Como irritar um brasileiro com comportamentos tipicamente suecos

0
288
Como irritar um brasileiro

Há algum tempo fiz uma lista que gerou gargalhadas e polêmicas nas redes sociais: como irritar um sueco com comportamentos tipicamente brasileiros. Bem, chegou a hora da revanche! Venho te apresentar as “suequísses” que mais me impactaram na terra dos vikings e tenho (quase) certeza de que essas diferenças culturais também impactaram a vida de outros brasileiros que vivem na Suécia.

Primeiramente devo confessar que fazer essa lista não foi simples. Foi difícil encontrar comportamentos culturais que irritam de verdade um brasileiro. Não quero me gabar, mas a gente é muito da paz, né? (rs)

1. Chegue na hora marcada para a festa do seu amigo brasileiro

Está aí uma coisa que deixa um sueco confuso: o sistema de horário do brasileiro.

Querid@ viking, quando um brasileiro diz que a festa começa às 19h  ele quer dizer 21h. kkkkk

Caso você queira dar uma de sueco chegando no horário marcado, prepare-se para a punição. Você terá de ajudar a arrumar os últimos preparativos para a festa. Justo!

2. Marque um simples café com 300 anos de antecedência

Brasileiro: Olá amigo sueco, que saudade! Vamos nos encontrar para tomar um fika (café com bolo do sueco)?

Sueco: Claro! Deixa eu ver aqui na minha agenda… Pode ser daqui a um mês no café da esquina na mesa da janela?

Pois é, a mania de precisar programar nos mínimos detalhes antige seu ápice na cultura sueca. Um simples café da tarde vai se tornar o evento do ano com uma programação mais detalhada que a de um casamento.

3. Evite tretas

Como viver sem as fortes emoções que as tretas nos trazem, não é? Xingar o motorista barbeiro, discutir com seu primo por causa de política, brigar com o vizinho que reclama do som alto. Como um bom latino, o brasileiro tem as emoções à flor da pele.

Mas o sueco vai te levar ao extremo da irritação com o estilo de vida de “nunca entramos em conflito”.

Se você estiver em um relacionamento com um sueco, posso apostar que em algum momento você vai dizer ao seu parceiro: vamos brigar só um pouquinho para apimentar essa relação, homem/mulher de Deus! hahaha

4. Seja muito formal

Que os suecos são extremamente formais nós já sabemos, mas tem algumas formalidades que chocam.

Para mim, a mais chocante delas é ter que esperar o dono da casa dizer em que cadeira posso sentar e se você convidar um sueco para jantar na sua casa, surpreendentemente, ele vai esperar as suas ordens de onde sentar.

Sueco do céu, puxa qualquer cadeira e senta, meu filho. hahaha

5. No trabalho, insista em chegar num consenso antes de tomar qualquer decisão

Jesus amado, até para decidir se a reunião será na sala A ou B esse povo precisa de voto democrático. Aliás, reuniões que levariam 1 horinha no Brasil vão levar umas 3 por aqui porque todo mundo precisa concordar.

6. Lembre seu amigo brasileiro de que na Suécia não se vende bebida alcóolica aos Domingos

E se faltar cerveja no churras? Pois é, também não se vende bebida alcóolica aos sábados depois das três. E, lógico, esse tipo de produto só vende nas lojas estatais, a famosa Systembolaget.

7. Não peça desculpa

Suecos são muito da paz, mas eles não costumam pedir desculpa se esbarrarem em você, nem licença se precisarem passar e muito menos obrigado se você gentilmente segurar a porta para eles. Seus pais não te deram educação não, é?

Eu, hein!

8. Ofereça refrigerante/cerveja quente

Gente, vocês vivem na terra do gelo e não têm coragem de colocar a cerveja para gelar?

9. Não tome todo banho dia

Não tomar banho todos os dias é comum por esses lados e muitas vezes eles tentam te convencer de que isso é normal.

Aja desodorante, né?

10. Demore 1 milhão de anos para fazer amigos

Sueco faz um rito de passagem até considerar alguém como amigo. Primeiro vocês precisam ir a muitos encontros e eventos sociais juntos. Só depois que talvez ele te chame para um café na casa dele. E isso também não significa que  já são amigos.

Gente do céu, é só um café, não vamos casar. Hahaha.

Lembrando que toda cultura é linda do jeito que é, mas essas diferenças culturais jamais deixarão de nos provocar muitas risadas, não é?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário