Cultura da Noruega – Você sabe o que é o bunad?

0
580

Em matéria de rankings mundiais, a Noruega é, disparado, o país que aparece no topo de grande parte deles. Os positivos, obviamente!

A nação já foi considerada a melhor em qualidade de vida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é um dos cinco lugares com condições ideais para ter e criar filhos no mundo.

Cultura da Noruega

Mas obviamente que viver em uma cidade com tantos benefícios tem um preço. Segundo a revista The Economist, a capital norueguesa, Oslo, ocupa a terceira colocação na lista das cidades mais caras do mundo.

Visitei Oslo pela primeira vez em 2015, em plena comemoração do Dia Nacional da Noruega. Nas ruas, o vermelho, o branco e o azul, cores da bandeira do país, estavam presentes em tudo: roupas, janelas e nos rostos dos cidadão.

Cultura da Noruega

Um patriotismo bonito de ver. “Este ano, a comemoração tem um motivo ainda mais especial: é o centenário da nossa independência”, comenta Silje Damhaug, natural de Oslo. Desde 1905, a Noruega se emancipou da vizinha, Suécia.

Leia também: Como ir de Oslo a Bergen – a viagem de trem mais linda da Europa

Assim como muitos homens e mulheres, Silje desfilava pelas ruas com um dos símbolos da cultura norueguesa, o bunad, roupa tradicional cheia de detalhes e utilizada desde o século XVIII.

Frequentemente, entre maio e junho, é possível encontrar noruegueses vestidos com o bunad em diversas cidades do país. É um traje quase indispensável em celebrações importantes, como casamentos, aniversários e batizados, e é produzido com ouro, prata, podendo ainda ser adornado com diversos tipos de joias.

Compre aqui o seu ingresso para visitar as atrações da Noruega sem filas

Mas se você pensa em ter uma peça dessas, saiba que vai ser  preciso preparar o bolso, será necessário dispender muitas coroas norueguesas.

E você, também gosta de conhecer as tradições de outros países?

Texto publicado originalmente na Revista Vox Objetiva.
Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário