O que comer em Costa Brava! #tastemotion

1
511
O que comer em Costa Brava

Você já imaginou conhecer os sabores de um destino sem precisar sair da cidade onde está?

Pois esta é a proposta do exclusivo evento Taste Motion, promovido pelo Turismo de Costa Brava, região do litoral Norte da Espanha.

O projeto visitou várias capitais da Europa, oferecendo um almoço ou jantar sensorial para apresentar o destino Costa Brava e Pirineus de Girona de uma forma bem tecnológica e ousada.

Veja como foi o Taste Motion Stockholm e o que comer em Costa Brava

Tive a honra de ter sido convidada para participar do Taste Motion, edição Estocolmo, um almoço exclusivíssimo para influenciadores de viagem no Watz Studios, na capital sueca.

Na Província de Girona, Nordeste da Catalunha na Espanha, existem 16 restaurantes estrelados, totalizando 20 estrelas Michelin, de acordo com Guia Michelin 2019.

Isso faz do local uma das melhores destinos gastronômicos da Europa

Para fazer jus à tão merecida fama da gastronomia local, o Departamento de Turismo da Costa Brava levou ingredientes locais, vinhos produzidos na região e uma equipe que contava com um chefe estrelado, para trazer o melhor da gastronomia de Costa Brava para a imprensa, profissionais de turismo e influenciadores. 

Uma experiência sensorial e gastronômica única Os pratos eram apresentados com sua história, beleza e sabores nos telões espalhados pelos quatro cantos da sala de jantar. Nos sentimos em diferentes regiões da Costa Brava.

O que comer em Costa Brava

Era como se a cada mudança de prato, fossemos transportados para a região onde o mesmo é produzido tradicionalmente. Nessa imersão gastronômica, todos os sentidos eram ativados.

5sentidos. 5 atos. 5 pratos. 5 vinhos

Como aperitivo, recebemos um tradicional vermute com ervas aromáticas com sabor de laranja.

O que comer em Costa Brava

De entrada, tivemos um delicioso ‘pan com tomate’, que preparamos na hora, espremendo o tomate sobre o pão fresco e temperando com um fio de azeite e sal grosso.

Ao lado ainda foram servidos anchovas em três texturas e o tradicional queijo Manyac com notas de azeite virgem DOP Empordá.

Para acompanhar o refrescante vinho branco Finca Olivardots Groc d’Àmfora 2017.

O que comer em Costa Brava 2

Eu mostrei a experiência no Instagram @viajarpelaeuropa. Nos destaques você ainda pode ver a preparação do pan com tomate. O desafio vai ser assistir e não ficar com água na boca. 😉


Como segunda entrada, tivemos um ‘marinado’ de camarão de Palamós com um molho de peixe. Além do sabor inigualável a delicadeza do prato servido em uma “caçarola” em formato de peixe.

Uma belíssima peça de arte local produzida exclusivamente para o evento.

Acompanhando o marinado foi servido um delicioso Heus white 2018 – Celler La Vinyeta.

Como o primeiro prato principal, experimentamos o “arroz montanha de mar”, prato tradicional da região de Pals. Uma espécie de ‘risoto’ que proporciona uma suculenta combinação de peixe, carne e linguiça que se harmonizam de forma única.

O que comer em Costa Brava

O que comer em Costa Brava

Harmonizando o “arroz de Pals” foi servido o aveludado vinho Babalá 2017 da cooperativa Espolá.

Se você me acompanha há algum tempo, sabe o quanto amo vinho tinto e o quanto sou capaz de viajar só para ter a oportunidade de provar um prato típico novamente, não é?

Se nesse momento ainda restava dúvidas sobre o que esperar da riqueza gastronômica da região, aqui fui literalmente conquistada pelo estômago.

Após provar o segundo prato e vinho eu já estava pensando em reservar minha passagem. Sério! Daqueles sabores que ficam gravados na memória! Não vejo a hora de viajar para a Costa Brava.

Como segundo prato principal, foi servido uma suculenta recriação do bife de Girona acompanhado por com cogumelos, nozes e Ratafia.

O que comer em Costa Brava

Para fechar essa experiência sensorial inesquecível, de sobremesa experimentamos uma versão da tradicional torta de maçã de Girona com migalhas de bolo crocante e amêndoas.

O que comer em Costa Brava 2

Aquela mistura de sabores e textura que te faz chorar por mais, sabe?

O que comer em Costa bravaUma das experiências gastronômicas mais incríveis que já tive a oportunidade de participar. Obrigada, Costa Brava Pirineu de Girona, pelo convite!

Agora me conta? Você também ficou com água na boca para visitar e comer bem em Costa Brava? 

As fotos que ilustram esse artigo são de autoria da talentosa @priscilaeliasphotography – Fotógrafa profissional em Estocolmo.

O que comer em Costa Brava

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

1 COMMENT

  1. Nossa que evento legal. Depois desse relato eu fui pesquisar sobre Costa Brava e fiquei com vontade de conhecer o local.

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.