Fondation Louis Vuitton de Paris

0
816

Uma das atrações mais interessantes que visitei em Paris foi a imponente Fondation Vuitton, uma obra bastante controversa inaugurada a bem pouco tempo na cidade.

O edifício levanta questões bem polêmicas sobre sua excêntrica arquitetura, que apresenta curvas peculiares, que remontam às formas de um navio.

O The Guardian disse que ela é apenas “uma bagunça de blocos brancos” ou mesmo “uma gigantesca garrafa de perfume da Louis Vuitton, quebrada em pedaços”.

O certo é que a Fondation já vale a visita na sua próxima viagem à Paris, só pela polêmica! (rs)

Fondation Louis Vuitton Paris
Foto por: Iwan Baan ©Gehry partners LLP

O desenho da Fundação  é de autoria do arquiteto canadense Frank Gehry, que tem em seu currículo ousados projetos como o museu  Guggenheim, em Bilbao, The Dancing Houses, em Praga e The Wall Disney Concert Hall, em Los Angeles.

Fondation Louis Vuitton Paris
Exposition Frank Gehry 1 © Gehry Partners LLP

À parte as críticas sobre sua forma inusitada, a Fundação Louis Vuitton é um monumento que estende a influência artística e cultural de Paris. O edifício  é dedicado à arte moderna e contemporânea. Grande parte do acervo disponível pertence à coleção particular do próprio Bernard Arnault.

Ao longo de suas 11 galerias estão expostas obras que vão desde Picasso, a Edvard Munch e Claude Monet.  Além da coleção regular a Fundação tem exposições temporárias de artistas contemporâneos. Visita obrigatória para os fãs de arte e arquitetura.

Fondation Louis Vuitton de Paris
Exposição Inside the horizon – Olafur Eliasson -Foto por Iwan Baan

A visita à  Fondation Vuitton é bem interessante, até mesmo para os pequenos, já que eles disponibilizam um iPad para as crianças com vários joguinhos super interativos.

Fondation Louis Vuitton de Paris

Além das incríveis obras de arte, a Fundação Louis Vuitton  de Paris tem uma vista priviligiada para a cidade. Do terraço do edifíco é possível admirar a Torre Eiffel, os arranhas-céus  de La Defénse e  a paisagem centenária do próprio Jardin D’acclimatation, que é uma atração super recomendada para famílias.

Fondation Louis Vuitton de Paris

Endereço: Fondation Louis Vuitton, 8, Avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne – 75116 – Paris.

Como chegar? Eu fui de metro pois era a forma mais prática partindo do Hotel de la Bretonnerie de Paris, onde eu estava hospedada. A estação de metro mais próxima da Fondation Vuitton  é a Les Sablons – Jardin d’Acclimatation

Mas para quem estiver mais próximo do Arco do Triunfo ou Champs Elysée a maneira mais prática é pegar o pequeno ônibus elétrico da Fondation no Arco do Triunfo, Place Charles de Gaulle esquina com Avenue Friedland. Dica do blog Conexão Paris.

Procurando hotel em Paris? Recomendamos o  Booking.com.

Vai viajar para Paris? Compre aqui seu ingresso para a Torre Eiffel e pule a fila com estilo!

Gostou das dicas? Deixa um oi um para mim! 😉

 

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.