Home Noruega O que fazer em Bergen – Roteiro de 2, 3 ou 4 dias

O que fazer em Bergen – Roteiro de 2, 3 ou 4 dias

O que fazer em Bergen – Roteiro de 2, 3 ou 4 dias

Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, ficando atrás apenas da capital, Oslo. Famosa por ser a cidade mais chuvosa da Europa, Bergen tem condições pluviométricas que se assemelham às de regiões extremamente úmidas e quentes, como a amazônica! E isso em plena Escandinávia! A cidade tem nada mais, nada menos que cerca de 250 dias de chuva por ano! Conhecida também por suas casinhas coloridas de madeira e galerias de arte antiga e contemporânea, a cidade encanta!

Visitei Bergen por duas noites e três dias. O pouco tempo de estadia me forçou a ter que fazer algumas escolhas, de acordo com meus interesses. Em busca de novas experiências, levei em consideração o que já havia visitado em outras cidades norueguesas para montar o meu roteiro. Aqui, vou deixar sugestões de lugares que acabei não visitando, mas que podem entrar no seu roteiro. Personalize-o a seu modo!

o que fazer em bergen

Como chegar a Bergen ?

Optamos por fazer o trajeto Stavanger – Bergen de carro para aproveitarmos mais a viagem, apreciando o caminho. A viagem durou 4 horas e 30 minutos. Pegamos ainda dois ferries, o que tornou a viagem não cansativa.

o que fazer em bergen

Dia 1: (este primeiro dia só tivemos a parte da tarde na cidade)

Chegamos a Bergen por volta de 13:30 fomos direto para o hotel, que fica bem no Centro. Após o check in, fomos almoçar no Fisketorget, mercado de peixe que é um dos pontos turísticos da cidade. O mercado tem abundancia de frutos do mar. Então, se tiver disposto a experimentar carnes exóticas, você poderá se aventurar e provar, por exemplo, carne de baleia, caviar fresco ou arenque, além do tradicional bacalhau e salmão norueguês. Nossas escolhas foram: mexilhões, sopa de peixe (muito tradicional na Noruega), bacalhau norueguês e um hambúrguer de carne de baleia!

o que fazer em bergen

Ao lado do Fisketorget fica o Centro de Informação Turística. Lá é possível ter acesso a guias e mapas da cidade, tirar dúvidas e comprar o Bergen Card, que lhe dá acesso gratuito a muitas atrações e descontos em outras, além de possibilitar o uso ilimitado do transporte público.

Leia também: Bergen Card – uma maneira prática e econômica de explorar Bergen

Seguimos explorando a cidade caminhando até Festplassen, onde há um lindo lago com muitas flores coloridas no entorno, passando pelo coreto no Byparken, igualmente lindo e florido, onde tiramos muitas fotos. Como estávamos em um dia lindo de verão, vimos muitas pessoas sentadas pelos jardins aproveitando o sol!

o que fazer em bergen

Seguimos até o porto por ruas charmosas, observando a vibração jovem que conferia um clima descontraído à cidade. Exploramos barracas que ficam do lado de fora do Mercado do Peixe e, quando nos demos conta, o sol já estava se pondo. Foi lindo presenciar o espetáculo! Depois, nos sentamos num barzinho para tomar um cerveja.

o que fazer em bergen

o que fazer em bergen

Dia 2: Centro histórico

Iniciamos o dia conhecendo o Bryggen, complexo histórico remanescente de grande importância que foi devastado diversas vezes por incêndios e que hoje abriga muitos dos restaurantes, bares, lojas de artesanato e museus da cidade. A área é tombada como Patrimônio Cultural da UNESCO.

o que fazer em bergen

o que fazer em bergen

Bem pertinho, fica o Bryggens Museum. Escavações arqueológicas desvendaram a história do local.

o que fazer em bergen

Em seguida fomos visitar a St Mary’s Church, que fica a uns dois minutinhos a pé. Trata-se de uma visita breve. Você pode, inclusive, cortar essa atração do seu roteiro, principalmente se não tiver o Bergen Card.

Continuamos caminhando em direção ao Bergenhus Fortress e à Torre  Rosenkrantz, que foi residência do Rei Eirik Magnusson no século XIII. Subimos as escadas estreitas até o topo e depois passeamos pela região, onde há um grande parque verde.

Como já estava na hora do almoço, comemos em uma barraca que tinha hambúrgueres e cachorro quente com carnes típicas, como carne de rena, baleia e cordeiro.

Seguimos para o Museu KODE focados no KODE 3, onde fica a exposição do Edvard Munch. Desde minha visita ao museu do Van Gogh, em Amsterdam, tinha enorme curiosidade de apreciar mais obras de Munch. O museu tem uma das mais importantes coleções sobre o artista.

Compre aqui seu ingresso para visitar todas as atrações de Bergen sem filas

Em seguida, fomos caminhando até o Aquário de Bergen, no charmoso bairro de Nordnes, que pode proporcionar uma agradável caminhada. Já chegamos ao Aquário próximo do horário de fechar, por isso aí vai a nossa dica de ouro: SEMPRE verifique o horário de funcionamento das atrações, independente do local que você esteja visitando. Ainda assim, conseguimos aproveitar um pouco. Foi lindo ver os peixes. Esta é uma atração que vale muito a pena, principalmente se você estiver explorando Bergen com crianças.

A próxima parada foi o monte Fløyen, uma das atrações turísticas mais visitas da cidade. Como o dia estava bonito, deixei para ir visitá-lo no final do dia e assim assistir o pôr do sol e contemplar uma vista inesquecível!

Se quiser fazer o mesmo, pegue o funicular Fløibanen no Centro de Bergen até o monte Fløyen. Há dois funiculares que se revezam no trajeto, que leva cerca de sete minutos. Mas também é possível chegar ao monte Fløyen a pé. Você pode ainda optar por subir de funicular e descer a pé. Confesso que não tive essa disposição, preferindo fazer o trajeto de ida e de volta de funicular [risos].

Após assistir o lindo pôr do sol do monte Fløyen, sentamos em um dos barzinhos do porto para comer e beber cerveja.

Dia 3: Gamle Bergen

Tomamos café da manhã no hotel e fizemos o check out. Seguimos de carro até Gamle Bergen ou Old Bergen, um museu a céu aberto com cerca de 40 casas de madeira que fazem um resgate da vida em Bergen nos séculos XVIII e XIX. Ao meio dia,  tivemos uma encenação que reconstruía a vida naquela época. Foi possível visitar o interior das casas, conhecer o funcionamento do comércio e como eram exercidas algumas profissões no passado.

Este museu fica a 4 km do Porto de Bergen, cerca de 15 minutos de carro. Super recomendo!

Em seguida, partimos para uma das 30 igrejas de madeira da Norurga, a Fantoft Stave Church. Ela fica a cerca de 8 km do Porto de Bergen, uns 20 minutos de carro. Essa igreja foi construída em 1.150, destruída por um incêndio 1.992 e reconstruída. Em madeira, com arranjos rebuscados na sua parte interna, a igreja tem técnicas de construção viking.

Outras atrações que você pode incluir na sua visita a Bergen:

– Monte Ulriken;

– Cruzeiro de 3 horas pelos Fjords de Bergen;

– Hanseatic Museum;

– Bergen Maritime Museum;

– Passeio de trem entre Flåm e Myrdal (este passeio tomará praticamente um dia inteiro, mas é um dos passeios de trem mais bonitos da Europa);

– Se você curte trilhas, siga de Bergen para Odda, a cidade base para fazer a trilha para Trolltunga.

E você, tem alguma dica sobre o que fazer em Bergen?

2 COMMENTS

  1. Olá Lidiane, coloquei quase todos os destinos que comentou mas tenho algumas duvidas…
    Qual o valor mais ou menos em reais ou coroa norueguesa para efetuar essas atrações? e o Bergen Card qual o valor? obrigado.

  2. Me chamo Sueli, to i teressadissima em ir morar ai, moro sózinha, o que vc me diz? complicado estar só ai sem famlia? como conseguiria alum trabalho? no Brasil sou aposentada como Bancaria.Nao entendi muito ainda essa conversao do dinheiro principalmente pagar um aluguel! e aprender a lingua? dificil? falo ingles nao fluente, estou entre USA, Irlanda e ai o que vc me diz amiga?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here