ali que se encontram as ruas comerciais.

MainSquare_Marienplatz_C. Reiter.
MainSquare_Marienplatz / Copyright – Muenchen Tourismus – Foto C. Reiter

Marienplatz é uma praça onde está localizada a Neues Rathaus, que é a Câmara Municipal da cidade. O edifício neogótico, rico em detalhes, é a principal atração da praça, sendo que todos os dias as 11:00 e ao 12:00 os turistas se reunem por ali para assistirem o movimento do Rathaus-Glockenspiel, o relógio animado da torre do edifício.

Câmara Municipal de Munique em Marienplatz.

Residenz Munchen: Durante séculos a Munich Residence foi a sede do governo e residências dos duques da Baviera e hoje o lugar guarda tesouros e a história da Bavaria. O edifício localizado bem no centro da cidade, próximo a Marienplatz, merece a visita e algumas horas de caminhada, afinal são 130 quartos e muito coisa interessante para ver.

Antiquário da Munich Residence.
Antiquário da Munich Residence / Copyright – Muenchen Tourismus
Objetos que fazem parte da galeria do "Treasury" da Residence Munich.
Objetos que fazem parte da galeria do “Treasury” da Residence Munich.

A entrada combinada para Residência, Treasury e o Cuvilliés Theatre custa 13. Na entrada do museu do Tesouro e da Residência você pode pegar um audio-guia grátis em várias línguas, inclusive inglês ou espanhol.

Auditório do Cuvilliés Theatre.
Auditório do Cuvilliés Theatre / Copyright – Muenchen Tourismus

Frauenkirche: É a igreja de Nossa Senhora, também localizada próxima a Marienplatz, em estilo gótico a catedral é um dos símbolos de Munique. A entrada é gratuita.  Endereço: 19 Theatinerstrasse.

Church_Of_Our_Lady_A_Mueller.
Church_Of_Our_Lady_A_Mueller. / Copyright – Muenchen Tourismus

Nympheburg Palace: O palácio de arquitetura barroca que foi construído para ser a residência de verão da família real  em celebração do nascimento  de Max Emanuel, que seria o herdeiro do trono. O Nympheburg Palace é um pouco mais afastado do centro da cidade. Para chegar até lá utilizamos o tram número 17, que pegamos na estação Sedlingentor.

Nymphenburg Palace visto da ponte logo na parada do tram.

Para visitar o Nymphenburg Palace reserve pelo menos 3 ou 4 horas. Pois além de visitar o interior do próprio palácio dá para fazer um passeio pelo lindo jardim, que por si só vale a caminhada e rende muitos cliques.

Lá tem ainda o Museu Marstall, que guarda as carruagens e trenós de época, e o Museu da Porcelana. Tem um ticket combinado para as três atrações que custa 11,50 de 1 de Abril a 15 de Outubro e 8,50 de 16 de Outubro a 31 de Março.

Carruagem no Museu Marstall.

English Garden: É o maior parque urbano do mundo, maior até que o Central Park de Nova York, e é um lugar incrivelmente lindo e aconchegante, tem ciclovias, riachos e diversos “jardins de cerveja”.

Caminhada no English Garden.

Como visitamos Munique no outono o English Garden estava especialmente colorido, fizemos uma longa caminhada pelo parque, assistimos ao pôr do sol e claro, tomamos a cerveja de praxe próximo ao Chinese Turm, afinal Alemanha e cerveja são praticamente sinônimos.

Dia lindo para um passeio no English Garden.

Vou parar por aqui, mas ainda temos muita coisa para contar sobre a cidade e muitas dicas, assim que der e a mini-viajante Nicole permitir, a mami-viajante aqui vai escrever e postar. Puss och kram!

Nicole em sua primeira viagem. Nós no jardim do Nymphenburg Palace.

E você já viajou para Munique? Conte aqui como foi 😉

Informações adicionais: *Fotos da Munich Residence, Cuvilliés Theatre, Church_Of_Our_Lady_A_Mueller, MainSquare_Marienplatz_C. Reiter, Munich Airport Center, Foodmarket_Viktualienmarkt_L. Kaster,  Beergarden_B. Roemmelt, FC Bayern Erlebniswelt_HallofFame foram cedidas pelo Tourismus Munchen, todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

* O Stripe Ticket de 3 dias, que utilizamos no transporte público de Munique, foi cedido pelo Tourismus Munchen. Muito obrigada 😉

Fontes: Tourismus Munchen e  Munich Airport.