Mesmo depois de tantos anos morando em Estocolmo, essa cidade linda continua me surpreendendo. Veja só! Passeando por Gamla Stan no fim de semana encontrei, por acaso mesmo, um museu muito bacana, que eu ainda não conhecia. O Livrustkammaren, ou, Museu da Armadura.
Encontrei por acaso pois estava caminhando pelos arredores do Palácio Real de Estocolmo e vi a porta desse museu. A entrada fica na lateral do palácio com vista para a água, bem escondindinha, logo depois desse guarda real aí.
Com essa roupa eles parecem ser a mesma pessoa sempre, por isso não tem erro, ahaha.
O Livrustkammaren ilustra a história dos monarcas da Suécia, desde Gustav Vasa (1496 -1560) até os dias atuais. O local é enorme e bem interativo, e você vai ter a possibilidade de ver armaduras, roupas bordadas a ouro, vestimentas utilizadas pela cavalaria e outros objetos da realeza sueca. Uma verdadeira viagem a esse mundo de reis e rainhas. Muito interessante!
Depois da minha visita descobri que o Livrustkammaren de Estocolmo é o museu mais antigo da Suécia. Ele foi criado pelo rei Gustavo Adolf II, em 1628, depois que ele decidiu preservar as roupas que ele usava em sua campanha na Polônia.
Eu adoro história e a maneira como as peças estão dispostas deixou o lugar muito agradável. Não é aquele amontoado de coisa velha sem ordem não, sabe? (rs) Você tem vontade de caminhar pelas salas e ver tudo pela organização e cronologia em que os objetos estão arrumados. A explicação de cada seção é bem curta e objetiva. Um passeio que não cansa! Adorei e já quero voltar.
O local também é aconselhável para famílias com crianças pois tem uma sala enorme com vários objetos e até roupas que as crianças podem brincar. A Nicole adorou!
Ah! E o melhor disso tudo viajantes é que a entrada para o Livrustkammaren de Estocolmo é gratuita! #paranossaalegriaaaaa! 😀
Para conferir horários de funcionamento acesse: Livrustkammaren.se