8 lugares que você deve visitar em Cracóvia

1
1648

Sabe aquela expressão “fez uma visita de médico”? Pois é… assim foi a minha viagem para Cracóvia em 2013. Fiquei na cidade menos de 48h e ainda dividi o tempo com uma visita ao antigo campo de concentração Auschwitz. 

A maioria dos pontos turísticos de Cracóvia são próximos um do outro, mesmo assim, o tempo que por lá fiquei não foi o suficiente para conhecer todos as atrações que incluí no meu roteiro. Boa desculpa para marcar outra viagem neh?

Igreja de Santa Maria no Centro Histórico
Igreja de Santa Maria no Centro Histórico

Se a sua viagem para Cracóvia for mais longa que a minha, aproveite para incluir no seu roteiro a lista esses lugares turísticos para visitar!

Monumentos e igrejas não podem faltar no cenário de um centro histórico
Monumentos e igrejas não podem faltar no cenário de um centro histórico

1 – Museu Czartoryski: Reúne o acervo de telas e peças de artistas polonêses e de outros países europeus. Sua maior atração é a coleção reunida pela princesa Isabel Czartoryska no final do século XIII. Dela fazem parte magnificos quadros, em especial a “Dama com um Arminbo”, de Leonardo da Vinci e “Paisagem com o Bom Samaritano”, de Rembrandt. Para que curte arte, o museu é uma atração imperdível!

 Compre aqui ingressos e passeios imperdíveis partindo de Cracóvia e evite filas!

2 – Fábrica de Schindler: Lembram do filme “A lista de Schindler” de Steven Spielberg? Pois é… a antiga fábrica de esmaltados de Oskar Schindler, que foi retratado no filme abriu em junho de 2010 como uma nova filial do Museu Histórico da Cidade de Cracóvia. A impressionante exposição permanente do museu “Cracóvia Sob  Ocupação Nazista 1939-1945” traça os fatos marcante da cidade desde o início da Segunda Guerra Mundial até a liquidação do gueto judeu, com exposições que são tanto informativas quanto inesquecivelmente comoventes.

3 – Bairro Kaziierz: Até a Segunda Guerra o bairro de Kaziierz, considerado o principal centro da cultura idish na Europa Oriental, era o local onde existiam sinagogas e instituições judaicas. Com a invasão nazista a população judaica foi forçada a atravessar o rio e ficar confinada no bairro Podgórze, tempo depois quase toda a população do gueto foi transferida pra campos de concentração. No local existia também um cemitério judeu, o Cemitério Remuh, o qual foi totalmente destruído. O que sobrou dos restos de túmulos empilhados tornaram-se um memorial aberto ao público.

6 – Velha Sinagoga: A Velha Sinagoga, restaurada após a Segunda Guerra, hoje é um museu judaico que conta a história de um povo que quase não existe mais pela Cracóvia. Já conheceu uma Sinagoga de verdade? Então não vai perder essa!

7 – Collegium Maius: Quer algo diferente para incluir no seu roteiro? Então vá ao prédio que pertence à Universidade de Cracóvia. Sua aparência é de um mosteiro renascentista e o pátio interno rodeado de arcos ainda permanece desde a sua construção original no século XV, antes da reformada que recebeu no século XIX.

8 – Wielizka: Classificada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, a Wieliczka é uma mina de sal do século XII. A visita na mina começa com uma descida de 64 metros e depois segue por um labirinto de câmaras subterrâneas, incluindo uma linda capela. A visita guiada dura cerca de duas horas e o valor do ingresso é de 69PLN (17€). O preço é meio salgadinho, mas esse sabor acabou por gerar um arrependimento de não ter visitado este patrimônio subterrâneo feito de sal. Será que devo voltar para Cracóvia só por isso? Rsrsrs

A Wieliczka fica nos arredores de Cracóvia, para chegar até lá você deve pegar o ônibus urbano 304 que sai de 30 em 30 minutos da Estação Central da cidade. O bilhete do ônibus é comprado em uma máquina no próprio veículo, ao preço de 3PLN (1€).

5 Curiosidades sobre a Cracóvia

Praça principal de Cracóvia
Praça principal de Cracóvia

1 – Cracóvia é considerada a capital cultural da Polônia.

2 –  O Centro Histórico de Cracóvia foi considerado Patrimônio da Humanidade no ano de 1978 e contém algumas das mais belas obras da arquitetura antiga e medieval.

3 – Em 2016 a Jornada Mundial da Juventude será na Cracóvia.

4 – A cidade tornou-se mundialmente conhecida, dentre outros motivos, porque o Papa João Paulo II  foi Arcebispo de lá.

5 – Na Polônia é proibido beber na rua. Se quiser fazer um “esquenta” antes de curtir as festas em Cracóvia vá para algum bar!

Procurando hostel em Cracóvia? Recomendamos Booking.com

Aproveite as melhores ofertas e reserve já o seu hotel!
468x60_reload-V2

Deixe Seu Comentário

SHARE
Previous articleMunique
Next article5 Dicas para viajar com bebês

Publicitária com manias de limpeza e organização. É curiosa por natureza e completamente viciada em checklist e viagens. Já morou no Porto em 2010 quando fez Erasmus e agora vive em Braga, Portugal, onde trabalha como Gestora de Projetos

1 COMMENT

Deixe seu comentário