Mergulhar em Creta

0
438

A Ilha de Creta, na Grécia, é o nosso destino favorito para o verão na Europa. Vilas acolhedoras, paisagens lindas,  a comida grega deliciosa e as praias que além de lindas são um convite ao relax, longe desse mundo ultra-conectado. Estar off-line é mesmo um luxo hoje em dia, né?

Amamos essa tranquilidade de Creta.
Amamos essa tranquilidade de Creta.

Esse ano eu tinha um desafio pessoal a cumprir na minha viagem para Grécia. Desde que coloquei meus pés em Creta pela primeira vez eu prometi para mim mesma que iria superar o meu medo de água e mergulhar. O Daniel é mergulhador certificado e  foi meu grande incentivador dessa aventura!

Quem me conhece sabe que esse seria um grande desafio, porque primeiramente eu teria que aprender a nadar. Então nesses 2 anos que se passaram desde a última viagem a Grécia, eu me dediquei e aprendi os conceitos técnicos da natação. Portanto eu aprendi a nadar certo?

Em teoria sim, mas na prática a história é outra… Porque na verdade o que me impede de aprender a nadar é a fobia da água.

Até a Nicole tem menos da água do que eu. haha
Até a Nicole tem menos da água do que eu. haha

Para vocês entenderem eu nado relativamente bem até o momento que eu sinto que “não tenho mais pé”, daí o medo toma conta de mim, e puff! Esqueço as técnicas de respiração, perco a coordenação motora e pronto! Glub… Glub… Glub…

Mas durante esse tempo eu treinei e acho que minhas habilidades de nadadora melhoram bastante. Então eu embarquei rumo a Creta decidida que esse ano eu iria mergulhar. Sim, eu sou muito determinada digamos que teimosa mesmo!

Mergulhar em Creta com a Blue Adventures Diving

Escolhi a empresa Blue Adventures Diving para o meu primeiro mergulho em Creta, e a escolha da empresa de mergulho foi principalmente por sua localização, em Chania, a segunda maior cidade de Creta. O escritório dessa companhia de mergulho fica localizado nas imediações do Hotel Christina e da praia de mesmo nome.

Parte teórica do curso de mergulho da Blue Aventures Diving de Creta.
Parte teórica do curso de mergulho da Blue Aventures Diving de Creta.

A praia Christina é super tranquila, ideal para descansar e tomar um frappé depois da experiência embaixo d’agua.

Praia Christina em Chania,na Ilha de Creta.
Praia Christina em Chania,na Ilha de Creta.

O primeiro mergulho de qualquer ser humano que queira se aventurar no fundo do mar começa com um curso teórico em terra, em que serão apresentados os códigos a serem usados para comunicação dentro d’agua. É nesse curso que você vai se familiarizar com o equipamento, aprender os procedimentos de segurança e as técnicas de comunicação durante o mergulho.

Curso básico de mergulho em Creta.
Curso básico de mergulho em Creta.

Na Blue Adventures Diving de Creta o curso começa com a apresentação de um filme de 30 minutos , logo a seguir é feito uma prova escrita para testar se você aprendeu tudo sobre os procedimentos de segurança para o mergulho em mar aberto. Depois do teste, se passar é claro (brincadeirinha! rs) é hora de conhecer e vestir o equipamento.

Os instrutores da Blue Adventures Diving vão te explicar como utilizar todo o equipamento, e preparem-se! A “roupa” é difícil de vestir e super pesada, cerca de 17kg, e você vai ter que carregar até o spot do mergulho.

A roupa é essencial para manter a sua temperatura embaixo d’agua;  o pé de pato é o responsável pelo seu movimento; a máscara sua melhor amiga, pois protege o nariz e os olhos e o mais importante: o cilindro de oxigênio.

Pronta para o mergulho em Creta. Será? >D
Pronta para o mergulho em Creta. Será? >D

Devidamente equipados é hora de treinar suas habilidades, de respirar embaixo d’agua utilizando o equipamento, experimentar seus movimentos com o pé de pato e principalmente sua capacidade de concentração e atenção para seguir as instruções dadas pelo mergulhador profissional que vai te acompanhar nessa aventura.

Testando as técnicas de mergulho em Creta. Foto: Blue Adventures Diving
Testando as técnicas de mergulho em Creta. Foto: Blue Adventures Diving

Mergulhar não é nadar

Eu estava pronta para desistir dessa “loucurinha” a qualquer momento, afinal essa poderia ser uma brincadeira perigosa. Mas meu medo foi diminuindo porque a boa notícia, para quem ainda não sabe nadar direito como eu, é que “Mergulhar não é nadar” portanto saber nadar não é pré-requisito para praticar o esporte.

Daniel meu instrutor particular de mergulho :D
Daniel meu instrutor particular de mergulho 😀

Nessa minha aventura de mergulho em Creta fui informada ainda que até mesmo os cadeirantes estão aptos a experimentar esse incrível mundo  novo do mergulho. Com técnicas diferentes, claro! Mas é possível sim, viajantes!

Por mais que eu já estivesse bastante tranquila, com toda a teoria, “a hora do vamos ver” seria quando eu entrasse no mar. Afinal é embaixo d’agua que me vem o pânico e temos que saber respeitar nossos limites, certo?

Incrível mergulhar em Creta e ver estrelas do mar!
Incrível mergulhar em Creta e ver estrelas do mar!

Mas gente, graças a simpatia do John Depp, da Blue Diving Adventures, esse pânico de ficar sem pé embaixo d’agua simplesmente desapareceu. E a cada metro que descíamos embaixo do mar incrivelmente azul de Creta, eu via um mundo completamente novo diante de mim, tudo parecia mágico.

Peixes lindos no fundo do mar de Creta.
Peixes lindos no fundo do mar de Creta.

Com o equipamento de mergulho você vai respirar normalmente embaixo d’agua, como se tivesse nascido para isso, sem segredo! E você vai perceber isso quando estiver praticando na piscina, antes de mergulhar no mar. Não há o que temer.

No fundo do mar azul de Creta.
No fundo do mar azul de Creta.

O único probleminha que eu tive durante o mergulho foi a pressão no ouvido, situação que aprendemos a controlar no curso da Blue Diving Adventures.

Para quem por aí também não sabe nadar, mas sonha  em mergulhar em Creta, eu super recomendo a equipe da Blue Diving Adventure. Os instrutores foram os responsáveis por me tranquilizarem, me ajudaram a perder o medo de ficar embaixo d’água e eu tive uma das aventuras mais incríveis da minha vida!

Instrutores queridos da Blue Adventures diving de Creta.
Instrutores queridos da Blue Adventures diving de Creta.

O meu próximo desafio agora é fazer o curso completo de mergulho para que eu possa estar apta a mergulhos mais avançados como profundezas de 20 metros ou mais e cavernas. Quem também acredita que eu vou conseguir?

Comemorando o sucesso do mergulho em Creta!
Comemorando o sucesso do mergulho em Creta!

E você já mergulhou? Conta como foi! 😀

Leia também: Onde se hospedar em Creta; O que fazer em Creta, O que visitar em Atenas.

Visite o site oficial da empresa Blue Adventures diving aqui.

Meu mergulho foi uma cortesia da Blue Adventures Diving Crete, a opinião é minha!

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário