9 razões porque viajar te faz uma pessoa melhor

0
318

Acredito que todo mundo deveria viajar. Você, seus amigos, sua família, seus parceiros de trabalho, sua avó – nunca é tarde demais para pegar a estrada para uma aventura que pode mudar a sua vida.

Muitas pessoas ficam com medo de não estarem preparadas para uma vida na estrada ou têm medo de que, de alguma maneira, essas viagens possam prejudicar a carreira. Elas se perguntam coisas como: Esse é o momento certo para fazer uma vigem? E se eu viajar e estragar a minha carreira? E se eu não conseguir encontrar um emprego quando eu voltar? 

Há milhões de razões pelas quais todos deveriam viajar pelo menos uma vez na vida. Mas vou sintetizar aqui as nove melhores razões porque todos deveriam viajar:

9 razões porque viajar te faz uma pessoa melhor

  1. Se tornar mais confiante

Pouco importa se você é uma pessoa tímida ou alguém acostumado a ser o centro das atenções. Viajar pelo mundo aumentará a sua confiança. Você irá conhecer pessoas novas e diferentes todos os dias, subirá em montanhas perigosas, pegará rotas de ônibus confusas, comerá comidas estranhas e pechinchará objetos encantadores. Viajar por diferentes lugares irá desenvolver a sua confiança em si mesmo. Você conhecerá a sua capacidade de resolver problemas e a habilidade de fazer novos amigos.

2) Fazer novos amigos

Alguns dos meus melhores amigos da minha vida são pessoas que encontrei aleatoriamente em viagens. Alguns viajantes novatos temem viajar sozinho e se sentir solitários. Já te aviso que isso não é verdade. Muitas pessoas viajam sozinhas e, durante a viagem, há infinitas maneiras de conhecer pessoas e fazer amizade. Você nunca estará realmente sozinho. Por mais de um ano, eu viajei “sozinho” pela Índia e nunca fiquei solitário. Eu conheci mochileiros e moradores locais. Fiz amizades duradouras. Viajar é mais ou menos como um namoro rápido. Se você não gostar de alguém, nunca mais precisará vê-lo novamente. Se gostar, fará amigos que poderão te acompanhar em algum passeio ou destino. É muito legal.

  1. Se apaixonar

Amor e paixão estarão sempre ao redor quando você estiver viajando. Enquanto viajamos a conexão que fazemos com as pessoas aumentam, especialmente as românticas. Não existe nada como dar as mãos para um novo (a) amante enquanto se admira o pôr do sol no oceano. Eu sei que muitos casais se encontram durante viagens e, em minha opinião, um relacionamento formado com outra pessoa que você conheceu viajando é a relação mais forte de todas. Ir, viajar, explorar, baixar a guarda e deixar alguém se aproximar. Em geral durante as viagens e longe das redes sociais, as pessoas são mais honestas uns com os outros. Os viajantes se reconhecem entre si. É como uma espécie de tribo.

Aperta o play e veja como o amor trouxe a Gi @viajarpelaeuropara para a Suécia

4) Ser voluntário

Se você gosta de retribuir algo para o mundo, existem muitas maneiras de se envolver com organizações reconhecidas enquanto viaja. Mas, embora pareça atrativo em qualquer CV, o voluntariado é mais do que isso. É sobre devolver algo ao planeta. Por isso, acredito que todo mundo deveria, em algum momento, viajar para fazer voluntariado. Ser voluntário é uma experiência transformadora que te permitirá ver o mundo por outro lado, um lado no qual você ainda tem pouco conhecimento. Além disso, o voluntariado também é uma excelente maneira de aprimorar as suas habilidades. Eu nunca fui muito bom com ferramentas, mas após uma experiência de voluntariado eu posso resolver problemas em uma tubulação de água ou trabalhar com cimento sem medo de fazer errado. Se você tem interesse e não sabe como começar, eu recomendo muito o site WORKAWAY (uma plataforma de trabalhos voluntários que você se inscreve para diversas áreas e lugares do mundo).

Veja também: Como procurar emprego na Suécia


5) Novas habilidades

Seja aprender a dirigir uma moto, praticar profundamente o espanhol na Venezuela ou simplesmente saber a maneira correta de pechinchar um preço, viajar oferece muitas oportunidades para quem deseja aprender e ampliar as habilidades. Durante minhas viagens eu aprendi escrever, escolher e tirar fotos decentes, pechinchar, dirigir, fazer novos amigos e jogar beer-pong (jogo feito para beber enquanto brinca). Particularmente sou orgulho por isso. Antes de viajar eu era muito bom no jogo Squash, agora eu sei falar três idiomas, consigo fazer um site a partir do zero, posso sobreviver no deserto com um pouco mais de uma bussola e limões, posso ler diferentes mapas, encontro descontos em grupos e consigo sobreviver apenas com duas horas de sono!

Aperta o play e veja o vídeo com 12 coisas incríveis que você pode fazer na Índia

6) Apreciar as pequenas coisas

Quando você sobrevive a difíceis viagens de ônibus, perambula por comunidades em favelas ou quando vê hospitais com estado crítico em países em desenvolvimento, você aprende a gostar da sua “vida normal”. De repente problemas como o cabo pequeno do carregador do seu Iphone não chegar até a sua cama deixam de ser tão importantes. Quando você conhece algumas das pessoas mais pobres do mundo e percebe como elas são felizes na simplicidade, isso muda a maneira como você se sente diante das coisas materiais. Viajar me ensinou a não me preocupar tanto com o que as outras pessoas pensam sobre mim, mas me alegrar com todas as pequenas coisas que acontecem no meu dia a dia: seja poder me espreguiçar de manhã ou beber uma caneca quente de chai. 

Leia também: O que eu perdi nas viagens

7) Ter maior conscientização 

Você saberá mais como o mundo realmente funciona independente da forma como você viaja. Mesmo que você tenha apenas uma compreensão básica de histórica ou política, quando você conhece um local e as pessoas que vivem lá, você aprende sobre como as coisas realmente são. Você terá uma consciência maior sobre como o mundo funciona. Eu não sabia nada sobre história, política ou acordos de comercio internacionais, agora eu sou uma espécie de “especialista amador”. Após o contato que tive, eu posso, por exemplo, te dar uma explicação completa sobre como determinado país tem a pior inflação do mundo; posso explicar o conflito Israel e Palestina por diferentes ângulos e consigo entender como movimentar bens de um país para o outro aumenta drasticamente o valor. 


8) Autodesenvolvimento

Viajar te ajuda a desenvolver como pessoa. Quando viajei pela primeira vez eu não tinha ideia de quem eu era ou de quem eu queria ser.  Ainda estou me descobrindo, porém eu me tornei uma pessoa muito mais gentil e mais paciente. Entre os viajantes, esse autodesenvolvimento é realidade. As nossas habilidades sociais se desenvolvem muito mais rápido enquanto estamos viajando. E, se você não gosta de algo em si mesmo, durante a viagem é o momento perfeito para testar uma nova personalidade. Viajar oferece uma oportunidade inigualável de se reinventar. 

Leia também: Porque eu comecei a praticar yoga e você também deveria

9) Melhor perspectiva de emprego

Ter maior confiança, personalidade amigável, ser honesto, fazer ações de caridade e ter a capacidade de funcionar bem sob pressão. Viajar te transformará no candidato ideal para qualquer vaga. Você não voltará apenas com ótimas histórias para contar nas entrevistas, a sua grande confiança e capacidade de permanecer calmo em situações difíceis fará você brilhar. O seu currículo se destacará. Se durante um processo seletivo houver dois candidatos com qualificações idênticas, aquele que passou seis meses fazendo voluntariado no exterior e agora fala outra língua é a escolha obvia. Por isso, não tenha medo. 

Mergulhe. Normalmente o momento certo para viajar é antes de você ser sugado para o mundo do trabalho. Por outro lado, se você já conseguiu o emprego sonhado, não tenha medo de viajar e passar um tempo no exterior. Isso te dará a oportunidade de aprender mais sobre você e como o mundo funciona. Planeje as próximas férias ou faça uma pausa na carreira. Essa pode ser a decisão mais importante que você já fez.

Eu quero viajar pelo mundo até estar satisfeito…

E você, concorda que viajar te faz uma pessoa melhor?

– – – – – – – – – – –

Texto escrito originalmente por Will Hatton do site The Broke Backpacker

Texto traduzido e adaptado do site: https://www.thebrokebackpacker.com/travel-the-world/

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.