Como é comemorado o Natal na Noruega

0
288
Como é o natal na Noruega

Como num piscar de olhos, lá se vai 2016… Mas o Viajar pela Europa conta para você como é comemorado o Natal na Noruega. As tradições são bem diferentes por aqui mas o charme desse época do ano, além dos costumes típicos, fica pela paisagem natural, quase sempre branquinha de neve.

Confira agora pois quem sabe não te inspiramos a visitar a Noruega no próximo ano e passar o natal em terras escandinavas!

Como é comemorado o natal na Noruega

– Advento (em norueguês Advent)
As celebrações começam no primeiro domingo do Advento. O período refere-se às quatro semanas que antecedem o Natal. Normalmente, as famílias têm uma coroa ou guirlanda do Advento com quatro velas coloridas ou numeradas. Cada uma representa uma semana do mês e a cada domingo, uma vela é acesa.

Também no primeiro domingo do Advento são inauguradas as iluminações das árvores de Natal das cidades. Ano passado, fomos na celebração no centro de Stavanger, em frente à Catedral. Parecia que todos estavam lá, reunidos com suas famílias. Tivemos apresentações de coros com canções natalinas e a tradicional contagem regressiva para o acendimento das luzes da árvore.

– Biscoito de Natal e cidade de biscoito (Pepperkake e Pepperkake Byen)
Durante a inauguração das árvores de Natal também é muito comum as pessoas comerem uns biscoitos de canelas e especiarias decorados e em formatos de boneco. Há biscoitos de vários tamanhos. Alguns, para a alegria da criançada, são enooormes.

Outra tradição é montar casinhas e maquetes de cidades com biscoitos. Essas delícias docemente arquitetadas muitas vezes vão parar em exposições e até em concursos entre escolas, times e restaurantes. Eu mesma já visitei uma exposição na biblioteca do Centro de Stavanger, a Sølvberget Stavanger Culture House.

 

Como é comemorado o natal na noruega

 

– Estrela de Natal ou Estrela do Advento (Julesstjerne ou Adventsstjerne)
A estrela do Natal ou do Advento também é um ornamento muito típico e comum nas casas norueguesas nessas época do ano. Andando pelas ruas, observamos inúmeras casas com suas estrelas iluminadas nas janelas. A Gi falou sobre esse costume e outros, também comuns na Suécia, no vídeo 11 curiosidades sobre o natal na Suécia.

Leia também: Qual a melhor época para visitar a Noruega

– Calendário de Natal (Juleskalender / Adventskalender)
A partir do dia 1º de dezembro, cada uma das 24 janelinhas dos tradicionais calendários de Natal é aberta. Essas janelas são estampadas com elementos relacionados à data: um sino, uma estrela, uma vela, um presépio… dentro delas há doces ou brinquedinhos simples.

Hoje em dia, esse calendários não são apenas direcionados às crianças, afinal de contas não são apenas elas que esperam ansiosamente o período natalino.

O calendário é também muito útil para as famílias que realizam atividades entre membros. Cada dia tem uma tarefa ligada ao Natal: ouvir uma história ou cantar uma música de Natal, fazer casas de biscoito,… particularmente, adoro esse costume, pois é algo divertido e que une ainda mais as famílias.

Como é comemorado o natal na noruega

 

– Árvore de Natal (Juletre)
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas pelo mundo. Por aqui, normalmente, a árvore de Natal é um pinheiro natural, vendido em feiras de árvores pela cidade. Mas elas também podem ser artificiais. As lojas estão cheias de opções.
O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que estão sempre verdes, mesmo no inverno!
Seguindo a tradição, as famílias enfeitam as árvores com objetos que remetem à data. Algumas famílias montam suas árvores apenas na véspera de Natal e logo em seguida, após o término dos festejos, logo se desfazem delas. O normal, no entanto, é montar essas árvores no início do Advento.

Como é comemorado o natal na noruega

 

– Refrigerante de Natal (Julebrus)

Esta é uma bebida típica vendida apenas perto do período natalino, a partir do início de novembro. Este refrigerante, apesar da coloração escura, tem sabor tuti-fruti. Os noruegueses adoram! Conheço algumas pessoas que compram vários litros e estocam para continuar no clima natalino (risos).

Como é comemorado o natal na noruega

 

Roupas de Natal (Julegenser)

É muito comum um noruegueses terem uma roupa ou um pullover bem típico para usá-lo na noite de Natal. E se engana quem pensa que esse costume se estende apenas às crianças. Não! Os adultos também entram nessa brincadeira! Pode ser um pullover com desenho de árvore de Natal, de rena, de boneco de neve ou do papai Noel. Acho muito divertido!

E você, já conhecia algum desses costumes de Natal na Noruega ?

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

Deixe seu comentário